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ESTADO

Procon revela empresas que mais irritam consumidores em MS

24 janeiro 2020 - 13h50Por Redação

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS tornou público o ranking das empresas que mais irritaram consumidores sul-mato-grossenses ao longo de 2019. Segundo o órgão, insatisfação de consumidores com empresas de telefonia atingiu números elevados.

“Neste ano a Vivo (Telefônica do Brasil) liderou com 1 357 reclamações o que equivale a 37,40 % do total, seguida pela Claro com 802 (22,11%), Tim S/A e Tim Celular S/A com 776 equivalente a 21,39% e Brasil Telecom fixa e móvel reclamada em 693 ocasiões, ou seja, 19,10 %”, divulgou.

Ao analisar informações fornecidas pelo Setor de Estatística da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor desde 2017, o Procon avaliou que “o serviço de telefonia, tanto móvel como fixa, vem se demonstrando ineficiente e, como resultado, causando transtornos ao consumidor (usuário)”.

Em 2018, clientes de telefonia se  sentiram prejudicados e  se  dirigiram ao Procon estadual em 3094 ocasiões reclamando das quatro empresas e, no caso, a Tim Celular  liderou com 857 denúncias ou seja, 27,70%, seguida da Claro com 851 (26,86%), Brasil Telecom fixa e móvel 803 (25,95%) e Vivo 603 ocorrências atingindo 19,49%.

O primeiro ano considerado no trabalho de estatística  (2017) foi o de maior insatisfação com 4 738 manifestações  de consumidores. Neste caso específico, a Claro liderou com 2 403 ocorrências (49,98%), seguida da Vivo com 2 364 (36,28%), Brasil Telecom móvel e fixo 1719 (13,82%) e Tim Celular com 655 o que equivale a 13,82%. Na soma dos três anos, a Vivo se destaca ao atingir 4324 manifestações de insatisfação. A Claro, por sua vez, chegou a 3036 reclamações, a Tim a 2288 e a Brasil Telecom deixou 2215 consumidores insatisfeitos. (Com informações do Procon-MS)

 

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