Menu
Busca segunda, 17 de fevereiro de 2020
(67) 9860-3221

Governo do Estado capacita gestores em gênero

28 março 2005 - 13h05

Por meio do Programa de Formação de Gestores e Gestores em Gênero, agentes responsáveis por políticas públicas de áreas estratégicas do governo receberão capacitação para inserir a perspectiva de gênero nas ações governamentais. A programação é composta de seis módulos, sendo que o primeiro tem início no dia 31, a partir das 8 horas, na Escola de Governo.
A realização é do Governo do Popular, por meio de parceria entre Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, Fundação Escola de Governo, Seplanct e Subsecretaria de Apoio à Gestão Estratégica, da Secoge. O programa abordará conceito de gênero, políticas públicas e desenvolvimento, economia feminista, ações afirmativas, educação e cultura, além de violência de gênero, em módulos mensais de dois dias cada.
Como objetivo geral, o programa pretende formar grupos de gestores e gestoras, capacitando-os(as) e sensibilizando-os(as) para a incorporação do enfoque de gênero nos projetos prioritários do governo, e elaborar uma agenda integrada de ações. Participarão das atividades gerentes de políticas públicas de 25 órgãos do governo, entre secretarias, autarquias, fundações e universidades. A metodologia será de formação continuada, respeitando a conjuntura social e sistemas organizacionais, para superar dificuldades encontradas em cada local de trabalho.
Os parâmetros utilizados serão conteúdos de gênero acumulados pela produção de conhecimento, tanto acadêmica, quando da própria administração pública, dos movimentos sociais, das feministas e da cooperação internacional. Segundo Stela Brandão, assessora da Coordenadoria da Mulher, “nossa idéia não é criar megaprojetos e reinventar um mundo exclusivo para mulheres, mas atuar nas políticas e projetos que já estão em andamento ou sendo implantados.
Precisamos possibilitar aos e às agentes público(a)s um olhar de gênero sobre toda e qualquer ação, relação, análise, orçamento que constituem sua prática cotidiana”. As palestrantes do programa serão as professoras Jacy Curado da UCDB; Vera Soares, da ONU/Unifem (Brasília); Lena Lavinas, da UFRJ; Wania de Jesus Santana, consultora do Banco Mundial/TV Futura; Sandra Alt, coordenadora da Coordenadoria da Mulher de MS, e Maria Luiza, da Coordenadoria da Mulher de São Paulo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASA DE LEIS
Sessões, CPI e capacitação de servidores são os destaques da semana na Alems
POLÍTICA
Alto escalão do governo terá desempenho avaliado a partir de abril
ESPORTES
Final de semana de medalhas para judô brasileiro
CUIDADOS
Com riscos a saúde humana, pragas urbanas podem ser evitadas
REGIÃO
Maconha que seria levada para o Ceará é apreendida em MS
CONTRABANDO
PRF apreende de 2 toneladas de agrotóxicos escondidos em carga de leite
SAÚDE
Cai para três número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil
CORUMBÁ
Escolas de samba realizam pré-desfile neste domingo
CAMPEÃO
Trio decide, Flamengo domina o Athletico-PR e conquista a Supercopa
DROGAS
Duas mulheres são presas por tráfico em ônibus que passava por Dourados

Mais Lidas

VILA SÃO BRÁS
Venezuelanos são flagrados consumindo maconha em bairro de Dourados
HARRISON DE FIGUEIREDO
Adolescente é detido e jovem é presa por tráfico, receptação e posse
DOURADOS
Dupla é presa por porte e posse ilegal de arma de fogo
FURTOS
Ladrões fazem “arrastão” e levam motos em Dourados