Menu
Busca domingo, 23 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221
DEBATE

Rodas de conversa iniciam mês da Consciência Negra em Dourados

06 novembro 2019 - 06h58Por Da Redação

Durante o mês de novembro, cinco rodas de conversa vão integrar a programação das atividades do mês da Consciência Negra, que está sendo organizado pelo Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

A primeira delas terá como tema África e suas Diásporas: Conexões de Saberes na Universidade e será realizada nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, das 17 às 19 horas, no Centro de Convivência da Unidade 2 (Cidade Universitária). Participarão como debatedores acadêmicos e professores africanos e da diáspora da UFGD, entre eles Apatche Ansunda (estudante de Agronomia); Guilherme Oliveira (mestrando do Programa de Pós-graduação em Fronteiras e Direitos Humanos e membro do NEAB) e Daniel Bento (estudante de Relações Internacionais e membro do NEAB).

Também haverá a roda de conversa Interculturalidade e Direitos Quilombolas, que terá como convidados: Ramão Castro de Oliveira, representante das comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ); Antonio Borges dos Santos, coordenador das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso do Sul (ConerQ), e a professora Thaisa Held, da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR/UFGD). Atuará como facilitadora a professora da FADIR, Liana Lima, e como debatedor o mestrando Guilherme Oliveira. Esta mesa acontecerá no dia 8 de novembro, na  sala 102 da FADIR, às 17h.

No dia 11 de novembro, das 17h às 19h, no Centro de Convivência da Unidade 2 da UFGD será realizada a roda de conversa Negritudes na UFGD: relatos e experiências acadêmicas, que terá como debatedores estudantes negros da UFGD com coordenação de Guilherme Oliveira e Daniel Bento.

Com o tema Políticas de Ações Afirmativas, a quarta roda de conversa terá como debatedores a professora Maria de Lourdes dos Santos, da Faculdade de Educação (FAED/UFGD) e presidenta da Comissão de Heteroidentificação da UFGD; Aline Anjos Rosa, vice-presidenta da Comissão de Heteroidentificação da UFGD, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFGD e membro do NEAB, e a participação de estudantes, técnicos administrativos e professores cotistas. Ela acontecerá no dia 14 de novembro, das 16h30 às 19h, também no Centro de Convivência da Unidade 2 da UFGD.

E, por fim, no dia 28 de novembro, às 14h, na Biblioteca Central (Unidade 2), a roda de conversa Racismo na Obra de Monteiro Lobato terá como mediadores Vagner Almeida dos Santos, membro do NEAB, e Cibele Nogueira, técnica administrativa da Biblioteca da UFGD. Como facilitadoras, atuarão as professoras Claudia Cristina Carvalho, da FAED/UFGD e coordenadora do NEAB, e Alexandra Aparecida de Araújo, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE/UFGD). 

Além das rodas de conversa, o NEAB ainda promoverá neste mês palestras, mesas temáticas, intervenções artísticas, mostra de filme, noite cultural e exposição fotográfica e apoiará a audiência pública intitulada (In) Segurança do Povo Negro, proposta pela Comissão Indígena e Afrodescendente da Câmara Municipal de Dourados.

Todas as atividades são gratuitas e voltadas para a comunidade acadêmica, educadores/as e a sociedade em geral. O tema deste ano abordado nas ações será: Possibilidades Emancipatórias Para Além do Racismo Estrutural e dialogará com a Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024, instituída pela UNESCO, que tem objetivo de promover o respeito, o reconhecimento, a igualdade e a justiça social cognitiva que contemple a diversidade étnica-racial.

Mais informações do evento podem ser obtidas no NEAB/UFGD pelo telefone (67) 3410-2654 / 2751 ou pelo e-mail neab@ufgd.edu.br.

A programação completa e atualizada do mês da Consciência Negra está disponível no link.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Semana terá três dias de ponto facultativo na prefeitura
STJ
Ratinho terá de pagar R$ 150 mil a família exposta de forma vexatória na TV
ALERTA
Surto de dengue pode afetar 11 estados brasileiros em 2020
FRONTEIRA
Nove homens e uma mulher suspeitos pela morte de jornalista são identificados
DOURADOS
Flagrada com droga, jovem apresenta identidade falsa à polícia
DOURADOS
Programa IST/Aids retoma ações na terça-feira
DOURADOS
Flagrado por equipe de segurança, jovem é preso após furtar celulares no centro
ESPORTES
Com apoio do Governo do Estado, 17ª Copa Assomasul terá início em 7 de março
DOURADOS
Grávida e na cadeira de rodas, adolescente é flagrada pela terceira vez com droga
DOURADOS
Homem dá tiros para o alto e acaba preso após denúncia

Mais Lidas

WEIMAR TORRES
Mulher morre após bater em carro que roletou avenida
JARDIM GUAICURUS
Jovem resgatada foge da UPA e tenta subir em torre mais uma vez
FÁTIMA DO SUL
Polícia prende homem que matou namorada a marteladas
FRONTEIRA
Suspeitos de matar jornalista são presos em operação