Menu
Busca sábado, 24 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
Corpal - Dezembro 2017

Maior cooperativa agrícola do País está se instalando em MS

17 dezembro 2003 - 14h43

A Coamo Agroindustrial Cooperativa, maior cooperativa agrícola do País, está se instalando em Mato Grosso do Sul, construindo duas unidades de armazenamento de grãos com capacidade para 36 mil toneladas cada. A primeira, em Amambaí, deverá ficar pronta até março do ano que vem, e a segunda, em Caarapó, começa a ser construída ainda em 2004.

A informação foi divulgada hoje pela manhã, pelo diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Galassini que junto com o superintendente-administrativo, Antonio Sérgio Gabriel, e o assessor de Tributos da cooperativa, Osvaldo Nakamura, esteve reunido com o governador Zeca do PT, e os secretários de Produção e Turismo, José Felício, e de Receita e Controle, José Ricardo Pereira Cabral, na Governadoria, em Campo Grande.

A Coamo que tem 33 anos de atuação e sede em Campo Mourão, no Paraná, tem 18 mil associados em 50 municípios do próprio Paraná e de Santa Catarina que juntos tem uma área plantada de 3,5 milhões de hectares. A cooperativa recebe atualmente 4% da produção nacional de grãos, o equivalente a 4,5 milhões de toneladas, e é responsável por 16% das exportações de todas as cooperativas do Brasil, sendo a 27ª maior exportadora do País, além de figurar na relação das 70 maiores empresas nacionais.

Segundo Galassini, a cooperativa direciona suas ações voltada principalmente para atender o seu quadro social, fornecendo desde a assistência técnica para os seus associados através de programas direcionados para a produção agrícola e pecuária, recursos para fomentar a produção através da Credicoamo, armazenamento da produção, comercialização dos comodites no mercado externo, principalmente a Europa e industrialização da produção (tanto que o parque industrial conta com duas industrias de óleo de soja, uma refinaria de óleo de soja, um fiação de algodão e um moinho de trigo), visando agregar valor a produção do cooperados.

O diretor-presidente da Coamo revelou que a cooperativa está se instalando em Mato Grosso do Sul para atender os pedidos dos produtores rurais que não estariam encontrando no Estado as condições necessárias para produzir, estocar e depois comercializar a sua produção, e que para ter sucesso nesse empreendimento conta com uma grande parceria do governo do Estado.

O governador agradeceu a diretoria da Coamo pela escolha do Estado, disse que esse é o grande presente de natal para o agronegócio sul-mato-grossense este ano, e lembrou que não poderia haver momento melhor para a instalação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSEMBLEIA
Seminário sobre regularização fundiária urbana é o destaque da semana
LOTERIA
Apostas para a Dupla de Páscoa já podem ser feitas
PM E BOMBEIROS
ACS elege novo presidente em MS
ESTADO
Começa em abril inventário de plantas e solo do Cerrado de Mato Grosso do Sul
Veículos roubados que seriam levados para o Paraguai são recuperados
BRASIL
Conta-salário poderá ser transferida para instituições não financeiras
RECOMENDAÇÃO
Prefeito vai revogar doação de área a Arquidiocese de Campo Grande
MS/PR
Assaltantes se escondem em pântano e acabam presos
ESTADUAL
Federação adia fim da primeira fase após ajuste de tabela
BANDEIRANTES
Motociclista morre após ser atingido por ônibus

Mais Lidas

ERRO
Diário Oficial traz convocação de três “fulanos”
NOVO HORIZONTE
Foragido da Justiça é preso após trocar tiros com policiais em Dourados
ABUSO
Adolescente denuncia o próprio pai por estupro em Dourados
DOURADOS
Polícia desarticula grupo que planejava furto a agência dos Correios