Menu
Busca segunda, 16 de julho de 2018
(67) 9860-3221

Estudo da Embrapa identifica 162 espécies apícolas no Pantanal

09 agosto 2002 - 08h15

A flora pantaneira se caracteriza pela riqueza e abundância de espécies e seu potencial apícola se estende por quase todo o ano, o que favorece a produção de mel de abelhas africanizadas que ocupam ocos de árvores.
Estudos realizados pela equipe técnica da Embrapa Pantanal identificaram e catalogaram 520 espécies de plantas consideradas importantes na região, pela sua utilização como alimento, forrageira, apícola, frutífera, madeireira e uso medicinal ou, por outro lado, como invasoras e tóxicas. Dentre estas espécies os pesquisadores listaram 162 plantas apícolas pertencentes a 54 famílias.
O inventário da flora apícola do Pantanal em Mato Grosso do Sul foi realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnógico - CNPq e Secretaria Estadual de Planejamento - SEPLAN, através do Programa Especial de Apoio à Apicultura.
Um dos fatores mais importante na formação do pasto apícola é saber identificar as espécies mais apropriadas e adaptadas em cada região. Um exemplo é a bernadina, encontrada em todo Pantanal e muito procurada pelas abelhas, pela alta concentração de açúcar em seu néctar.
Existem outras espécies como tarumã, ipê, cambará e assa-peixe; as plantas rasteiras como a hortelã do campo e chuveirinho também são muito procuradas.
“A flora apícola do Pantanal é riquíssima e dá floração durante quase todo o ano”, disse Alfredo Pinto de Arruda que trabalha com mel no Pantanal desde 1970. O apicultor está iniciando um trabalho em parceria com a Embrapa Pantanal na produção de mel e seus sub-produtos. “Com este potencial da região temos condições de retirar até 70 quilos/ano de mel, por caixa”.
No entanto, o apicultor acrescenta que períodos prolongados de seca reduzem drasticamente as floradas, com consequente queda na produção, podendo, em alguns casos, necessitar de complementação alimentar para as abelhas.
No Pantanal as espécie de plantas mais procuradas pelas abelhas são assa-peixe, cumbaru, hortelãzinha e o tarumeiro.
O inventário da flora apícola do Pantanal indica o grande potencial deste recurso natural, em uma região que não tem inverno rigoroso e está praticamente livre de inseticidas oferecendo um ambiente favorável à apicultura.


Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Mulher acusa irmão e marido de estupro coletivo dentro de casa
JUSTIÇA
Professores temporários podem emitir certidões on-line
DOURADOS
Polícia prende assassino de mecânico morto a pauladas
CAMPO GRANDE
Gestante “bate à porta” dos bombeiros para conseguir socorro
QUARTA-FEIRA
Empreendedores de Dourados recebem curso de gestão de loja
LINHA SUCESSÓRIA
Cármen Lúcia assume Presidência pela 3ª vez nesta terça-feira
DIREITO
Comarca de Bela Vista abre inscrições para seleção de estagiários
PARCERIA
Sicredi e Sebrae realizam rodada de negócios na Capital
DOURADOS
Neuróbicas para fazer com seu filho nas férias
TREINOS
Subir escada é bom para emagrecer? Descubra!

Mais Lidas

ACIDENTE
Douradense morre horas depois de cair do cavalo em fazenda
DOURADOS
Homem é assassinado na porta da própria casa
RESIDENCIAL BONANZA
Homem atropela casal em Dourados após ser contrariado
BUSCAS
Pai busca notícias sobre filho adolescente desaparecido em Dourados