Menu
Busca quinta, 06 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
PARATLETA

Sul-mato-grossense defende o título na Copa Brasil de Powerlifting

08 novembro 2019 - 06h57Por Da Redação

O paratleta Jorge Souza de Arruda disputará, pela segunda vez, a Copa Brasil de Powerlifting. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), será no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, neste final de semana, dias 9 e 10 de novembro.

O sul-mato-grossense é o atual campeão da categoria 75 a 80 quilogramas (kg), na classe B2, para atletas com baixa visão. Arruda será o único atleta de Mato Grosso do Sul no torneio na capital paulista e terá a missão de defender o título nesta edição. O ouro conquistado em 2018 foi histórico, por ser a primeira medalha obtida na modalidade por um paradesportista.

“A expectativa é a melhor possível. Ganhei no ano passado, trabalhei bastante esse ano para melhorar e, apesar das dificuldades do dia a dia, de conciliar o trabalho aos treinamentos, considero que estou pronto para a competição e quero ter um bom desempenho, dar o meu melhor. Só tenho a medalha em mente, de preferência em primeiro lugar”, avalia Arruda, que representa a Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul (ADIVMS) e atualmente é treinado por Lendel Diniz.

Arruda faz musculação há 15 anos, mas começou a praticar o powerlifting em 2017. Segundo ele, ter a tarefa de sustentar a hegemonia em sua categoria redobra a responsabilidade.

“É muito bom saber que eu sou o cara a ser batido, mas isso me traz uma responsabilidade muito grande. Treinei dobrado e mais focado. Agradeço à Fundesporte pelo apoio, porque se não fosse isso, eu não teria condições de ir a São Paulo para defender o título para Mato Grosso do Sul”, afirma.

A modalidade

O powerlifting é uma modalidade de força, na qual o atleta objetiva levantar o maior peso possível em cada um dos exercícios que compõem o esporte: agachamento, supino e peso-morto.

O esporte foi oficialmente reconhecido em 1960. A Federação Internacional, International Powerlifting Federation (IPF), foi fundada 13 anos depois.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CNH ÁGIL
Aplicativo tem recorde no número de habilitações emitidas em julho
BRASIL
Guedes diz que anunciará três ou quatro privatizações em até 60 dias
ARTIGO
Pais & Filhos
INVESTIGAÇÕES
Polícia desarticula quadrilha responsável por furtos e tentativa de homicídio em Dourados
MAPEAMENTO
Sistema interligará bancos de dados sobre educação em saúde
REGIÃO
Após discussão, homem joga álcool sobre companheira e ameaça atear fogo
POLÍTICA
Douradenses tem até dia 30 para fazer sugestões ao Plano Diretor
PANDEMIA
Perto de 30 mil casos, Governo do Estado amplia testagem para Covid-19
FRONTEIRA
Ação conjunta resulta na apreensão de 2 t de maconha em Ponta Porã
DOURADOS
Prefeitura contrata empresa por R$ 2,8 milhões para patrolar zona rural e área indígena

Mais Lidas

DOURADOS
Peladão: Homem é detido após armar confusão em motel e quebrar vários quartos
POLÍCIA
Duas mulheres são presas por estelionato em Dourados
TRAGÉDIA
Mulher que morreu em acidente na BR-463 em Ponta Porã tinha 27 anos
TRAGÉDIA
Uma pessoa morre em acidente grave na rodovia BR-463