Menu
Busca terça, 17 de setembro de 2019
(67) 9860-3221

Promotor destaca papel da Universidade na educação ambiental

13 maio 2011 - 06h38

Começou na manhã desta quinta-feira (12) o III Workshop Responsabilidade Ambiental de MS -- Tecnologias e Inovações, promovido pelo Grupo de Estudos em Cana de Açúcar e Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, ambos da UEMS. O objetivo central do evento é promover o debate ambiental entre profissionais, pesquisadores e acadêmicos, discutindo inovações e novas tecnologias relacionadas à responsabilidade em relação ao meio ambiente.

Para o palestrante Paulo César Zeni, promotor de justiça ambiental de Dourados, a Universidade é um dos únicos espaços onde a discussão ambiental é feita de maneira objetiva, visando essencialmente o próprio meio ambiente, e não somente os reflexos econômicos de medidas ambientais. "A Universidade age de duas maneiras fundamentais: a primeira é no desenvolvimento de novas tecnologias, necessárias para aperfeiçoar a preservação; e a segunda na contribuição para o processo de educação ambiental", diz Zeni.

O promotor destacou a educação como a maior ferramenta de defesa ambiental. Para ele, o maior número de inserções nos meios de comunicação observado nos últimos anos não representa maior eficiência nas campanhas. "A maioria dos veículos de comunicação coloca inserções com pautas ambientais na programação somente para atender a legislação que os obriga a isso. Não há, na maior parte dos casos, uma real preocupação em promover a educação ambiental", afirma o promotor.

Dentre os temas mais recorrentes que são apresentados à promotoria de justiça ambiental de Dourados, estão má-gestão de resíduos e efluentes, especialmente em relação a resíduos industriais, poluição sonora e logística reversa. "A logística reversa é quando a indústria assume a responsabilidade ambiental sobre as embalagens dos produtos que fabrica. Aqui em Dourados, isso só tem sido fetivamente implementado em relação aos que trabalham com produtos agrotóxicos", diz. O evento realizado na UEMS contou com a participação do presidente do CREA-MS Jary Castro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

19 anos
Camisetas ingresso da 2ª Peixada do Dourados News estarão a venda na Unigran Net MasterClass
DOURADOS
Suspeito de matar pai e filho e atear fogo nos corpos é preso
CRIME AMBIENTAL
Homem é multado em R$ 7 mil por desmatamento
TEMPO
Sem chuvas há 15 dias, calor e baixa umidade permanecem em Dourados
DOURADOS
Pai e filho podem ter sido mortos após bebedeira no Panambi
DECORAÇÃO
Preguiça / medo de decorar? Deixe o papel de parede fazer o trabalho por você!
BR-463
Polícia encontra quase 300kg de maconha dentro de veículo
OPERAÇÃO BREAKING BAD
Antes de ser levada à São Paulo, cocaína passava por laboratório em MS
BRASIL
Projeto que amplia posse de arma no campo é sancionado
BARBÁRIE
Casal é preso suspeito de espancar bebê de 1 ano e 7 meses até a morte

Mais Lidas

DOURADOS
Carro roleta Marcelino, bate em moto e deixa jovem ferida
EMPREENDENDO NO BAIRRO
Distante 8 km do Centro, moradores do Parque II só sentem falta de lotérica no comércio do bairro
IVINHEMA
Pescador encontra cadáver às margens de rio e informa a Polícia
FRONTEIRA
Empresário brasileiro atacado por pistoleiros não resiste a ferimentos e morre