Menu
Busca terça, 23 de outubro de 2018
(67) 9860-3221
MUNDO DO CRIME

MS está entre os três estados do país onde o PCC tem "alta influência"

10 agosto 2018 - 17h20Por Da redação

Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo são os estados em que o PCC (Primeiro Comando da Capital) tem influência “muito alta”, conforme levantamento divulgado por pesquisadores da trajetória da facção criminosa. O dado foi apresentado pelo portal Uol, nesta sexta-feira (10) e mostra o domínio do grupo criminoso em outros cinco estados com influência “alta” (AC,RR,PI, AL, SE).

A maior facção criminosa do Brasil está em desvantagem em apenas cinco unidades da federação (AM,PA,MT,TO,RJ) e tem média influencia em outras treze e no Distrito Federal (AP,RO,MA,CE,RN, PB, PE, BA,GO,MG,ES,SC,RS).

Camila Nunes Dias e Bruno Paes Manso, há mais de uma década se dedicam a pesquisa do grupo que domina o mercado de drogas e o sistema prisional, divulgada hoje. 

Autoridades estimam que a facção criminosa conseguiu batizar 18 mil novos membros nos últimos anos, o que contribuiu para ascensão do grupo. Nos estados com média incidência, o PCC briga pelo monopólio. 
O levantamento aponta que o PCC tem 30 mil membros no país. 

"Nos estados que consideramos como médios em termos de presença do PCC, significa que há outros grupos criminosos em pé de igualdade e em conflito com a facção paulista”, disse a pesquisadora. 

O portal ressalta ainda que desde o segundo semestre de 2016, o PCC entrou em guerra aberta com o antigo parceiro Comando Vermelho e com outras facções pelo domínio dos presídios e das rotas de tráfico de drogas e de armas em todo o país e desde então iniciou-se uma série de confrontos nos presídios em todo o país. 

O massacre de Manaus, no primeiro dia de 2017, é um exemplo destes confrontos. Membros da FDN (Família do Norte), então aliada do Comando Vermelho, assassinaram 56 presos, sendo que  26 eram filiados ao PCC. Atualmente, as três fações disputam o mercado do crime na região Norte do país. 

Tribunal do crime 

Além dos confrontos nos presídios, as facções criminosas se mostram por meio das execuções com recados para intimidar o grupo oposto. Os chamados “tribunais do crime” ocorrem com frequência em Mato Grosso do Sul com membros declarados e não declarados de facções, com internos de unidades prisionais ou pessoas em liberdade. 

Conforme mostrado pelo Dourados News, Douglas Sarat de Moraes, 18, foi executado por três pessoas e antes do fato foi obrigado a gravar um vídeo em relato ao domínio do PCC no município. 

O Dourados News teve acesso ao vídeo. O rapaz era estimulado a falar da força da facção criminosa. Ele ainda relatou sobre a rixa “PCC e CV”. 

“O CV fez uma casinha para matar os PCC’s aqui de Dourados, mas não vai rolar. Todos tem que seguir o PCC maior grupo do mundo”, disse. 

Antes de ser executado o jovem foi estimulado a dizer “quem vai dominar é o PCC”.

Os autores foram identificados Luiz Henrique de Paula, 20, o ‘abacaxi’, e Alisson Borges de Brito, 25, o ‘quati’ foram presos e um adolescente apreendido. 

O trio atraiu o jovem até o encontro e posteriormente amarraram suas mãos, o torturando e fazendo mencionar as frases antes do tiro na cabeça. 

Conforme o SIG (Serviço de Investigação Geral), Douglas não tinham passagem pela polícia ou envolvimento real com o Comando Vermelho e foi identificado por uma postagem em grupo de whatsapp por apologia a facção (CV). 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZ
Talitha Morete, repórter do "Mais Você", exibe boa forma em praia carioca
ANHANGUERA
Palestra do BNDES chega a Dourados na próxima quarta-feira
FRONTEIRA
Dois são presos acusados de invadirem agência de cooperativa de crédito
RURAL
Produtores de MS já plantaram mais da metade da nova safra de soja
PARAGUAI
Homem sofre atentado a tiros e morre a caminho do hospital
PRÁTICA ABUSIVA
Tim é multada em R$ 50 milhões por "derrubada" de chamadas
EDUCAÇÃO
Professor apresenta projetos de pesquisa da UEMS em Nova York
IMBRÓGLIO
O que se sabe sobre a troca de tiros entre policiais de Minas e São Paulo
UFGD
Estudantes de Artes Cênicas convidam para 1ª Mostra NAC
CONCURSO
Marinha abre inscrições para cerca de 400 vagas a oficiais temporários

Mais Lidas

OPERAÇÃO SATURAÇÃO
Megaoperação cumpre dezenas de mandados de prisão em Dourados
DOURADOS
Ação contou com apoio de 4 delegacias da Capital e cumpriu mais de 40 mandados de prisão
DOURADOS
Dupla é presa suspeita de pelo menos 30 furtos em comércios
SIDROLÂNDIA
Homem é preso em Dourados pela morte de idoso em assentamento