Menu
Busca segunda, 09 de dezembro de 2019
(67) 9860-3221

Estudo diz que H1N1 é menos letal que esperado

11 dezembro 2009 - 13h32

Estudo publicado pelo departamento de saúde pública britânico nesta quinta-feira na internet demonstra que a gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- é "menos letal" do que se imaginava. O levantamento estima que, a cada 100 mil pessoas infectadas no Reino Unido, só 26 tiveram complicações que as levaram à morte.

Londres chegou a advertir que com a chegada do inverno o número de contágios semanais poderia ser de 100 mil, o que gerou controvérsia a partir de alguns setores, que acusam ao governo de estender o alarme inutilmente e chamam a atenção sobre o grande negócio que fizeram as farmacêuticas. Na semana passada, foram registrados só 11 mil novos casos, muito longe dos prognósticos.

No estudo publicado hoje, porém, os cientistas britânicos recuam e afirmam que a pandemia de gripe suína é cem vezes menos letal do que a da gripe espanhola, em 1918, e quase dez vezes menos letal que as pandemias de gripe de 1957 e de 1968. "A primeira pandemia de gripe do século 21 é consideravelmente menos letal do que se temeu em um princípio", disse Liam Donaldson, assessor do governo para assuntos médicos.

O estudo, publicado no site do "British Medical Journal", concluiu, por meio de observação de pacientes internados entre julho e novembro passados, que a taxa de mortes pela doença é de 0,026%, segundo a análise dos dados oficiais requestados até novembro. As conclusões foram divulgadas justamente quando os números de contaminações no Reino Unido caem.

Donaldson, no entanto, defendeu as medidas de saúde adotadas e recomendou à população que se vacine, especialmente se integrar um grupo de risco --doentes, grávidas ou crianças com menos de 5 anos. Até agora, só 2,3 milhões dos 9 milhões de britânicos em grupos de risco foram se vacinar. No começo da semana, os americanos do CDC (Centro de Controle de Doenças, na sigla em inglês) tinham afirmado que a gripe suína poderá se tornar a mais fraca pandemia registrada, com uma taxa de óbitos inferior à da gripe comum.

Deixe seu Comentário

Leia Também

RECEITA FEDERAL
Cerca de 700 mil contribuintes caíram na malha fina em 2019
SAÚDE
Enfermeira é flagrada dormindo em UPA e secretaria diz que era intervalo
PARCERIA
BB prorroga condições da Semana de Negociação até O fional do ano
POLÍCIA
Casal do Paraná é preso por torturar criança adotada em MS há 2 meses
BOATE
Jogador francês de vôlei é preso em BH após denúncia de assédio
CORUMBÁ
Caminhão tomba após bater em caminhonete dirigida por motorista embriagado
ECONOMIA
Pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família começa nesta terça
DOURADOS
Homem deixa chave no contato e tem moto furtada
MISTÉRIO
Helicóptero que caiu próximo a fronteira pertence a brasileiro
EDUCAÇÃO
Governo do Estado antecipa calendário e aulas começam antes do Carnaval

Mais Lidas

PESQUISA
Oito em cada dez pessoas já leram notícias falsas em redes sociais
RIBAS DO RIO PARDO
Furtou caixa de som da prefeitura e foi preso por série de furtos
POLÍTICA
Comissão aprova projeto de Nelsinho Trad, que prevê ginástica laboral
PARANAÍBA
Homem é preso por furtar saco de cimento de Centro de Educação Infantil