Menu
Busca segunda, 22 de outubro de 2018
(67) 9860-3221

Aluna de Itaquiraí é semifinalista da Olimpíada de Língua Portuguesa

27 novembro 2012 - 09h52

A Escola Estadual Professor José Juarez Ribeiro de Oliveira, de Itaquiraí, mais conhecida como Escola JJ, está representada pela segunda vez consecutiva na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no gênero artigo de opinião, classificado entre os quatro melhores de Mato Grosso do Sul. Ela participará, em Belo Horizonte, de 27 a 29 de novembro, da oficina da Olimpíada, evento que decide os finalistas da categoria.



O artigo escolhido é de Patrícia Rafaéla Mendonça, do 3º ano do ensino médio, cujo tema é “O lugar onde vivo”, que abordou o bosque municipal, local muito utilizado por usuários de entorpecentes. Muitos crimes, inclusive homicídios, foram cometidos no local e por isso existe um dilema popular na cidade: “desmatar ou não o referido bosque?”



“O trabalho desenvolvido e o material enviado pela comissão da Olimpíada de Língua Portuguesa é muito enriquecedor e valioso, porque não se trata de uma prova, são oficinas que o aluno vai participando, vai criando e produzindo textos de uma certa forma lúdica e que no final o produto é maravilhoso. Essas oficinas incentivaram inclusive a criação de blogs por parte dos alunos, onde eles passaram a criar textos sobre os mais variados temas, o que já é de uma certa forma uma recompensa, pois, através de seu trabalho os alunos estão se transformando em escritores e formadores críticos de opiniões”, ressalta a professora Alessandra Aparecida Neves, que orienta e acompanha Patrícia neste projeto.



Sobre as Olimpíadas



A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.



A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o País. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental (EF) ao 3º ano do ensino médio (EM), nas categorias: Poema - no 5º e 6º anos EF; Memórias - no 7º e 8º anos EF; Crônica - no 9º ano EF e 1º ano EM e Artigo de opinião - no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.



Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZ
Talitha Morete, repórter do "Mais Você", exibe boa forma em praia carioca
ANHANGUERA
Palestra do BNDES chega a Dourados na próxima quarta-feira
FRONTEIRA
Dois são presos acusados de invadirem agência de cooperativa de crédito
RURAL
Produtores de MS já plantaram mais da metade da nova safra de soja
PARAGUAI
Homem sofre atentado a tiros e morre a caminho do hospital
PRÁTICA ABUSIVA
Tim é multada em R$ 50 milhões por "derrubada" de chamadas
EDUCAÇÃO
Professor apresenta projetos de pesquisa da UEMS em Nova York
IMBRÓGLIO
O que se sabe sobre a troca de tiros entre policiais de Minas e São Paulo
UFGD
Estudantes de Artes Cênicas convidam para 1ª Mostra NAC
CONCURSO
Marinha abre inscrições para cerca de 400 vagas a oficiais temporários

Mais Lidas

OPERAÇÃO SATURAÇÃO
Megaoperação cumpre dezenas de mandados de prisão em Dourados
RIO BRILHANTE
Caminhonete invade pista, bate em motocicleta e mata casal
CANAÃ
Órgãos de segurança fecham festa organizada através do WhatsApp
DOURADOS
Ação contou com apoio de 4 delegacias da Capital e cumpriu mais de 40 mandados de prisão