Menu
Busca segunda, 19 de agosto de 2019
(67) 9860-3221
DOURADOS

Seminário estadual de vereadores capacita e alinha atuação do Legislativo, diz Alan

08 agosto 2019 - 11h52Por André Bento

Presidente da Câmara de Dourados, o vereador Alan Guedes (DEM) avalia ser importante para capacitar e alinhar a atuação dos legislativos o seminário estadual de vereadores realizado de hoje até sexta-feira (9) no Palácio Jaguaribe. Ao Dourados News, ele informou que pretende firmar em breve um termo de cooperação com a Casa de Leis de Campo Grande, para troca de experiências.

Na manhã desta quinta-feira (8), durante a abertura do evento realizado pela UCVMS (União de Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul), o parlamentar douradense destacou a oportunidade de qualificação voltada à melhor representatividade social no poder público.

“Esse evento é uma oportunidade de receber vereadores de toda região sul do Estado, do Vale do Ivinhema, da Fronteira, numa parceria que nos propuseram e aceitamos com nossa estrutura física. Recebemos palestrantes renomados, boa oportunidade para qualificar os vereadores da nossa Casa, da região e nossos servidores”, declarou.

Alan Guedes avalia que essa integração entre vereadores sul-mato-grossenses contribui para melhorar a representação. “Desde o começo aqui na Câmara nosso trabalho vem nesse sentido de tentar melhorar a representação popular e qualificar nosso quadro. Estive em Campo Grande semana passada e vou voltar semana que vem, para conversar com o professor João Rocha, presidente da Câmara, para estabelecermos também aqui nossa escola do Legislativo, como já tem em Campo Grande”, revelou.

“Nós vamos somar a experiência deles e depois disso fazer um convênio, um termo de cooperação com a Câmara da capital, para trocarmos informações relacionadas à atividade legislativa e à formação da sociedade”, acrescentou.

Chefe do Legislativo douradense desde janeiro, Alan Guedes reforça o papel fundamental da Casa de Leis no regime democrático.

“O Legislativo acaba sendo o para-choque da sociedade, porque é muito mais fácil a sociedade encontrar um vereador e ter nele a sua representação, encontrar nele a possibilidade de ver seus anseios representados, debatidos”, ponderou.

Nesse aspecto, informou que a Câmara de Dourados realizou, somente neste ano, mais de 15 audiências públicas e seminários. “É um sinal do trabalho do coletivo da Câmara de Dourados”, ressaltou.

Presidente da União de Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul, Jeovani Vieira dos Santos (PSDB), que é vereador em Jateí, respalda a opinião do colega douradense. “O Legislativo é aquele que está na frente das demandas da comunidade. Os vereadores é que podem ver o que é correto ou não e dar sua parcela de contribuição para a sociedade”, disse ao Dourados News.

Segundo ele, o evento realizado na Câmara de Dourados dará uma contribuição fundamental para o desenvolvimento estadual. “Temos o intuito de capacitar os vereadores do Estado e funcionários do Legislativo para que possamos cada vez mais legislar com mais conhecimento e fazer um bom trabalho para a comunidade. O vereador, tendo conhecimento do que é certo e de como dever ser feito de acordo com a legislação, pode fazer um bom trabalho”, assegurou.

Na manhã de hoje, o evento no Palácio Jaguaribe foi aberto com palestra do promotor Luiz Gustavo Camacho Terçariol, da 17ª Promotoria de Justiça Dourados, com o tema “A Promotoria Pública e o Poder Legislativo em ações conjuntas pela sociedade”.

Às 14h está agendada palestra com a defensoria Pública do Consumidor de Dourados, Mariza Fátima Gonçalves.

Na sexta-feira (9), a delegada Paula Ribeiro dos Santos Oruê, da Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados, palestrará às 8h30, e a partir das 9h será a vez de  Eduardo Dionísio, secretário-geral do TCE/MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul).

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Com queda nas doações, Hemocentro tem novo horário para garantir manutenção do banco de sangue
DOURADOS
Câmara vive expectativa enquanto gabinetes de suplentes são desocupados
PONTA PORÃ
Vendedor de joias é raptado na região de fronteira
EDUCAÇÃO
Mais de 2 mil presos realizarão provas do Encceja em MS
FUTEBOL
Dois jogos abrem a 17ª rodada da Série B do Brasileirão
DOURADOS
Foragido da Justiça é preso ao dar entrada em hotel com RG falso
DOURADOS
Mulher é estuprada e agredida por dupla na Aldeia Jaguapiru
SERVIÇO PÚBLICO
“Transporte coletivo não leva aluno de porta em porta”, rebate Viação Dourados
DOURADOS
Acusado de participação no sequestro de família douradense se apresenta à polícia
TRÁFICO
Mulher é presa com droga em ônibus a caminho de Goiânia

Mais Lidas

DOURADOS
Homem tem residência visitada por bandido e carro furtado
POLÍCIA
Homem é executado por pistoleiros em Ponta Porã
ACIDENTE
Carro na contramão bate em van da banda Sampa Crew e deixa 1 morto e vários feridos
DOURADOS
Polícia investiga causas de acidente com morte na BR-163