Menu
Busca sexta, 20 de abril de 2018
(67) 9860-3221
BANNER CORPAL TOPO SITE

Hoje dia 11 de agosto é o "Dia do Pindura"

11 agosto 2002 - 08h39

"Garçom tira a conta da mesa, coloca o sorriso no rosto, seria muita avareza, cobrar do 11 de agosto". Se você, algum dia, entrar em um restaurante e ouvir um grupo de jovens cantar essa música, saiba que o dono do estabelecimento está sendo alvo de estudantes de Direito que praticam o "pindura".
A data foi criada para comemorar o aniversário da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), localizada no Largo São Francisco, região central de São Paulo, que foi inaugurada em 11 de agosto de 1827. De acordo com a coordenadora do Centro Acadêmico XI de Agosto, Lúcia Del Picchia, o "Dia do Pindura" "é a forma de se festejar a criação dos cursos jurídicos no País, na época em que só existia a Faculdade de Direito da USP".
Quase dois séculos depois, os futuros advogados do País permanecem com o "pindura", ou seja, entram no restaurante, comem e saem sem pagar a conta. "É tradição. Os donos de restaurantes sabem disso e muitos respeitam", conta o estudante de Direito do 2º ano da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Gustavo Covas, que na quarta-feira teve de pagar a conta no Forneria San Paolo, localizado na região sul de São Paulo.
De acordo com o gerente do restaurante, Adílio Vezzaro, o Forneria San Paolo tem uma cota - já esgotada - apenas para o 11 de agosto. "Neste dia, tudo bem. Agora, a semana toda, não tem estabelecimento que possa aceitar", afirmou Vezzaro. Ontem, por exemplo, outros estudantes anunciaram o 'pindura' após terem feito o pedido. Apenas demos um desconto", acrescentou.
Já Gustavo, neto do ex-governador Mário Covas, estava com mais seis amigos (todos da Faap) e pagou a conta de R$ 190 para não ter de ir à delegacia. "Os policiais foram simpáticos. Um deles até me disse que fez Direito e já foi preso por causa do 'pindura'", contou a estudante Cristina Cruz, que não se conformou do gerente do restaurante não ter aceito o ofício (documento que os estudantes entregam e que, normalmente, é colocado na porta do estabelecimento para que todos saibam que aquele restaurante foi alvo do "pindura").

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Viviane Araújo renova o bronze em dia de biquíni em resort no Ceará
BR-463
Polícia confirma morte de idoso em ataque de pistoleiros
UFGD
Avaliação e qualidade do ensino será tema de colóquio em Dourados
HABEAS CORPUS
Ministro do STJ envia para o Supremo de recurso do ex-presidente Lula
MEIO AMBIENTE
Fazendeiro é multado em R$ 5 mil por degradação de matas ciliares
DICIONÁRIO
Estudantes criam aplicativo que faz tradução entre o guarani e português
DOURADOS
Homem é baleado após troca de tiros na BR-463
SÃO PAULO
Tiroteio durante assalto dentro de ônibus deixa 3 mortos e 4 feridos
TRANSPARÊNCIA
Anatel abre consulta para regulamentar serviços de telemarketing
EDUCAÇÃO
UEMS e UFGD realizam III Seminário de Formação Docente em maio

Mais Lidas

DOURADOS
Filho de apresentadora é preso na rodoviária com dinheiro falso
DIREITOS HUMANOS
Esposas de presos denunciam agressões e Comissão vai até a PED
FORAGIDO
Polícia identifica comparsa do roubo em Ceim de Dourados
BR-463
Baleado é trazido ao HV e suspeita é de assalto em propriedade rural