Menu
Busca segunda, 18 de novembro de 2019
(67) 9860-3221

Promotor destaca papel da Universidade na educação ambiental

13 maio 2011 - 06h38

Começou na manhã desta quinta-feira (12) o III Workshop Responsabilidade Ambiental de MS -- Tecnologias e Inovações, promovido pelo Grupo de Estudos em Cana de Açúcar e Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, ambos da UEMS. O objetivo central do evento é promover o debate ambiental entre profissionais, pesquisadores e acadêmicos, discutindo inovações e novas tecnologias relacionadas à responsabilidade em relação ao meio ambiente.

Para o palestrante Paulo César Zeni, promotor de justiça ambiental de Dourados, a Universidade é um dos únicos espaços onde a discussão ambiental é feita de maneira objetiva, visando essencialmente o próprio meio ambiente, e não somente os reflexos econômicos de medidas ambientais. "A Universidade age de duas maneiras fundamentais: a primeira é no desenvolvimento de novas tecnologias, necessárias para aperfeiçoar a preservação; e a segunda na contribuição para o processo de educação ambiental", diz Zeni.

O promotor destacou a educação como a maior ferramenta de defesa ambiental. Para ele, o maior número de inserções nos meios de comunicação observado nos últimos anos não representa maior eficiência nas campanhas. "A maioria dos veículos de comunicação coloca inserções com pautas ambientais na programação somente para atender a legislação que os obriga a isso. Não há, na maior parte dos casos, uma real preocupação em promover a educação ambiental", afirma o promotor.

Dentre os temas mais recorrentes que são apresentados à promotoria de justiça ambiental de Dourados, estão má-gestão de resíduos e efluentes, especialmente em relação a resíduos industriais, poluição sonora e logística reversa. "A logística reversa é quando a indústria assume a responsabilidade ambiental sobre as embalagens dos produtos que fabrica. Aqui em Dourados, isso só tem sido fetivamente implementado em relação aos que trabalham com produtos agrotóxicos", diz. O evento realizado na UEMS contou com a participação do presidente do CREA-MS Jary Castro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Em menos de um mês, FCO Empresarial recebe demanda de R$ 314 milhões em MS
CAMPO GRANDE
Quadrilha é presa com veículo furtado em outra cidade
APROXIMAÇÃO
Reinaldo encerra ‘Governo Presente’ com visita a Dourados nesta semana
SÃO PAULO
Após internação, Bruno Covas volta a despachar na sede da prefeitura
DOURADOS
Exposição sobre o mês da consciência negra será lançada hoje
FRONTEIRA
Alvo de pistoleiros, jovem fica ferido após ser atingido por disparos em frutaria
BRASIL
PRF registra 75 mortes e mais de mil feridos nas rodovias federais
ECONOMIA
Preço do botijão de gás varia R$ 15 em Dourados
IVINHEMA
Menor é detido portando arma de fogo
ASSEMBLEIA
Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social se reúne amanhã

Mais Lidas

POLÍCIA
Vereador é agredido e roubado quando ia para igreja em Dourados
DOURADOS
Motociclista fica gravemente ferido após colisão no Parque Alvorada
FURTO
Casal é flagrado dentro de panificadora fechada na madrugada
DOURADOS
Mulher ameaça policiais com facão em abordagem por manobras perigosas