Menu
Busca sábado, 19 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
VITÓRIA

Frente Parlamentar comemora Fundo do Idoso e Jogos da Melhor Idade

29 setembro 2017 - 10h37

Uma grande vitória. Há mais de 20 anos o Conselho Estadual, as instituições, a comunidade em geral tem lutado para que possa ter um fundo do idoso. Uma conquista histórica porque nós teremos dois momentos na defesa dos direitos da pessoa idosa, um antes do fundo e outro após sua criação”, afirmou o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) durante a reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, nesta quinta-feira (28), à tarde, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara da Assembleia Legislativa.

O Projeto de Lei 222/2017 de criação do FEDPI (Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa) foi entregue à Assembleia Legislativa na terça-feira, em solenidade na Governadoria. O projeto, do Poder Executivo, tramita agora na Assembleia Legislativa. O fundo foi um pedido da Frente Parlamentar. O objetivo é financiar programas e ações relativas aos idosos, com vistas a assegurar os seus direitos sociais e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

“O fundo nos dará possibilidades de fazer uma interferência mais profunda e atuante, porque teremos o financiamento de ações e condições de promover debates e assim fortalecer as entidades e sem dúvida nenhuma o idoso que vai ganhar com isso", comemora Renato, que é o coordenador da frente do idoso.

Jogos

A frente também comemorou a realização dos Jogos Estaduais da Melhor Idade que acontecerão em Campo Grande, de 28 de novembro a 1º de dezembro. Serão dez modalidades disputadas por 19 municípios inscritos na competição. "Depois de três anos sem acontecer os jogos, temos em torno de 750 participantes entre atletas e dirigentes", destacou a diretora-geral dos Jogos da Melhor Idade da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Karina Quaini.

"Para alguns pode parecer sem importância, mas foi uma ótima notícia a retomada dos jogos estaduais. E nós temos a certeza de que vamos realizar um sonho para a terceira idade, deixando-os felizes", afirmou o deputado João Grandão (PT), membro da Frente Parlamentar.

Também foi destaque da reunião a apresentação pelo presidente do Conselho Estadual do Idoso, João Neto, da ação alusiva ao Dia Internacional do Idoso que será realizado na Praça do Ary Coelho, na capital, em comemoração a Semana Estadual do Idoso em Mato Grosso do Sul, de acordo com a Lei 4,796/2015. Estão previstas as atividades de teatro, música, dança e artesanato, das 8h às 11h, no dia 30 de setembro, próximo sábado. "É uma satisfação poder falar aqui. Um espaço que estamos tendo voz. É importante a nossa participação", reforçou Neto.

Ainda, foi apresentada e debatida a proposta que institui o mês de enfrentamento contra a pessoa idosa em Mato Grosso do Sul. A próxima reunião ficou agendada para o dia 31 de outubro, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara. (Por Juliana Turatti, com edição).

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÉRIAS
Sob efeito do álcool, afogamentos são comuns até para quem sabe nadar
CAMPO GRANDE
Bandidos que morreram em confronto com a polícia são identificados
INTERNACIONAL
Explosão de oleoduto no México deixa pelo menos 20 mortos
OPORTUNIDADE
Projovem Urbano está com processo seletivo aberto para profissionais da área de educação
IVINHEMA
Homem denuncia roubo e moto é recuperada rapidamente
SEGURANÇA PÚBLICA
Ação policial "sitia" fronteira para evitar ataques criminosos
BRASIL
"Estou do lado da verdade", diz repórter que acusa Datena de assédio sexual
DOURADOS
Empresários pedem melhorias na geração de energia no Distrito Industrial
FUTEBOL
São Paulo e Santos entram em campo hoje no início do Paulistão
DOURADOS
Movimento prepara “carta de cassação” contra vereadores investigados por corrupção

Mais Lidas

POLÍCIA
Rapaz é preso acusado de realizar ‘disk-droga’ em Dourados
DOURADOS
Investigado por corrupção, Idenor Machado volta a ser preso
FAKE NEWS
Eleandro Passaia é chamado para depor em caso de morte de jogador Daniel
DOURADOS
Consumidores reclamam dos valores nas contas e prometem protesto contra a Energisa