Menu
Busca sexta, 19 de julho de 2019
(67) 9860-3221
JUDICIÁRIO

TJ/MS inaugura novo Fórum de São Gabriel do Oeste segunda-feira

05 junho 2019 - 20h05Por Da redação

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) inaugura na próxima segunda-feira, dia 10 de junho, às 10 horas, o novo prédio do Fórum da comarca de São Gabriel do Oeste. Situado na avenida São Francisco, 550, no Centro da cidade, em terreno doado pela Prefeitura, o prédio possui área construída de 1.348,03 m², com valor investido de R$ 3.683.800,17. A solenidade contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Paschoal Carmello Leandro, e do governador de MS, Reinaldo Azambuja.

A edificação de 2ª Entrância, para duas varas, contempla uma estrutura física composta por dois conjuntos de gabinetes/salas de audiências/assessorias; tribunal do júri; sala secreta; celas; sala ampla para todos os Cartórios; salas de espera para testemunhas, sala para Oficiais de Justiça, sala para depoimento sem dano, assistente social e psicólogo; videoconferência; conciliação; distribuição; secretaria; central de mandados; Defensoria; Ministério Público; OAB; copa; banheiros coletivos para visitantes e outros para servidores, além de hall de entrada com espera.

Para uma maior segurança, o prédio conta ainda com estacionamento privativo para os magistrados, além de estacionamento para os funcionários e público. O terreno do Fórum conta com uma grande área verde e gramada e todo o calçamento interno do estacionamento foi executado em blocos de concreto intertravados, modelo este que permite maior permeabilidade das águas pluviais e diminui a sobrecarga nas vias e galerias públicas.

A edificação obedece aos critérios de acessibilidade, com rampas, sinalização tátil de pisos e calçadas, além de banheiros acessíveis e independentes para atender às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Para promover maior conforto ambiental e eficiência energética, as paredes externas foram construídas de uma vez (com espessura de até 25 cm), e a cobertura é composta por laje sobreposta de telhas termoacústicas. Nas fachadas foram empregadas janelas envidraçadas contínuas em fita, para permitir melhor eficiência da iluminação natural no interior do prédio. Marquises metálicas ainda protegem contra a incidência solar direta e intempéries. O sistema de refrigeração é composto por aparelhos de ar condicionado do tipo Split de Selo Procel A, de maior eficiência energética, da mesma forma que o sistema de iluminação que utiliza lâmpadas em LED.

As decisões de projeto e tecnologias de construção expostos foram implantados para promover o conforto ambiental, com maior sustentabilidade e eficiência energética.

Números – Dados estatísticos de 31 de maio apontam que estavam em andamento 5.471 processos na comarca, dos quais 4.437 cíveis e 1.034. Deste total, 739 tramitam no juizado adjunto.

Somente no ano de 2018 foram distribuídos 4.197 novos processos em São Gabriel do Oeste, dos quais 780 no juizado especial adjunto. Em 2019, até o final de maio já são 1.737 novos feitos.

Comarca – A Comarca de São Gabriel do Oeste foi criada pela Lei nº 664, de 18 de setembro de 1986, e instalada no dia 6 de março de 1987. Em razão da Lei nº 3.096, de 04 de novembro de 2005, foi elevada a segunda entrância. A Resolução nº 105/14 autorizou a instalação da 2ª Vara, instalada em 25 de abril de 2014. Compreende o município de São Gabriel do Oeste e o distrito de Areado.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

NORONHA
Isis Valverde relembra foto de biquíni em cenário paradisíaco
FATALIDADE
Vítimas de grave acidente em Bataguassu serão veladas neste sábado
JUSTIÇA
Direitos da criança e do índio são preservados em adoções por indígenas
CAPITAL
Polícia pede prisão de comerciante suspeito de matar o próprio tio
LEGISLAÇÃO
Detran esclarece Lei que permite transferência de multas e pontos na CNH
CORRUPÇÃO
Traficantes acusam polícia paraguaia de cobrar R$ 30 mil para liberar droga
ESPORTES
Mundo Novo abre a 2ª fase da Copa Assomasul de futebol
CORUMBÁ
Justiça nega prisão de médico suspeito de cobrar por cirurgia do SUS
CAMPO GRANDE
Homem agride ex-esposa gestante em posto de saúde e acaba preso
MINISTÉRIO PÚBLICO
Concurso da PRF: após ação, banca convoca mais candidatos negros

Mais Lidas

FRONTEIRA
Pistoleiros são presos após executarem homem a tiros
DOURADOS
Delegado encerra Inquérito e aguarda perícia para saber se tiro que matou bioquímico foi acidental
DOURADOS
AGORA: Homem é baleado no Estrela Verá
FRONTEIRA
Suspeito de ter matado homem encontrado boiando em rio é preso