Menu
Busca sábado, 22 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221
ARTIGO

A Escola é o espaço onde se dá a luz à criança, do lar para a sociedade

29 janeiro 2020 - 08h37Por Denise Caramori

O ingresso na escola é um marco importante no desenvolvimento das crianças, não apenas para o aprendizado social e pela formação do ser humano como um todo, mas é na instituição de ensino – escola, que se aprende a conviver em grupo, socializar, trabalhar em equipe e conviver com as diferenças, são os primeiros passos rumo a vida adulta, apoiada pela confiança adquirida através da convivência com os colegas e professores.

A escola é um organismo vivo, que ajunta e congrega toda uma diversidade, não só de sonhos, mas de habilidades e de histórias de vida, de limites e de possibilidades. Podemos afirmar que a escola é o espaço onde se dá a luz à criança, do lar para a sociedade. O que temos de mais precioso, levamos para a escola – nossos filhos. 

É preciso tomar cuidado com uma questão, a escola precisa ser acolhedora, se nos perdermos tentando enquadrar todo e qualquer criança nos moldes da “normalidade”, podemos ignorar ou não dar as devidas oportunidades a pequenos/grandes adultos que podem mudar a história da humanidade. É preciso proporcionar caminhos que possibilitem que a criança exerça suas reais potencialidades, respeitando as diferenças.

Faz toda a diferença quando se observa e se respeita o princípio de educar uma criança no amor, onde a firmeza e a sensibilidade permitem que haja ordem, hierarquia e respeito. Para isso se faz necessário desde casa, paciência, firmeza e disciplina. Quando se aprende estes princípios em casa, a criança dificilmente tem dificuldades no novo ambiente escolar. 

A ludicidade do ensino na fase da educação infantil, é extremamente importante, as brincadeiras fazem parte da infância e são de estrema importância para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através das brincadeiras que ela consegue expressar seus sentimentos com relação ao mundo.

As atividades lúdicas preparam as crianças para a compreensão do mundo, para que ela possa demonstrar e vivenciar suas emoções. Quanto mais as crianças brincam, mais elas desenvolvem suas habilidades sociais, emocionais, cognitivas, físicas e motoras aprendendo a reconhecer a realidade em que vivem.

Brincando é possível adquirir conhecimento, superar limitações e se desenvolver como indivíduo. Fazem parte da alfabetização no período da educação infantil: desenhos, brincadeiras, jogos, danças, leituras, softwares educativos, teatros de fantoches e contação de histórias, sempre com objetivos pré estabelecidos e direcionados para o aprendizado.

Crianças são como esponjas, absorvem o que veem, escutam, vivenciam e até mesmo pressentem com grande intensidade os acontecimentos à sua volta, mesmo quando imaginamos que estão brincando, distraídas, elas estão captando tudo o que acontece a sua volta e digerindo da maneira que lhes é possível o que escutam e o que observam, por isso papais e mamães tenham sempre uma atitude e um pensamento positivo e de carinho à respeito da escola dos seus filhos, e ao comentar em casa, sobre suas professoras e professores, que o façam com respeito e consideração, pois quando a criança percebe o ambiente seguro e a compreensão para com tudo aquilo que traz consigo, então ela pode, naturalmente, aprender.

 

Denise Caramori 

Psicopedagoga/Terapeuta

Equoterapeuta/Equitadora

denicaramori@hotmail.com

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LEGISLATIVO
Relatórios da Secretaria de Saúde serão apresentados na próxima semana
CUIDADOS
Corpo de Bombeiros orienta para um feriado de Carnaval em segurança
DOAÇÃO DE SANGUE
Confira o cronograma do Hemosul para atendimento de carnaval
INTERNACIONAL
China já tem mais de 2.300 casos do novo coronavírus
TJMS
Expediente no Judiciário retorna apenas na quinta-feira
CAMPO GRANDE
Justiça manda município reformar escola rural pioneira
CAMPO GRANDE
Bandidos invadem condomínio de luxo e levam joias, dinheiro e armas
CAMPEONATO CARIOCA
Flamengo e Boavista decidem primeiro turno neste sábado
SEGURANÇA PÚBLICA
Operação Fronteira Segura é deflagrada no Sul do Estado
CORUMBÁ
Homem morre ao ser esfaqueado e assassino é preso

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher ameaça se jogar de torre no Jardim Guaicurus
DOURADOS
Fechamento e promoções levam multidão a fazer fila em hipermercado
DOURADOS
Após negociação, mulher é resgatada de torre no Guaicurus
DOURADOS
Bombeiro usou técnica de rapel para resgatar mulher em torre