Menu
Busca sábado, 19 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
LEGISLATIVO

CCJR aprova parecer pela criação de Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa

10 outubro 2017 - 10h59Por Da Redação

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) emitiu pareceres favoráveis a nove propostas durante reunião desta terça-feira (10). O destaque é ao Projeto de Lei (PL) 222/2017, do Poder Executivo, que institui o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que tem como finalidade vincular recursos destinados a financiar programas e ações à pessoa idosa, com vistas a assegurar seus direitos e promover a autonomia e participação.

O Fundo será composto por recursos advindos de multas, doações, repasses da União e Estado, entre outros, confira na íntegra clicando aqui. 

O projeto foi relatado pelo presidente da CCJR, deputado Beto Pereira (PSDB), que também devolveu parecer favorável com emendas incorporadas, ao PL 136/2017, do Executivo, que dispõe sobre a alienação de bens imóveis localizados no loteamento denominado Bosque do Carvalho em Campo Grande, de propriedade da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab).

Também de iniciativa do Executivo, Beto Pereira devolveu o PL 227/2017, que reorganiza o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência no Estado de Mato Grosso do Sul (Consep), para que se dê continuidade aos trabalhos, com zelo às implementações das políticas públicas para a inclusão da pessoa com deficiência e possa eleger novos conselheiros em novembro. O presidente ainda devolveu dois Projetos de Resolução (PR), com pareceres favoráveis aprovados, que concedem Comenda do Mérito Legislativo a Vilson Galvão e a Marcelo de Araújo Ascoli. Todos seguem para votação em plenário.

O deputado Lidio Lopes (PEN) relatou pareceres favoráveis à emenda substitutiva ao PL 146/2017, de Felipe Orro (PSDB), que reconhece o bovino pantaneiro como patrimônio cultural e genético do Estado e ao PL 2017/2017, de Renato Câmara (PMDB), que denomina Delegado Hoston Belizário o prédio do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Ivinhema (MS). Ambos seguem para apreciação em plenário.

Com pareceres de Renato Câmara, também seguem para apreciação dos deputados em plenário os projetos PL 219/2017, de João Grandão (PT), que inclui no Calendário Oficial do Estado a Festa do Leite de Caarapó, comemorada anualmente em 4 de agosto, e o PL 148/2017, do Poder Executivo, com emenda incorporada, que dispõe sobre o Conselho de Intermediação de Conflitos Sociais e Situação de Risco.

O deputado Pedro Kemp (PT) devolveu parecer pela manutenção do veto parcial do Poder Executivo ao Projeto de Lei 29/2017, de autoria do deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB), que institui o Programa Estadual de coleta e reciclagem de óleos de origem vegetal, alegando que, apesar da proposta estar em consonância com a sustentabilidade e interesse público, deve-se entender as justificativas do veto quanto ao respeito ao ordenamento jurídico e a ausência de previsão orçamentária. O voto pela manutenção do veto foi acompanhado pelos demais membros e a matéria segue para votação em plenário.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÉRIAS
Sob efeito do álcool, afogamentos são comuns até para quem sabe nadar
CAMPO GRANDE
Bandidos que morreram em confronto com a polícia são identificados
INTERNACIONAL
Explosão de oleoduto no México deixa pelo menos 20 mortos
OPORTUNIDADE
Projovem Urbano está com processo seletivo aberto para profissionais da área de educação
IVINHEMA
Homem denuncia roubo e moto é recuperada rapidamente
SEGURANÇA PÚBLICA
Ação policial "sitia" fronteira para evitar ataques criminosos
BRASIL
"Estou do lado da verdade", diz repórter que acusa Datena de assédio sexual
DOURADOS
Empresários pedem melhorias na geração de energia no Distrito Industrial
FUTEBOL
São Paulo e Santos entram em campo hoje no início do Paulistão
DOURADOS
Movimento prepara “carta de cassação” contra vereadores investigados por corrupção

Mais Lidas

POLÍCIA
Rapaz é preso acusado de realizar ‘disk-droga’ em Dourados
DOURADOS
Investigado por corrupção, Idenor Machado volta a ser preso
FAKE NEWS
Eleandro Passaia é chamado para depor em caso de morte de jogador Daniel
DOURADOS
Consumidores reclamam dos valores nas contas e prometem protesto contra a Energisa