Menu
Busca segunda, 16 de julho de 2018
(67) 9860-3221

Professores torcem pela aprovação do limite de 25 alunos por sala de aula

27 novembro 2012 - 14h45

Professores de Mato Grosso do Sul torcem pela aprovação imediata do Projeto de Lei que estabelece limite para o número de alunos por sala de aula na educação básica. De acordo com o Sintrae/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado no MS), o PLS 504/2011, aprovado pelo Senado em outubro, propõe a alteração no parágrafo único do artigo 25 da LDB, fixando o máximo de 25 alunos, em salas da pré-escola até os dois anos iniciais do ensino fundamental, e de 35, em salas das demais séries do fundamental ao ensino médio.

“Esse assunto deve ser uma preocupação não só dos educadores, mas da sociedade como um todo, pois uma sala de aula de até 30 alunos, o professor pode saber o nome, a profissão almejada do aluno e, ainda, pode saber e trabalhar as deficiências características de cada aluno”, afirma o advogado e professor Ricardo Martinez Froes, presidente do Sintrae/MS.

O sindicalista explicou ainda que já nas salas com 50 alunos ou mais, “isto se torna humanamente impossível. O docente, no máximo, grava o nome de alguns alunos, os piores e quiçá os melhores”. Professores de todo Brasil, segundo ele torcem pela aprovação imediata desse Projeto de Lei para entrar em vigor o quanto antes.

Ainda que o problema da superlotação seja mais agudo no ensino superior, a fixação dos limites no ensino básico é igualmente necessária quando se pensa em educação de qualidade e respeito ao trabalho dos professores, explica Froes.

Outros projetos - Um levantamento pelo Sintrae/MS mostra que, até outubro de 2012, outros cinco projetos de lei sobre o limite do número de alunos em sala de aula tramitam no Congresso. O problema é que eles estão praticamente parados.

Em todos os casos, o limite estabelecido é de 35 (com algumas variações por segmento de ensino, de acordo com cada projeto). A exceção fica por conta do PL 731/1999, que fixa limite de 40 alunos para o ensino médio e é o único a estabelecer um número máximo também no ensino superior (50 estudantes por classes).

Deixe seu Comentário

Leia Também

AMAMBAI
Polícia prende trio acusado pela morte de "Birosca"
FUTEBOL
Brasileiro da Série D tem disputa semifinal nesta segunda
CORPAL OPEN DE TÊNIS
Dourados receberá torneio profissional de tênis
EMPRESARIADO
Feira do Empreendedor MS 2018 é lançada na Capital
EM JUNHO
Trânsito matou uma pessoa a cada 5 dias em Dourados
CAMPO GRANDE
Facção tentou contratar "Lúcifer" para matar inimigo em presídio
DINHEIRO PÚBLICO NO RALO
Abandonada pelo poder público, obra em parque vira "casa" de vândalos e cracolândia
BRASIL
Banco estatal alcança 76,8 milhões de contas poupança
MIRANDA
PMA leva conscientização ambiental durante a Feira Indígena
MS
Em sua 5ª edição, Batalha de Bandas abre inscrições para bandas autorais

Mais Lidas

ACIDENTE
Douradense morre horas depois de cair do cavalo em fazenda
RESIDENCIAL BONANZA
Homem atropela casal em Dourados após ser contrariado
DOURADOS
Homem é assassinado na porta da própria casa
DOURADOS
Homem é atropelado após “roletar” avenida com bicicleta motorizada