Menu
Busca quarta, 26 de setembro de 2018
(67) 9860-3221
TECNOLOGIA

Facebook explica brecha que originou ataque de grupo brasileiro

27 junho 2015 - 18h05

O Facebook se manifestou sobre o ataque sofrido na última quinta-feira, 25, que modificou algumas palavras de sua interface. Em comunicado enviado ao Olhar Digital, a empresa explica a brecha que ocasionou o ataque realizado por um grupo brasileiro.

“Inadvertidamente, fizemos um ajuste específico para uma tradução livre feita pela comunidade, o que resultou em traduções equivocadas. Tomamos as medidas necessárias para reverter a situação, e estamos fazendo ajustes adicionais para ajudar a garantir que isso não aconteça novamente”, explica a empresa.

Na noite da última quinta, quem usa o Facebook em português do Brasil encontrou mensagens bizarras no link que limpa todas as notificações recebidas. Em lugar de "Marcar todas como lidas", apareciam coisas como "Na União Soviética, a Desciclopédia derruba o Facebook".

A confusão aconteceu como represália dos leitores da Desciclopédia ao Facebook porque a página do site que satiriza a Wikipédia foi tirada do ar. Os leitores se organizaram em um grupo da Desciclopédia para "trollar" o sistema de idiomas da rede social.

O Facebook incentiva seus usuários a melhorar a tradução do site, assim como fazem o Twitter e outros serviços da web. Basta acessar o aplicativo de tradução do site e, em poucos passos, qualquer um se torna colaborador.

O que aconteceu neste caso é que os internautas agiram focados em um único pedaço de texto, votando em massa nas mensagens apontadas por eles até que elas substituíssem a que traduz corretamente o "Marcar todas como lidas".

Na comunidade de tradutores brasileiros o pessoal que realmente ajuda a colocar o Facebook em português daqui se mobilizou para fazer tudo voltar ao normal, mas um deles levantou uma questão que merece atenção: e se fosse um código malicioso? Se um simples conjunto de caracteres é capaz de forçar iPhones a reiniciar, dá para imaginar que um sistema frágil como esse de traduções pode despertar o interesse de gente mal-intencionada.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Aline Riscado curte praia com amigas e impressiona com corpão sarado
UFMS
PF investiga denúncia de acadêmico que ameaçou professores e alunos
OPORTUNIDADE
CIN abre vagas a curso de comércio exterior em Dourados
CAMPO GRANDE
Prefeitura abre inscrição para contratar médicos com salário de R$ 12 mil
UEMS
De Pais para Filhos chega em Dourados no próximo fim de semana
CAPITAL
Com suspeita de tuberculose, idosa espera vaga em hospital há 5 dias
PROGRAMA
Governo lança plano para reduzir à metade nº de mortos no trânsito
ANASTÁCIO
Após engravidar do pai, adolescente dá à luz e decide criar bebê
ELEIÇÕES 2018
TSE aceita registro de candidatura de Haddad à Presidência
EDUCAÇÃO
ProfLetras de Dourados abre processo seletivo para alunos regulares

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia encontra bilhete com “mula” e fecha entreposto de drogas no Estrela Porã
OPERAÇÃO REMAKE
Gaeco cumpre mandados e apura desvio de R$ 670 mil em sindicato
BR-163
Gol carregado com maconha é apreendido em Dourados
ÁGUA BOA
Homem armado invade casa e leva dinheiro da vítima