Menu
Busca terça, 21 de janeiro de 2020
(67) 9860-3221

Ciclofaixas de Dourados são destaque em evento internacional

07 agosto 2006 - 08h37

Dourados apresentou sua experiência na instalação de ciclofaixas no Workshop Internacional sobre Planejamento e Implantação de Sistemas Cicloviários, no período de 31 de julho a 03 de agosto em Guarulhos (SP) promovido pelo Governo Federal através do Ministério das Cidades em parceria com o Banco Mundial. Apenas quatro capitais e duas cidades do interior do país foram convidadas para a apresentação. As capitais selecionadas foram Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Aracaju (SE) e as cidades do interior foram Dourados e Ubatuba (SP).

De acordo com o representante de Dourados no evento, o superintendente de Transporte de Trânsito da Secretaria Municipal de Habitação e Serviços Urbanos, Oslon Estigarribia, a cidade foi convidada porque já tem ciclofaixa e possui uma política voltada para o ciclista. “Durante a apresentação falamos de como foi a instalação das ciclofaixas em Dourados, abordando as intervenções que precisaram ser feitas nas ruas, como as inversões de sentido, por exemplo, e também abordamos que o preconceito para com as ciclofaixas tem base na luta entre as classes sociais, de um lado está quem tem mais recursos financeiros e usa o carro e do outro, quem usa a bicicleta”, disse Oslon.

Outro motivo que ocasionou a seleção de Dourados para a apresentação foi o de que não houve nenhuma morte de ciclistas nas ciclofaixas. Dourados possui 30 quilômetros de ciclofaixas sendo que mais duas estão em construção nas ruas Palmeiras e General Osório.

As experiências internacionais da Holanda, Alemanha e da Colômbia também foram compartilhadas. O objetivo do Workshop Internacional sobre Planejamento e Implantação de Sistemas Cicloviários foi o de incentivar a transformação das cidades em ambientes mais humanos e saudáveis e menos motorizados. Participaram da abertura do seminário o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, José Carlos Xavier; o secretário do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo, Eduardo Jorge; o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá; o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes e Paul Procee, representante do Banco Mundial.



Deixe seu Comentário

Leia Também

APARECIDA DO TABOADO
Homem escapa de sequestro durante abastecimento em posto de combustíveis
POLÍTICA
MPF defende anulação dos atos de Alvim na Secretaria de Cultura
CAMPO GRANDE
Após 17 dias, gêmeas siamesas ligadas pelo tórax morrem em hospital
JUSTIÇA
Jornalista britânica conhece em MS programas de proteção à mulher
ACIDENTE
Corpo de bióloga que morreu no Peru chega a MS na próxima 4ª-feira
POLÍTICA
MP 905 é tema reunião entre Reinaldo Azambuja e procurador-geral do MPT
CAPITAL
Laudo preliminar sobre morte de veterinária confirma cocaína em quarto
LINGUAGEM IMPRÓPRIA
Em decisão juiz ataca governo e diz que País vive "Merdocracia Neoliberal"
COSTA RICA
Homem fura pulmão de adolescente e foge, mas deixa documentos cair
JUDICIÁRIO
Juíza eleitora cassa mandato do vice-presidente da Câmara de Coxim

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é flagrado correndo pelado na Presidente Vargas
PARAGUAI EM ALERTA
Membros do PCC fogem de prisão em Pedro Juan; ao todo já são considerado 75 foragidos
BELLA VISTA DO NORTE
Ex-prefeito de cidade paraguaia vizinha a MS é executado a tiros
GUARDA
Traficante que queria ganhar R$ 12 mil vendendo drogas é presa em Dourados