Menu
Busca sábado, 22 de setembro de 2018
(67) 9860-3221

Medicina Veterinária da Unigran realiza Mostra Científica

19 dezembro 2012 - 10h59




A pesquisa científica na Medicina Veterinária, tanto básica como aplicada, significa o aproveitamento de conhecimentos especializados, dentro de um universo de possibilidades a serem exploradas. Pensando nisso, professores do curso na UNIGRAN resolveram expor os trabalhos pesquisados pelos acadêmicos do 8º semestre em uma Mostra Científica.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Klaus Casaro Saturnino, conta que foram cerca de 50 trabalhos expostos para os professores avaliadores, para a comunidade, e ainda, aos acadêmicos dos outros semestres. “A intenção é chegar em um nível cada vez melhor, aumentar as publicações das pesquisas para nossa profissão ser reconhecida. A Medicina Veterinária tem uma ampla pesquisa, assim como a medicina humana”.

Segundo Klaus, “a UNIGRAN oferece uma infraestrutura ótima, tem um corpo docente muito bom, então, os alunos podem produzir as pesquisas. Este é um incentivo à pesquisa a partir dos nossos acadêmicos, para quem sabe futuramente, ingressas em uma pós-graduação”.

O estudante Rafael Rodrigues dos Santos Prudêncio apresentou a pesquisa “Utilização de diferentes níveis de lactose em dietas pré-iniciais de leitões”, o objetivo do trabalho foi avaliar e comparar o desempenho de 40 animais selecionados durante a fase do desmame. “Eu escolhi este tema devido ao sistema digestivo dos leitões não estar apto a consumir somente a dieta de nutrientes de vegetais, porque eles sentem a falta do leite da mãe nesta fase. Então, se eles não consumirem essa lactose podem acontecer distúrbios gastrointestinais e depressão no crescimento”.

No resultado, “esse trabalho deu para mostrar que se deve utilizar sim, a lactose nesta fase, porque os leitões de granjas vão sentir a falta do leite também porque são desmamados com poucos dias de vida”, afirma o acadêmico.

A pesquisa da aluna Julianna Andrade Rossati foi “Estudo de efeitos da dexametasona em diferentes doses em machos ovinos”. “Eu tentei observar se o uso do medicamento dexametasona causava degeneração testicular em animais ovinos, ou seja, a destruição dos tecidos do testículo”.

Conforme a estudante “se usar este medicamento em longos períodos, pode causar efeitos colaterais nos animais, nas fêmeas, por exemplo, causar aborto. Nos machos não tem muito estudos ainda sobre isso. Eu usei os carneiros e apliquei diferentes doses em quatro grupos. Antes da aplicação do medicamento, eu fiz exame andrológico, que mede a capacidade reprodutiva do animal, para fazer o comparativo. Assim como pesquisas feitas em touros, o uso do medicamento não influenciou em nada”.

Para Julianna, a relevância da pesquisa se deve ao fato de que “algumas pessoas não procuram um médico veterinário para assessoria, então, muitas vezes fazem o uso indiscriminado do medicamento, isso pode causar danos na reprodução do animal. Então, deve procurar uma informação antes de aplicar o medicamento”.

O professor Klaus avaliou as pesquisas de forma positiva. “Eu fiquei muito satisfeito porque a qualidade dos trabalhos está muito bom, os alunos, através dos orientadores, trouxeram um material com muita qualidade, mostrando os problemas que temos na nossa região e também para oferecer soluções. Dourados é um centro que está crescendo muito, está servindo de exemplo para outros municípios e a pesquisa está inserida neste contexto”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÁFICO
Mulher é flagrada com 57 quilos de maconha em duas malas
4ª BRIGADA
Dourados sedia etapa de campeonato de hipismo no final de semana
IMUNIZAÇÃO
Vacinação contra Pólio e Sarampo continua em seis municípios de MS
OPERAÇÃO NEPSIS
Ação cumpre mandados de prisão contra suspeitos de contrabando
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 22 milhões neste sábado
SIDROLÂNDIA
Contêiner cai sobre carreta e mata manobrista em frigorífico
SELEÇÃO
Continuam abertas as inscrições para concurso de professor na Uems
SERVIDOR PÚBLICO
Ação conjunta faz operação contra o crime organizado em Dourados
SAÚDE
1ª Corrida e Caminhada Vida Sem Drogas acontexce hoje em Dourados
BELA VISTA
Homem se suicida após perseguir e matar esposa a facadas

Mais Lidas

DOURADOS
Criança de 1 ano desaparece de dentro de casa no Dioclécio Artuzi
DIOCLÉCIO ARTUZI
Polícia divulga imagens de criança de 1 ano desaparecida em Dourados
PEDRO JUAN
Polícia paraguaia apreende carga de maconha com adesivos de “Lula Livre”
JARDIM AEROPORTO
Durante confronto com a PM, rapaz é baleado no tórax e morre em hospital