Menu
Busca domingo, 27 de maio de 2018
(67) 9860-3221
Clube Indaiá - Janeiro 2018

Ivinhema aumenta produção de goiaba

04 maio 2011 - 11h04

04/05/2011 12h02 - Atualizado em 04/05/2011 12h02

# Ivinhema aumenta produção de goiaba


Maryuska Pavão

“Nós só temos que agradecer. A nossa produção está uma maravilha. Estou cultivando goiaba há 4 anos e não perdi nada”. Estas são palavras do agricultor José da Silva, 53 anos. Ele, que possui uma pequena propriedade localizada na Gleba Azul - no Município de Ivinhema, fala entusiasmado como este tipo de cultura tem lhe sido útil. Segundo o produtor, desde quando iniciou essa atividade, a sua renda familiar aumentou significativamente. “Aqui trabalha eu e mais meus dois filhos. A renda é muito boa e dá pra se manter tranqüilo”, disse o agricultor.

Outro produtor que compartilha a mesma ideia é o senhor Luiz Samarrenho que cultiva goiaba desde 2006 em Ivinhema. “Antes tinha um pedaço de terra que não dava lucro nenhum, daí veio a possibilidade de plantar goiaba e a coisa ficou dez. É muito mais rentável que várias outras culturas. Estou satisfeito”, disse Samarrenho.

Os dois produtores citados acima são bons exemplos de como a cultura da goiaba tem rendido bons frutos. Tanto que a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura incentiva o plantio. Atualmente estão plantados no Município 7 mil pés de goiabeira aproximadamente e a previsão é que esse número aumente para 8500 ainda este ano.

Técnicos da Agraer local apontam que os produtores que cultivam goiaba e também participam dos projetos como o PAA Programa de Aquisição de Alimentos, da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, executado pela Prefeitura e Agraer têm conseguido resultados favoráveis.

O PAA tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento desta área. Em Ivinhema, o projeto já está em sua terceira edição e cresce a cada ano.

A Conab adquire os produtos cultivados no Município, que são distribuídos para entidades filantrópicas locais, além de creches, escolas, Apae e também municípios vizinhos como Angélica e Deodápolis.

E com a finalidade de viabilizar ainda mais a produção local, a Prefeitura, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário já construiu uma fábrica de processamento de frutas. “Já foi adquirido os equipamentos desta fábrica, com exceção de uma esteira e um compressor que estão em processo de licitação. Estamos aguardando somente a licença do Imasul (Instituto de Meio Ambiente), que autoriza o funcionamento da fábrica”, destacou Edson Correa, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Ivinhema,

O prefeito Renato Câmara não mede esforços para motivar a diversificação agrícola. Para isso um caminhão utilitário, com um compartimento de carga especial, também está sendo adquirido pela Prefeitura de Ivinhema. O caminhão será entregue aos produtores de goiabas e estes vão poder colocar seus produtos no mercado a custos mais baixos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORUMBÁ
Daniela Mercury sacode Corumbá com ‘Banzeiro’ e faz saudação a Manoel de Barros
BRASIL
Petroleiros deflagram greve de 72 horas a partir de quarta-feira
MS
PMA prende dois homens por furto de gado em fazenda
BRASIL
Forças de segurança escoltam caminhões para garantir abastecimento de combustível
REGIÃO
Reconstrução da MS-178 na entrada de Bonito usa engenharia das maiores obras do País
REGIÃO
PMA fecha carvoaria ilegal e autua proprietária em R$ 3,6 mil
BRASIL
11 aeroportos estão sem combustível neste domingo, informa a Infraero
ESPORTES
Ainda invicto, São Paulo faz confronto direto com América-MG
FRONTEIRA
Jovem é encontrado morto com várias facadas
MS
Maior programa de incentivos fiscais deve gerar 12 mil novos empregos

Mais Lidas

DOURADOS
Após desabastecimento, chegada de gasolina em alguns postos gera fila ‘gigante’
GREVE DOS CAMINHONEIROS
Caminhoneiros tiram veículos da rodovia, mas paralisação segue firme em Dourados
NÃO ATRAPALHAM
Juiz cita direito de greve e nega reintegração de posse da BR-163
ESCASSEZ
Fim de semana deve ‘esvaziar’ supermercado, afirma gerente