Menu
Busca segunda, 24 de setembro de 2018
(67) 9860-3221

Hoje dia 11 de agosto é o "Dia do Pindura"

11 agosto 2002 - 08h39

"Garçom tira a conta da mesa, coloca o sorriso no rosto, seria muita avareza, cobrar do 11 de agosto". Se você, algum dia, entrar em um restaurante e ouvir um grupo de jovens cantar essa música, saiba que o dono do estabelecimento está sendo alvo de estudantes de Direito que praticam o "pindura".
A data foi criada para comemorar o aniversário da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), localizada no Largo São Francisco, região central de São Paulo, que foi inaugurada em 11 de agosto de 1827. De acordo com a coordenadora do Centro Acadêmico XI de Agosto, Lúcia Del Picchia, o "Dia do Pindura" "é a forma de se festejar a criação dos cursos jurídicos no País, na época em que só existia a Faculdade de Direito da USP".
Quase dois séculos depois, os futuros advogados do País permanecem com o "pindura", ou seja, entram no restaurante, comem e saem sem pagar a conta. "É tradição. Os donos de restaurantes sabem disso e muitos respeitam", conta o estudante de Direito do 2º ano da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Gustavo Covas, que na quarta-feira teve de pagar a conta no Forneria San Paolo, localizado na região sul de São Paulo.
De acordo com o gerente do restaurante, Adílio Vezzaro, o Forneria San Paolo tem uma cota - já esgotada - apenas para o 11 de agosto. "Neste dia, tudo bem. Agora, a semana toda, não tem estabelecimento que possa aceitar", afirmou Vezzaro. Ontem, por exemplo, outros estudantes anunciaram o 'pindura' após terem feito o pedido. Apenas demos um desconto", acrescentou.
Já Gustavo, neto do ex-governador Mário Covas, estava com mais seis amigos (todos da Faap) e pagou a conta de R$ 190 para não ter de ir à delegacia. "Os policiais foram simpáticos. Um deles até me disse que fez Direito e já foi preso por causa do 'pindura'", contou a estudante Cristina Cruz, que não se conformou do gerente do restaurante não ter aceito o ofício (documento que os estudantes entregam e que, normalmente, é colocado na porta do estabelecimento para que todos saibam que aquele restaurante foi alvo do "pindura").

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSOS
Luisa Sonza relata críticas após procedimento: 'Acharam feio'
MEDIDA
ANP vai fazer consulta para substituir GNL importado por gás doméstico
TEMPORAL
Chuva e ventos fortes derrubam árvores em Dourados
LADÁRIO
Três pessoas ficam feridas em capotagem de carro
INVESTIGAÇÃO
Polícia Federal reforça versão de que agressor de Bolsonaro atuou sozinho
CAPITAL
Carreta tomba com 27 toneladas de agrotóxico
POLÍTICA
Temer viaja a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU; Toffoli assume Presidência
PONTA PORÃ
PM recebe solicitação por desentendimento familiar e captura foragido
CAPITAL
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça
TRÁFICO DE DROGAS
PRF apreende 42kg de maconha e skank após fuga de condutor

Mais Lidas

DOURADOS
Amiga de jovem encontrada morta é presa acusada por tráfico e por alterar a cena do crime
POLÍCIA
Presos em Dourados são transferidos para capital
POLÍCIA
Homem sofre tentativa de homicídio em Dourados
DOURADOS
Jovem é preso com maconha e bloqueador de sinal de celular