Menu
Busca quinta, 21 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
DEBATE

Rodas de conversa iniciam mês da Consciência Negra em Dourados

06 novembro 2019 - 06h58Por Da Redação

Durante o mês de novembro, cinco rodas de conversa vão integrar a programação das atividades do mês da Consciência Negra, que está sendo organizado pelo Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

A primeira delas terá como tema África e suas Diásporas: Conexões de Saberes na Universidade e será realizada nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, das 17 às 19 horas, no Centro de Convivência da Unidade 2 (Cidade Universitária). Participarão como debatedores acadêmicos e professores africanos e da diáspora da UFGD, entre eles Apatche Ansunda (estudante de Agronomia); Guilherme Oliveira (mestrando do Programa de Pós-graduação em Fronteiras e Direitos Humanos e membro do NEAB) e Daniel Bento (estudante de Relações Internacionais e membro do NEAB).

Também haverá a roda de conversa Interculturalidade e Direitos Quilombolas, que terá como convidados: Ramão Castro de Oliveira, representante das comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ); Antonio Borges dos Santos, coordenador das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso do Sul (ConerQ), e a professora Thaisa Held, da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR/UFGD). Atuará como facilitadora a professora da FADIR, Liana Lima, e como debatedor o mestrando Guilherme Oliveira. Esta mesa acontecerá no dia 8 de novembro, na  sala 102 da FADIR, às 17h.

No dia 11 de novembro, das 17h às 19h, no Centro de Convivência da Unidade 2 da UFGD será realizada a roda de conversa Negritudes na UFGD: relatos e experiências acadêmicas, que terá como debatedores estudantes negros da UFGD com coordenação de Guilherme Oliveira e Daniel Bento.

Com o tema Políticas de Ações Afirmativas, a quarta roda de conversa terá como debatedores a professora Maria de Lourdes dos Santos, da Faculdade de Educação (FAED/UFGD) e presidenta da Comissão de Heteroidentificação da UFGD; Aline Anjos Rosa, vice-presidenta da Comissão de Heteroidentificação da UFGD, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFGD e membro do NEAB, e a participação de estudantes, técnicos administrativos e professores cotistas. Ela acontecerá no dia 14 de novembro, das 16h30 às 19h, também no Centro de Convivência da Unidade 2 da UFGD.

E, por fim, no dia 28 de novembro, às 14h, na Biblioteca Central (Unidade 2), a roda de conversa Racismo na Obra de Monteiro Lobato terá como mediadores Vagner Almeida dos Santos, membro do NEAB, e Cibele Nogueira, técnica administrativa da Biblioteca da UFGD. Como facilitadoras, atuarão as professoras Claudia Cristina Carvalho, da FAED/UFGD e coordenadora do NEAB, e Alexandra Aparecida de Araújo, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE/UFGD). 

Além das rodas de conversa, o NEAB ainda promoverá neste mês palestras, mesas temáticas, intervenções artísticas, mostra de filme, noite cultural e exposição fotográfica e apoiará a audiência pública intitulada (In) Segurança do Povo Negro, proposta pela Comissão Indígena e Afrodescendente da Câmara Municipal de Dourados.

Todas as atividades são gratuitas e voltadas para a comunidade acadêmica, educadores/as e a sociedade em geral. O tema deste ano abordado nas ações será: Possibilidades Emancipatórias Para Além do Racismo Estrutural e dialogará com a Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024, instituída pela UNESCO, que tem objetivo de promover o respeito, o reconhecimento, a igualdade e a justiça social cognitiva que contemple a diversidade étnica-racial.

Mais informações do evento podem ser obtidas no NEAB/UFGD pelo telefone (67) 3410-2654 / 2751 ou pelo e-mail neab@ufgd.edu.br.

A programação completa e atualizada do mês da Consciência Negra está disponível no link.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Bolsonaro participa nesta quinta-feira de ato de fundação de novo partido
JUSTIÇA
Acusado de matar ‘amante’ da namorada é condenado a 15 anos de prisão
DOURADOS
UEMS e WWF-Brasil firmam acordo para Centro de Estudos de Fronteira
ECONOMIA
Pagamento do 13º do Bolsa Família está garantido, diz porta-voz
NOVA ANDRADINA
Mulher faz rifa para ajudar no tratamento de marido vítima de acidente
CASO MARIELLE
Porteiro volta atrás e diz que errou ao dizer que havia falado com 'seu Jair'
ROTA BIOCEÂNICA
Itaipu licita em dezembro o projeto executivo da ponte do Rio Paraguai
ECONOMIA
2020 terá o dobro de feriados prolongados; Confira as datas
ARTIGO
Dourados por três dias é sede do governo
TRÊS LAGOAS
Crianças ficam sob mira de revólver durante assalto em residência

Mais Lidas

TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Ex esperou mulher chegar de curso para tentar matá-la no Estrela Verá
DOURADOS
Corregedoria abre sindicância para apurar ação da Guarda que terminou em morte
JÚRI POPULAR
Primeira tentativa de feminicídio do ano ocorre às vésperas de julgamento por crime de 2018
DOURADOS
Secretaria de Saúde contrata pessoal para limpeza com salários de R$ 1 mil a R$ 1,4 mil