Menu
Busca domingo, 25 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
Clube Indaiá - Janeiro 2018

Justiça realiza audiência em acampamento de sem-terra em Terenos

06 dezembro 2003 - 08h17

Nesta segunda-feira, às 9h, data em que será comemorado o Dia da Justiça pelo Poder Judiciário de todo o país, em Mato Grosso do Sul, o juízo da Comarca de Terenos, realizará uma audiência um tanto quanto  inusitada. Em vez de as partes se dirigirem até o Fórum da comarca, como acontece normalmente, dessa vez a justiça irá ao encontro das partes. É que a Associação Centro de Integração dos Trabalhadores Rurais do Pólo Central, formada por sem-terra, ajuizou uma ação de reintegração de posse com pedido de liminar, contra o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Terenos. O objetivo é para que seus associados e familiares possam retornar para suas moradias no acampamento Portal do Pantanal, situado à margem da BR-262 e a 5km da cidade de Terenos, onde viviam até serem expulsos, em decorrência de conflito interno entre os trabalhadores.As 70 famílias filiadas à associação, que até sua fundação, em outubro último, faziam parte do grupo maior de 130 acampados, todos sob a direção do sindicato ligado à FETAGRI/MS, pretendem ser reintegradas ao local onde estão seus pertences, plantação, etc, de onde só saíram , por sentirem suas vidas ameaçadas, em razão do clima de terror instalado no local.De acordo com o Juiz de Direito da Vara Única de Terenos, Dr. José Berlange de Andrade, antes de decidir sobre o pedido de liminar requerido pela associação, por meio da Defensoria Pública do Estado, é necessário conhecer de perto a situação que desencadeou a divergência. “Normalmente nos deparamos com conflitos entre trabalhadores rurais e fazendeiros produtores, mas uma disputa dessa natureza não é nada comum, de modo que para melhor conhecer as condições onde acontecem os fatos e decidir a respeito da liminar, entendi necessária essa providência”, afirma o juiz.Com a designação da audiência no acampamento, pretende o magistrado encontrar uma solução amigável para o conflito: “Na audiência, onde estarão presentes as lideranças de cada grupo, se buscará construir uma solução consensual e pacífica para o embate que apartou os acampados depois da divergência que se instaurou na organização de base do acampamento, visto que o objetivo visado pelas partes é o mesmo, qual seja, permanecer na área até serem contemplados pelo Incra com a inclusão no rol de beneficiários da reforma agrária”, assevera Dr. Berlange.Além das partes, que foram intimadas a comparecer, foram convocados o Delegado de Polícia , o Comandante da PM local, os representantes da Defensoria Pública , da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, bem como o promotor de justiça da comarca, caso  queira participar. Caso ocorra a conciliação, o juiz irá homologar o acordo, que terá efeito de lei entre as partes, acarretando no encerramento do processo. Se não acontecer o acordo, o magistrado julgará a liminar, e o processo continuará regularmente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS
Com oferta de veículos e equipamentos agrícolas, Governo realizará 1° leilão do ano
NOVA ALVORADA DO SUL
Motorista alcolizado perde controle e colide carro em muro de delegacia
Jovem de 24 anos colidiu o carro que conduzia contra o muro da Delegacia de Polícia Civil, de Nova Alvorada do Sul, distante 120 quilômetros de Campo Grande, por volta das 18h de ontem (24), na Rua Dorivaldo Monteiro Nogueira, no Centro.
CAPITAL
Pichadores detidos pela GM são autuados pela PMA
FAMOSOS
Decotada, Kim Kardashian quase mostra demais
PRAZO
Programa Vencendo o Medo de Dirigir está com inscrições abertas
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran- MS), em parceria com a Clínica Escola de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece o programa Vencendo o Medo de Dirigir, para auxiliar homens e mulheres que possuem medo, nervosismo e insegurança para dirigir.
EDUCAÇÃO
Inscrição para financiamento estudantil em universidade paga termina quarta
REGIÃO
PMA autua pecuarista em R$ 132 mil por desmatamento ilegal
TRÁFICO
Jovem é flagrada com maconha em ônibus
INTERNACIONAL
Combates na Síria continuam e deixam 3 mortos, após resolução de trégua da ONU
Pelo menos três civis morreram e 26 ficaram feridos neste domingo (25) em bombardeios e ataques de artilharia contra a região de Ghouta Oriental, reduto da oposição na periferia de Damasco, horas depois de a ONU ter exigido o fim imediato das hostilidades. As informações são da EFE.
REGIÃO
Governo de MS deve homologar situação de emergência em Aquidauana e Miranda
Governo do estado deve reconhecer na próxima semana a situação de emergência em Aquidauana e Miranda, dois municípios que sofrem os efeitos das inundações provocadas pelas chuvas dos últimos dias.

Mais Lidas

WILLIAM DENTE PODRE
Ladrão baleado após atirar contra a polícia morre em hospital
NOVO HORIZONTE
Foragido da Justiça é preso após trocar tiros com policiais em Dourados
DOURADOS
Idoso morre ao ser atropelado na Monte Alegre
FÁTIMA DO SUL
População faz protesto e pedem Justiça no caso Débora