Menu
Busca terça, 21 de janeiro de 2020
(67) 9860-3221

MS promove hoje evento sobre aleitamento materno

07 agosto 2006 - 06h50

Desde 1999 o governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, vem fazendo investimentos significativos na infra-estrutura e aquisição de equipamentos para a implantação de novas unidades operacionais de BLH (Banco de Leite Humano).

A Organização Mundial da Saúde estima que, em todo o mundo, um milhão e meio de mortes infantis poderiam ser evitadas através da prática do aleitamento materno. Crianças em amamentação exclusiva adoecem duas vezes e meia menos do que crianças que tomam leite convencional.

Tendo em vista o aumento dessa prática, a SES, em parceria com a Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano, tem apoiado os serviços implantados, ajudando a construir um setor de saúde sob a perspectiva de um modelo mais humano de assistência.

De 01 a 07 de agosto, acontece a SMAN (Semana Mundial de Aleitamento Materno), com o tema “Amamentação: garantir este direito é responsabilidade de todos”. A semana foi idealizada pela Waba (World Alliance for Breastfeeding Action) e é executada desde 1992 em mais de 120 países.

No Brasil, a SMAN é adotada pelo Ministério da Saúde, como estratégia desenvolvida em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, em apoio à prática universal do aleitamento materno, e conta com o apoio da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Sociedade Brasileira de Pediatria, comunidades científicas e instituições que lutam por essa causa.

O Estado de Mato Grosso do Sul foi homenageado na Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano, em virtude das ações que tem desenvolvido em prol do aleitamento. Os trabalhos de maior destaque foram os projetos destinados aos povos indígenas, como o material educativo nas línguas guarani, kadiwéu e terena, além do material inédito em Libras, linguagem utilizadas pelos surdos-mudos.

Em 2005, o volume de coleta de litros de leite foi de 1.664,073 litros. Esse ano houve um aumento de 24%, chegando a 2.064,275 litros. Houve aumento de 50% no número de receptores: 1.562 esse ano, contra 1.039 em 2005.

Em virtude da dimensão nacional que o Estado obteve, será realizada hoje, dia 07 de agosto, a comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Mato Grosso do sul, no anfiteatro da Governadoria, Parque dos Poderes Campo Grande. No evento, serão homenageados a Empresa de Correios e Telégrafos, Corpo de Bombeiros, Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), Fundação Nacional de Saúde, hospitais credenciados, parceiros e equipe operacional, entre outros.

A Governadoria fica no Parque dos Poderes, Bloco 8, ao lado da Secretaria de Estado de Saúde, em Campo Grande. Informações pelo telefone 3318-1696, com Fátima Cardoso.



Deixe seu Comentário

Leia Também

APARECIDA DO TABOADO
Homem escapa de sequestro durante abastecimento em posto de combustíveis
POLÍTICA
MPF defende anulação dos atos de Alvim na Secretaria de Cultura
CAMPO GRANDE
Após 17 dias, gêmeas siamesas ligadas pelo tórax morrem em hospital
JUSTIÇA
Jornalista britânica conhece em MS programas de proteção à mulher
ACIDENTE
Corpo de bióloga que morreu no Peru chega a MS na próxima 4ª-feira
POLÍTICA
MP 905 é tema reunião entre Reinaldo Azambuja e procurador-geral do MPT
CAPITAL
Laudo preliminar sobre morte de veterinária confirma cocaína em quarto
LINGUAGEM IMPRÓPRIA
Em decisão juiz ataca governo e diz que País vive "Merdocracia Neoliberal"
COSTA RICA
Homem fura pulmão de adolescente e foge, mas deixa documentos cair
JUDICIÁRIO
Juíza eleitora cassa mandato do vice-presidente da Câmara de Coxim

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é flagrado correndo pelado na Presidente Vargas
PARAGUAI EM ALERTA
Membros do PCC fogem de prisão em Pedro Juan; ao todo já são considerado 75 foragidos
BELLA VISTA DO NORTE
Ex-prefeito de cidade paraguaia vizinha a MS é executado a tiros
GUARDA
Traficante que queria ganhar R$ 12 mil vendendo drogas é presa em Dourados