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Saúde e Bem-estar

Falando da Psicologia Positiva no contexto Escolar

03 dezembro 2019 - 13h10Por LUCIANE SPERAFICO

A Psicoterapeuta com formação em Psicologia Positiva Luciane Sperafico explica um pouco mais sobre a importância desta abordagem na Educação Escolar.

A Psicologia Positiva surgiu em meados dos anos 90 do século passado, nos Estados Unidos. Cientistas de alguns dos maiores centros de estudos em Psicologia da atualidade, tais como os das Universidades de Harvard, Yale, Pensylvania e Michigan, reuniram-se com o objetivo de compreender melhor os caminhos que levariam o ser humano à felicidade. Martin Seligman (ex-presidente da Associação Americana de Psicologia), focado em estudar as questões da felicidade e do bem-estar do sujeito, desenvolveu uma pesquisa voltada a identificar os bons sentimentos e as emoções positivas nas relações interpessoais, o bom-humor, o otimismo e a gentileza. Certamente, há muitas décadas os pesquisadores da área de Saúde se preocupam com as questões das emoções e as consequências que elas exercem sobre o organismo.

Assim, a Psicologia Positiva, voltada para o estudo científico das potencialidades humanas, além de agregar ao clássico papel curativo da Psicologia convencional, também se apresenta com um caráter preventivo, essencial quando se pensa em qualidade de vida e no desenvolvimento pleno do potencial humano.

A importância da Psicologia Positiva aplicada ao contexto escolar.

Como poderemos empregar a psicologia positiva de modo a melhorar o rendimento escolar dos alunos? A identificação das dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças em idade escolar tem aumentado, embora haja muitos anos se reconheça a relevância de tais problemas.

De acordo com Martin Seligman (2011), a Educação positiva é uma visão da educação que credencia a edificação dos pontos fortes das crianças, o que lhes permite alcançar o seu potencial absoluto. Seligman menciona este conceito associando a criação de competências académicas, que implicam obtenção e prática de conhecimento em diversas áreas, à promoção da disciplina e ao desenvolvimento de aptidões de bem-estar. Estas últimas incluem as emoções positivas, o comprometimento, a vida com sentido, as relações positivas e o sucesso. Associada a todas estas construções psicológicas encontra-se a prática das virtudes e forças de caráter.

A Escola e a Educação Positiva.

A Educação Positiva está permeada de habilidades específicas que auxiliam os alunos a reforçar as suas relações interpessoais, promover consciência, construir emoções positiva, e incentivar um estilo de vida mais saudável. A Educação Positiva se une à ciência da Psicologia Positiva no sentido de melhorar as práticas educacionais para apoiar, desenvolver e incentivar os indivíduos, a comunidade e o espaço escolar.

Observa-se, no contexto mundial, que alguns países investem na Psicologia Positiva em suas escolas, pois criaram seus próprios currículos específicos baseados no bem-estar. A Federação de Aske, no Reino Unido, a Luanda International School, em Angola, e a Saint Peter School, na Austrália, estão implementando a aplicação da Psicologia Positiva articulando programas, conforme a realidade social no tocante ao bem-estar do sujeito, e sucesso no processo ensino-aprendizagem.

É preciso, portanto, compreender que o objetivo da escola, além de transmitir conhecimento e aprendizagem acadêmica para alcançar metas, é ajudar a desenvolver as emoções positivas; a aprendizagem social e emocional; e o bem-estar; assim, a escola estará investindo na melhoria do sujeito como um todo.

A Psicologia Positiva estuda os processos cognitivos e emocionais subjacentes às experiências subjetivas e aos traços de personalidade dos sujeitos, no sentido de facilitar mudanças comportamentais. Assim, no contexto educacional, a Psicologia Positiva contribui no contexto do processo ensino-aprendizagem, porque promove situações de otimismo, bem-estar, segurança e felicidade; assim, são grandes as chances de sucesso na aprendizagem.

Em suma a Psicologia Positiva é uma nova abordagem da Psicologia que pretende revolucionar o modo como se vê o ser humano, já que o seu foco não é perceber o que está errado na pessoa, mas sim extrair o que a pessoa tem de melhor. É possível, deste modo, assegurar que a Psicologia Positiva é extraordinariamente pertinente para a escola, pois contribui para a percepção e progresso de altos níveis de bem-estar psicológico de alunos, professores, pessoal não docente e pais.

Estas abordagens são comprovadas para melhorar a competência social, felicidade e aprendizagem aos alunos.

Palestra sobre Psicologia Positiva na prevenção da saúde e qualidade de vida dos professores. Escola Nova Época- Dourados-30/11/19.

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Sobre a Profissional - LUCIANE SPERAFICO”

* Mestre em Psicologia

* Psicanalista

* Psicopedagoga

* Pedagoga e Neuropedagoga

* Especialista Em Neuropsicologia

* Atualização Em Reabilitação Neuropsicológica

* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo

* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental

Screener da Síndrome de Irlen

*Analista Comportamental DISC pela SLAC

* Coach de Carreira &Coach Vocacional

*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU

*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional &Treino Cognitivo (Atenção)

*Formação em Psicologia Positiva e Terapia do Esquema

*Atualização em Mindfulness 

 

 

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