Menu
Busca segunda, 19 de novembro de 2018
(67) 9860-3221

Promotor destaca papel da Universidade na educação ambiental

13 maio 2011 - 06h38

Começou na manhã desta quinta-feira (12) o III Workshop Responsabilidade Ambiental de MS -- Tecnologias e Inovações, promovido pelo Grupo de Estudos em Cana de Açúcar e Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, ambos da UEMS. O objetivo central do evento é promover o debate ambiental entre profissionais, pesquisadores e acadêmicos, discutindo inovações e novas tecnologias relacionadas à responsabilidade em relação ao meio ambiente.

Para o palestrante Paulo César Zeni, promotor de justiça ambiental de Dourados, a Universidade é um dos únicos espaços onde a discussão ambiental é feita de maneira objetiva, visando essencialmente o próprio meio ambiente, e não somente os reflexos econômicos de medidas ambientais. "A Universidade age de duas maneiras fundamentais: a primeira é no desenvolvimento de novas tecnologias, necessárias para aperfeiçoar a preservação; e a segunda na contribuição para o processo de educação ambiental", diz Zeni.

O promotor destacou a educação como a maior ferramenta de defesa ambiental. Para ele, o maior número de inserções nos meios de comunicação observado nos últimos anos não representa maior eficiência nas campanhas. "A maioria dos veículos de comunicação coloca inserções com pautas ambientais na programação somente para atender a legislação que os obriga a isso. Não há, na maior parte dos casos, uma real preocupação em promover a educação ambiental", afirma o promotor.

Dentre os temas mais recorrentes que são apresentados à promotoria de justiça ambiental de Dourados, estão má-gestão de resíduos e efluentes, especialmente em relação a resíduos industriais, poluição sonora e logística reversa. "A logística reversa é quando a indústria assume a responsabilidade ambiental sobre as embalagens dos produtos que fabrica. Aqui em Dourados, isso só tem sido fetivamente implementado em relação aos que trabalham com produtos agrotóxicos", diz. O evento realizado na UEMS contou com a participação do presidente do CREA-MS Jary Castro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Jovem de 22 anos morre após colisão entre moto e caminhonete
NOVA ALVORADA
Justiça bloqueia bens de políticos e empresários por compra de farinha
EDITAL
Programa Mais Médicos oferece 8.517 vagas a partir de quarta-feira
URGÊNCIA
Senadores tentam votar projeto que enfraquece a Lei da Ficha Limpa
ANASTÁCIO
Mulher é agredida a socos por não levar comida de festa para marido
MATERNIDADE
Nasce no Rio o pequeno Rael, filho de Isis Valverde e André Resende
PORTO MURTINHO
Homem é preso com carne de jacaré ilegal no interior de veículo
UFGD
Projeto para construção de aeromodelos está com inscrições abertas
EMPREGO
Comarca de Mundo Novo abre seleção para estagiários de Direito
CAMPO GRANDE
Operário é salvo por colegas após ser soterrado em construção

Mais Lidas

TEMPORAL
Fortes ventos derrubam mais de 30 árvores e deixa rastro de destruição em Dourados
DOURADOS
Antes de ser assassinado, homem passou por ‘tribunal do crime’
FACADAS
Traficante brasileiro mata namorada dentro de cela no Paraguai
TEMPORAL
Ventos fortes derrubam árvores em Dourados