Menu
Busca quarta, 26 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221

Hoje dia 11 de agosto é o "Dia do Pindura"

11 agosto 2002 - 08h39

"Garçom tira a conta da mesa, coloca o sorriso no rosto, seria muita avareza, cobrar do 11 de agosto". Se você, algum dia, entrar em um restaurante e ouvir um grupo de jovens cantar essa música, saiba que o dono do estabelecimento está sendo alvo de estudantes de Direito que praticam o "pindura".
A data foi criada para comemorar o aniversário da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), localizada no Largo São Francisco, região central de São Paulo, que foi inaugurada em 11 de agosto de 1827. De acordo com a coordenadora do Centro Acadêmico XI de Agosto, Lúcia Del Picchia, o "Dia do Pindura" "é a forma de se festejar a criação dos cursos jurídicos no País, na época em que só existia a Faculdade de Direito da USP".
Quase dois séculos depois, os futuros advogados do País permanecem com o "pindura", ou seja, entram no restaurante, comem e saem sem pagar a conta. "É tradição. Os donos de restaurantes sabem disso e muitos respeitam", conta o estudante de Direito do 2º ano da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Gustavo Covas, que na quarta-feira teve de pagar a conta no Forneria San Paolo, localizado na região sul de São Paulo.
De acordo com o gerente do restaurante, Adílio Vezzaro, o Forneria San Paolo tem uma cota - já esgotada - apenas para o 11 de agosto. "Neste dia, tudo bem. Agora, a semana toda, não tem estabelecimento que possa aceitar", afirmou Vezzaro. Ontem, por exemplo, outros estudantes anunciaram o 'pindura' após terem feito o pedido. Apenas demos um desconto", acrescentou.
Já Gustavo, neto do ex-governador Mário Covas, estava com mais seis amigos (todos da Faap) e pagou a conta de R$ 190 para não ter de ir à delegacia. "Os policiais foram simpáticos. Um deles até me disse que fez Direito e já foi preso por causa do 'pindura'", contou a estudante Cristina Cruz, que não se conformou do gerente do restaurante não ter aceito o ofício (documento que os estudantes entregam e que, normalmente, é colocado na porta do estabelecimento para que todos saibam que aquele restaurante foi alvo do "pindura").

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL
Número de mortes causadas pelo novo coronavírus chega a 2.715 na China
BALANÇO
Carnaval termina com dois mortos e 24 feridos nas rodovias estaduais de MS
REGIÃO
Órgãos públicos estaduais retomam atendimento às 13h desta quarta-feira
MERCADO FINANCEIRO
Ações: como começar a investir
REGIÃO
Delegado pede prisão de acusado pelo assassinato de ex-prefeito e governo decreta luto por 3 dias
FUTEBOL
Flamengo e Independiente del Valle decidem hoje a Recopa SUl-Americana
COMER BEM
Marmita Torre: comodidade e praticidade no dia-a-dia das famílias
DOURADOS
Casal agride mulher e leva celular dela em assalto no Centro
Educação
Hiperpoliglotismo: tudo sobre a habilidade de falar muitos idiomas
SUSPEITA EM SP
Isolamento domiciliar em caso suspeito de coronavírus é previsto em MS

Mais Lidas

DOURADOS
Ex-prefeito de Amambai não resiste e morre no Hospital do Coração
MULTIDÃO
Carnaval na praça central de Dourados termina em ‘confusão e sujeira’
ATENTADO
Aeronave pousa em Dourados e fica a disposição de Lanzarini
DOURADOS
Mulher tenta sair de mercado com quase R$ 700 em compras sem pagar