Menu
Busca sexta, 14 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221

Professores torcem pela aprovação do limite de 25 alunos por sala de aula

27 novembro 2012 - 14h45

Professores de Mato Grosso do Sul torcem pela aprovação imediata do Projeto de Lei que estabelece limite para o número de alunos por sala de aula na educação básica. De acordo com o Sintrae/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado no MS), o PLS 504/2011, aprovado pelo Senado em outubro, propõe a alteração no parágrafo único do artigo 25 da LDB, fixando o máximo de 25 alunos, em salas da pré-escola até os dois anos iniciais do ensino fundamental, e de 35, em salas das demais séries do fundamental ao ensino médio.

“Esse assunto deve ser uma preocupação não só dos educadores, mas da sociedade como um todo, pois uma sala de aula de até 30 alunos, o professor pode saber o nome, a profissão almejada do aluno e, ainda, pode saber e trabalhar as deficiências características de cada aluno”, afirma o advogado e professor Ricardo Martinez Froes, presidente do Sintrae/MS.

O sindicalista explicou ainda que já nas salas com 50 alunos ou mais, “isto se torna humanamente impossível. O docente, no máximo, grava o nome de alguns alunos, os piores e quiçá os melhores”. Professores de todo Brasil, segundo ele torcem pela aprovação imediata desse Projeto de Lei para entrar em vigor o quanto antes.

Ainda que o problema da superlotação seja mais agudo no ensino superior, a fixação dos limites no ensino básico é igualmente necessária quando se pensa em educação de qualidade e respeito ao trabalho dos professores, explica Froes.

Outros projetos - Um levantamento pelo Sintrae/MS mostra que, até outubro de 2012, outros cinco projetos de lei sobre o limite do número de alunos em sala de aula tramitam no Congresso. O problema é que eles estão praticamente parados.

Em todos os casos, o limite estabelecido é de 35 (com algumas variações por segmento de ensino, de acordo com cada projeto). A exceção fica por conta do PL 731/1999, que fixa limite de 40 alunos para o ensino médio e é o único a estabelecer um número máximo também no ensino superior (50 estudantes por classes).

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Bolsonaro indica que atuará pela extradição de Battisti para a Itália
DOURADOS
Calor continua e sensação térmica chega a 34ºC
CAMPO GRANDE
Capital recebe evento de MMA nesse final de semana
GERAL
IFMS publica Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos
TV
Um ano após saída da Globo, William Waack mantém negociações com a Band
ESPORTE
Atletas representam Mato Grosso do Sul no Ilha Porchat Cup de Beach Tennis
MULHERES
Espartilho para afinar a cintura faz mal?
BRASIL
Bolsonaro diz que revisará contratos de publicidade da Caixa
BONITO
Programe-se e veja o sol na Gruta Azul
NA BR-267
Dupla é presa e 215kg de maconha são apreendidos

Mais Lidas

BOAS FESTAS
Operação contra tráfico e roubo termina com cinco presos em Dourados
LUTO
Morre em Dourados empresário dono de tradicional restaurante
MESA DIRETORA
Após polêmicas e ‘novela’, Alan Guedes é eleito presidente da Câmara de Dourados
BOAS FESTAS
Ação conjunta mira traficantes em Dourados