Menu
Busca domingo, 18 de agosto de 2019
(67) 9860-3221

Aluna de Itaquiraí é semifinalista da Olimpíada de Língua Portuguesa

27 novembro 2012 - 09h52

A Escola Estadual Professor José Juarez Ribeiro de Oliveira, de Itaquiraí, mais conhecida como Escola JJ, está representada pela segunda vez consecutiva na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no gênero artigo de opinião, classificado entre os quatro melhores de Mato Grosso do Sul. Ela participará, em Belo Horizonte, de 27 a 29 de novembro, da oficina da Olimpíada, evento que decide os finalistas da categoria.



O artigo escolhido é de Patrícia Rafaéla Mendonça, do 3º ano do ensino médio, cujo tema é “O lugar onde vivo”, que abordou o bosque municipal, local muito utilizado por usuários de entorpecentes. Muitos crimes, inclusive homicídios, foram cometidos no local e por isso existe um dilema popular na cidade: “desmatar ou não o referido bosque?”



“O trabalho desenvolvido e o material enviado pela comissão da Olimpíada de Língua Portuguesa é muito enriquecedor e valioso, porque não se trata de uma prova, são oficinas que o aluno vai participando, vai criando e produzindo textos de uma certa forma lúdica e que no final o produto é maravilhoso. Essas oficinas incentivaram inclusive a criação de blogs por parte dos alunos, onde eles passaram a criar textos sobre os mais variados temas, o que já é de uma certa forma uma recompensa, pois, através de seu trabalho os alunos estão se transformando em escritores e formadores críticos de opiniões”, ressalta a professora Alessandra Aparecida Neves, que orienta e acompanha Patrícia neste projeto.



Sobre as Olimpíadas



A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.



A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o País. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental (EF) ao 3º ano do ensino médio (EM), nas categorias: Poema - no 5º e 6º anos EF; Memórias - no 7º e 8º anos EF; Crônica - no 9º ano EF e 1º ano EM e Artigo de opinião - no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.



Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL
Ministro da Fazenda da Argentina deixa cargo
ESPORTES
Seleção Sub-17: convocados para amistosos na Inglaterra em setembro
MS
Veículo pega fogo e fica totalmente destruído em acidente, na MS-276
MS
Motorista embriagado abandona carro no meio da rua com celular e pistola dentro
CULTURA
III Festival da Canção da UEMS será neste domingo em Dourados
BRASIL
Maior rendimento do FGTS exige atenção na hora do saque
CAMPO GRANDE
Motociclista morre após avançar via preferencial
MS
“Operação Divisa Segura VII” prende foragido da polícia
MS
Criminoso foge e polícia apreende carro “recheado” de maconha
POLÍTICA
Morre, aos 96 anos, o ex-ministro Roberto Herbster Gusmão

Mais Lidas

DOURADOS
Acidente com morte pode ter ocorrido após motociclista ser fechado por carro
BR-163
Passageira morre após homem colidir moto contra placa de sinalização em Dourados
DOURADOS
Homem fica ferido após estouro de equipamento na Cabeceira Alegre
POLÍTICA
PSL lança nome para Prefeitura de Dourados e senadora descarta aliança com tucanos