Menu
Busca quarta, 20 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
GINÁSTICA RÍTMICA

Ginasta de MS conquista medalha histórica em torneio nacional

04 novembro 2019 - 13h20Por Da Redação

Lívia Cristiny Parede Brunel conseguiu um feito histórico para a ginástica rítmica de Mato Grosso do Sul. A atleta, com apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), foi bronze no individual geral, na categoria infantil, da 24ª edição do Torneio Nacional de Ginástica Rítmica. De acordo com a Associação Sul-Mato-Grossense de Ginástica Rítmica (Assumagir), esta foi a primeira vez que uma ginasta do Estado conquistou medalha em uma competição nacional envolvendo clubes de todas as regiões do país.

A competição foi realizada no Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo-SP, de 17 a 20 de outubro. O Torneio no interior paulista reuniu aproximadamente 370 atletas de 76 clubes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, que participaram nas disputas individual e conjunto, ambas nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto.

Lívia ficou em quarto lugar no aparelho corda e na quinta colocação nas mãos livres, no nível dois da categorial infantil. A condecoração bronzeada veio no individual geral da categoria, com soma das notas nos dois aparelhos. “A Lívia fez sua estreia com o pé direito, fazendo duas coreografias belíssimas. Dedicação, persistência e disciplina, aliadas ao talento nato, à graciosidade e à facilidade em se expressar durante as coreografias fazem parte dos pontos fortes dessa pequena ginasta”, afirma a técnica Ianka Soares Cebalho.

Este foi o primeiro ano em que Lívia competiu fora do Estado. Em agosto, a ginasta de 13 anos faturou três medalhas de ouro no Torneio Regional Centro-Oeste de Ginástica Rítmica, em Palmas-TO, outra conquista inédita para a ginástica de Mato Grosso do Sul.

“Há anos a Assumagir trabalha com o objetivo de inserir a ginástica rítmica sul-mato-grossense no cenário nacional e este ano isso foi possível. Isso representa a evolução da nossa ginástica e a certeza de que estamos no caminho certo”, pontua Ianka Soares.

Para a fundadora e presidente da Assumagir, Maria Justina Gimenez, o bronze em São Bernardo do Campo é um marco e um fator motivacional para alavancar a modalidade em Mato Grosso do Sul. “É a esperança de novas conquistas e de reconhecimento. Mostramos que temos potencial”.

A dirigente da Associação frisa que a viagem ao interior de São Paulo só foi possível devido ao apoio da Fundesporte. “Esse apoio colaborou para a realização do sonho de uma pequena ginasta, que trabalha com dedicação para a grandeza do nosso esporte. Iniciativas como as da Fundesporte nos fortalece e nos faz acreditar na responsabilidade social do nosso Estado com as nossas crianças”.

Ianka Soares define o apoio da Fundesporte como fundamental. “Foi essencial para que pudéssemos participar do Torneio Nacional de Ginástica Rítmica. Sem a iniciativa da Fundesporte, esse sonho não seria realizado e, por isso, agradecemos a confiança e todo o apoio”.

A presidente da Federação de Ginástica de Mato Grosso do Sul (FGMS), Elaine Mitsuko Nagano, evidencia que a ginástica rítmica sul-mato-grossense caminha para o sucesso. Para ela, o próximo passo é ter uma atleta do Estado na seleção brasileira. “Esse é o sonho de todo o pessoal que trabalha com a modalidade em Mato Grosso do Sul e estamos caminhando para isso. A medalha histórica da Lívia é um sinal positivo”.

“A Fundesporte tem papel fundamental nestes expressivos resultados, pois ajuda com materiais, custeio de viagens, patrocínio cursos, então é uma parceria muito grande. Talvez sem esse apoio a gente não saberia como continuaríamos a desenvolver o trabalho ou despontar nacionalmente. Tudo o que a gente precisa, a Fundesporte disponibiliza. Então, agradecemos por esse incentivo à modalidade”, finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PEC
Senado conclui votação para incluir estados na reforma da Previdência
OPERAÇÃO PURIFICAÇÃO
Justiça Federal aceita denúncia contra cinco suspeitos de corrupção na Funsaud
BODOQUENA
Polícia apreende carreta com carga de cigarros contrabandeados
LIBERTADORES
Conmebol troca o árbitro de vídeo após comentário sobre Flamengo e River
EDUCAÇÃO
Governo prevê internet em 100% das escolas urbanas em 2020
TRÊS LAGOAS
Saúde confirma terceira morte por leishmaniose em cidade de MS
RURAL
Plantio da soja atrasa em 30% e preocupa lideranças rurais
AUTOESTIMA
Cassems oferece aula de culinária a beneficiários em tratamento oncológico
TECNOLOGIA
Carteira Digital de Trânsito agora avisa sobre vencimento de CNH
SAÚDE
Dourados: Sanesul constrói reservatórios para 3 milhões de litros de água

Mais Lidas

ESTELIONATO
Suspeita de aplicar golpes em Dourados é presa na Paraíba
OPERAÇÃO PATRON
Dono de loja de importados na fronteira também é alvo de operação
DOURADOS
Nove homens acusados pela morte de interno da PED vão a júri nesta quarta
RIO BRILHANTE
Vítima de acidente em rodovia morre em hospital de Dourados