Menu
Busca segunda, 09 de dezembro de 2019
(67) 9860-3221

Livro 'Manoel de Barros: o brejo e o solfejo' será lançado amanhã

10 dezembro 2009 - 09h07

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio de sua Fundação de Cultura lança amanhã, o livro "Manoel de Barros: o brejo e o solfejo", de autoria do professor Marcelo Marinho e dos egressos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), às 19h30, na Galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo.
A publicação subsidiada pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC), corresponde à segunda edição, revista e ampliada, do livro publicado inicialmente pelo Ministério da Integração Nacional no ano de 2002, em conjunto com um consórcio de universidades do Centro-Oeste. A versão atual resulta de uma coedição entre a Editora Universa, de Brasília e a Letra Livre, de Campo Grande.
Essa coletânea de textos, de autoria de docentes e egressos da UCDB, desenvolve diferentes possibilidades de interpretação para o conjunto da obra de Manoel de Barros, poeta de renome internacional. Bibliotecas de escolas públicas municipais e estaduais receberão 400 exemplares, gratuitamente, para inclusão em seus acervos, uma vez que essa obra poética é de grande relevância para a construção da identidade cultural sul-mato-grossense.
Apesar da profunda relevância da obra de Manoel de Barros para a cultura e a identidade nacionais, ainda são raros e pouco divulgados os estudos relativos a essa poesia. A segunda edição desta coletânea – agora revista e ampliada – vem dar continuidade ao preenchimento de uma importante lacuna dos estudos literários brasileiros. Os estudos agrupados no livro tratam de noções como linguagem infantil e poesia demiúrgica, arte e erotismo, poética do devaneio, metalinguagem, niilismo, imagens do pantaneiro, cinema de poesia, assim como, por fim, brasilidade e literatura.
Os autores são os egressos: Edna Pereira Menezes, Emanuela Maria Gemignani Ramires, Fábio Mazziotti Pereira, Magda Martins Magalhães, Osney Fernandes dos Santos, Silvia Letícia Germano do Amaral, Soraia Ramos Corrêa, Thalita Melotto e o docente Marcelo Marinho.
Marcelo Marinho é doutor em Literatura Comparada pela Sorbonne em Paris. Leciona atualmente em cursos de graduação e de pós-graduação na Universidade Católica Dom Bosco. Formou-se em Letras Modernas e em Literatura Comparada pela Sorbonne. Especializado em Guimarães Rosa e Manoel de Barros, publicou livros e artigos de crítica literária no Brasil e no exterior.
A noite de autógrafos do livro terá atrações musicais e os exemplares serão oferecidos por R$ 20, aos participantes do evento. Outras informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone (67) 3317-1792.

Deixe seu Comentário

Leia Também

RECEITA FEDERAL
Cerca de 700 mil contribuintes caíram na malha fina em 2019
SAÚDE
Enfermeira é flagrada dormindo em UPA e secretaria diz que era intervalo
PARCERIA
BB prorroga condições da Semana de Negociação até O fional do ano
POLÍCIA
Casal do Paraná é preso por torturar criança adotada em MS há 2 meses
BOATE
Jogador francês de vôlei é preso em BH após denúncia de assédio
CORUMBÁ
Caminhão tomba após bater em caminhonete dirigida por motorista embriagado
ECONOMIA
Pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família começa nesta terça
DOURADOS
Homem deixa chave no contato e tem moto furtada
MISTÉRIO
Helicóptero que caiu próximo a fronteira pertence a brasileiro
EDUCAÇÃO
Governo do Estado antecipa calendário e aulas começam antes do Carnaval

Mais Lidas

PESQUISA
Oito em cada dez pessoas já leram notícias falsas em redes sociais
RIBAS DO RIO PARDO
Furtou caixa de som da prefeitura e foi preso por série de furtos
POLÍTICA
Comissão aprova projeto de Nelsinho Trad, que prevê ginástica laboral
PARANAÍBA
Homem é preso por furtar saco de cimento de Centro de Educação Infantil