Menu
Busca domingo, 18 de novembro de 2018
(67) 9860-3221
ECONOMIA

Grécia considera fechamento de bancos na segunda-feira

28 junho 2015 - 10h15

O governo grego vai avaliar neste domingo (28) a adoção de controles de capital e o fechamento dos bancos do país na segunda-feira, afirmou o ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, à BBC Radio.

Em uma entrevista, Varoufakis disse que seu governo vai pesar ambas as decisões durante a noite, informou no Twitter Nick Sutton, editor do programa The World This Weekend, da BBC Radio 4.

Mais de um terço dos caixas eletrônicos da Grécia ficaram desabastecidos no sábado depois que os gregos sacaram dinheiro temendo que o país saia da zona do euro, disseram três fontes do setor bancário à Reuters.

Gregos fizeram filas do lado de fora dos caixas eletrônicos depois que o primeiro-ministro Alexis Tsipras convocou um referendo surpresa para discutir as propostas de austeridade exigidas pelos credores, colocando a Grécia à beira do calote.

Cerca de 35% da rede de caixas eletrônicos - dois mil de um total de 5.500 equipamentos em todo o país - ficaram sem notas de euro em determinado momento do dia e depois foram reabastecidos, disseram as fontes.

Os bancos estavam trabalhando de forma coordenada com o banco central para manter a rede abastecida, afirmaram. O reabastecimento dos caixas geralmente demora de uma a duas horas por ponto, o que levou a longas filas em todo o país, disse uma das fontes.

Cerca de 600 milhões de euros foram sacados do sistema bancário grego no sábado, disse à Reuters uma fonte sênior de um dos quatro grandes bancos da Grécia. Uma segunda afirmou que o fluxo de retirada de dinheiro foi de mais de 500 milhões de euros.

Embora isso seja menos do que os cerca de 1 bilhão de euros sacados em alguns dias das últimas duas semanas, a cifra desta vez foi quase que exclusivamente relativa a saques em caixas eletrônicos, onde o limite diário de retirada de dinheiro é de 600 a 700 euros, afirmaram pessoas da rede bancária.

"A demanda por dinheiro em espécie é definitivamente mais alta do que o que se vê em um sábado normal", disse um deles. "Isso não significa que existam filas em todos os lugares, mas estamos tentando manter os caixas eletrônicos abastecidos."

Minutos depois do discurso de Tsipras à nação, pequenas filas já eram vistas em alguns caixas em Atenas. Além das filas em vários caixas por todo o país neste sábado, cerca de 40 pessoas dentro do Parlamento grego também se amontoavam para sacar dinheiro no caixa eletrônico dali.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Comissão sobre Escola sem Partido faz nova tentativa de votar relatório
POLÍTICA
Em encontro com Maia e Bolsonaro, governadores defendem votação de projetos para enfrentar crise
ECONOMIA
União já pagou este ano R$ 3,5 bi em dívidas atrasadas dos estados
TRÊS LAGOAS
Homem cai em golpe ao tentar comprar carro na internet
MATO GROSSO DO SUL
Edital para inserção de jovens no mercado de trabalho está aberto até dezembro
Processo visa a seleção de entidades que possam atuar, em parceria com a SED, no acompanhamento de estudantes, matriculados no ensino médio, para a atuação profissional.
TV
Samantha Schmütz celebra papel dramático em 'Carcereiros': 'Porta para o público me ver de uma maneira diferente'
CAPITAL
Motorista sem CNH fura sinal, foge da polícia e acaba preso dentro de casa
BRASIL
Defensoria Pública pede à Justiça manutenção de regras do Mais Médicos
FAMOSA
Susana Vieira abre o jogo sobre luta contra a leucemia: “Perguntei ao médico quando vou morrer”
CAPITAL
Mais de 20 acidentes foram registrados nesta madrugada em Campo Grande

Mais Lidas

DOURADOS
Bandido armado faz arrastão do Flórida ao Centro durante a noite
DOURADOS
Dupla desobedece ordem de parada, é perseguida e acaba presa em flagrante por porte de arma
CAMPO GRANDE
Homem se joga do 9° andar de hotel luxuoso na Capital
NOVA ALVORADA DO SUL
Acidente entre dois veículos termina com dois feridos e BR-163 interditada