Menu
Busca sábado, 25 de janeiro de 2020
(67) 9860-3221
RURAL

Geada não afeta estimativa de produtividade e milho deve ter safra recorde em MS

17 julho 2019 - 13h05Por André Bento

Com 435.386 de hectares colhidos, a produção do milho safrinha em Mato Grosso do Sul dá mostras de que vai mesmo atingir as projeções iniciais de 10,127 milhões de toneladas. Ao todo, a área plantada no Estado é de 1,918 milhão de hectares e a produtividade média deve manter-se em 88 sacas por hectare mesmo após o registro de geada em algumas regiões.

Divulgado nesta quarta-feira (17) pela Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), o mais recente Boletim Casa Rural do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) informa que a região norte está com a colheita mais avançada, em média de 28,8%. O centro tem 23,4% da área colhida e o sul, 21,5%. Em apenas dez dias, foram colhidos 157.276 hectares.

O Siga MS pontua que a expectativa de volume de grãos foi mantida mesmo com a ocorrência de geada nos dias 6, 7 e 8 de julho. Isso porque essas condições climáticas já eram esperadas pela equipe do projeto, “que já procedia de forma cautelosa na produtividade geral do estado, precavendo futuros efeitos climáticos que pudessem reduzir a produtividade de milho”.

Por essa razão, o Boletim Casa Rural diz entender “que a produtividade de milho safrinha do estado está dentro do previsto até o momento”.

Inicialmente, estimava-se 9,552 milhões de toneladas com produtividade média de 83 sacas por hectare, mas primeiros números de produtividade mostraram-se melhores dos que as expectativas iniciais, com médias acima de 100 sacas por hectare.

Considerando que 90% das lavouras sul-mato-grossenses foram cultivadas até 15 de março, de acordo com o zoneamento, o clima favorável no desenvolvimento da safra possibilitou revisão da produtividade para 83 sacas por hectare, com projeção de 10,127 milhões de toneladas de milho produzidas na safra 2019/2020.

No dia 11 de julho, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2018/2019, com estimativa de 240,7 milhões de toneladas de milho produzidas nessa safra em todo o Brasil. Desse total, 9.960 milhões no Mato Grosso do Sul, terceiro maior produtor nacional.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONTRABANDO
Casal é preso com mais de R$ 400 mil em relógios e celulares
POLÍTICA INTERNACIONAL
Brasil e Índia assinam acordos em tecnologia, energia e segurança
CAPITAL
Homem é atacado por pitbull em praça quando brincava com os filhos
TRÁFICO DE DROGAS
Cocaína apreendida em Ponta Porã seria levada para Brasília
BRASIL
Vale considerava 7 barragens mais críticas que a de Brumadinho
DOURADOS
Após quatro dias, homem procura polícia para registrar roubo de bicicleta
INVESTIGAÇÃO
Populares encontram corpo com sinais de espancamento na Capital
REGIÃO
DOF intercepta comboio com produtos contrabandeados
PARQUÍMETRO
Lei isenta grávidas de pagar estacionamento rotativo em Dourados
MS
Homem é acusado de colocar sedativo no leite para abusar de enteada

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Pai e filha moradores de Dourados morrem em acidente no Paraná
DOAÇÃO
Órgãos captados em Dourados vão salvar vidas em três Estados
TRÁFICO
‘Espaço de lazer’ em Dourados era usado para guardar drogas e abrigar fugitivos
DOURADOS
Assassinato na Vila Rosa aconteceu por ciúmes durante manutenção em porta