Menu
Busca segunda, 22 de julho de 2019
(67) 9860-3221
TECNOLOGIA

Facebook explica brecha que originou ataque de grupo brasileiro

27 junho 2015 - 18h05

O Facebook se manifestou sobre o ataque sofrido na última quinta-feira, 25, que modificou algumas palavras de sua interface. Em comunicado enviado ao Olhar Digital, a empresa explica a brecha que ocasionou o ataque realizado por um grupo brasileiro.

“Inadvertidamente, fizemos um ajuste específico para uma tradução livre feita pela comunidade, o que resultou em traduções equivocadas. Tomamos as medidas necessárias para reverter a situação, e estamos fazendo ajustes adicionais para ajudar a garantir que isso não aconteça novamente”, explica a empresa.

Na noite da última quinta, quem usa o Facebook em português do Brasil encontrou mensagens bizarras no link que limpa todas as notificações recebidas. Em lugar de "Marcar todas como lidas", apareciam coisas como "Na União Soviética, a Desciclopédia derruba o Facebook".

A confusão aconteceu como represália dos leitores da Desciclopédia ao Facebook porque a página do site que satiriza a Wikipédia foi tirada do ar. Os leitores se organizaram em um grupo da Desciclopédia para "trollar" o sistema de idiomas da rede social.

O Facebook incentiva seus usuários a melhorar a tradução do site, assim como fazem o Twitter e outros serviços da web. Basta acessar o aplicativo de tradução do site e, em poucos passos, qualquer um se torna colaborador.

O que aconteceu neste caso é que os internautas agiram focados em um único pedaço de texto, votando em massa nas mensagens apontadas por eles até que elas substituíssem a que traduz corretamente o "Marcar todas como lidas".

Na comunidade de tradutores brasileiros o pessoal que realmente ajuda a colocar o Facebook em português daqui se mobilizou para fazer tudo voltar ao normal, mas um deles levantou uma questão que merece atenção: e se fosse um código malicioso? Se um simples conjunto de caracteres é capaz de forçar iPhones a reiniciar, dá para imaginar que um sistema frágil como esse de traduções pode despertar o interesse de gente mal-intencionada.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU!
Sereia! Ex-BBB Carol Peixinho faz foto embaixo d'água e ganha elogios
PARANAÍBA
Caminhão bate frontalmente com motocicleta e rapaz morre em rodovia
MEIO AMBIENTE
Fazendeiro é multado em R$ 5,5 mil por exploração ilegal de madeira
DOURADOS
Garantidos recursos para 1ª etapa do Hospital da Mulher e da Criança
RIBAS DO RIO PARDO
Avô e neta morrem após caminhonete bater de frente em carreta
CONCURSO
Ao menos 12 órgãos abrem inscrições para preencher quase 800 vagas
AMAMBAI
Morto a tiros em frente a conveniência era 'braço direito' de Jarvis Pavão
FESTA
Arraiá Universitário da UFGD será realizado nos dias 02 e 03 de agosto
GENERAL OSÓRIO
Mulher de 57 anos é assaltada quando trafegava de bicicleta
PRAZO
Inscrição para professores fiscalizar provas do Enem termina amanhã

Mais Lidas

TRÂNSITO
Mulher morre após acidente entre carro e moto
DOURADOS
Guarda flagra rapaz empurrando moto e descobre que veículo era furtado
LAGUNA CARAPÃ
Homem chega alterado em casa, bate na mãe e é preso
CLONE
Veículo roubado no Brasil é recuperado com deputado paraguaio