Menu
Busca terça, 21 de maio de 2019
(67) 9860-3221
CULTURA

Dourados promove exposição sobre a arte da capoeira na próxima semana

24 abril 2019 - 08h26Por Da redação

No período de 29 de abril a 5 de maio, a cidade de Dourados vai sediar uma exposição diferente com a sua segunda edição da Exposição Malungo de Capoeira. O evento, além da exposição de imagens e instrumentos da arte milenar da capoeira e de seus projetos sociais no município, vai contar também com apresentações de vários grupos, oriundos dos polos de formação cidadã e de resgate social desenvolvidos nos bairros populares da cidade.

O evento é coordenado pelo professor de capoeira Liandro Moreira, o Mestre Macaúba, que também preside o Instituto Malungo.

Conforme Macaúba, o principal objetivo é promover a divulgação do trabalho de resgate social desenvolvido em Dourados, tendo a capoeira como instrumento pedagógico e de inclusão. As apresentações fazem partre do processo de apremdizagem, já que as crianças e adolescenmtes mostram ao público o que aprenderam nos projetos sociais.

No período de uma semana, o shopping center também se transforma em sede do projeto, pois as aulas são ministradas dentro do shopping do centro comercial. As apresentações para o público são sempre no período da tarde e à noite,
Mestre Macaúba diz que a exposição é uma forma de dar visibilidade a arte e cultura da capoeira, bem como sua importância como instrumento de resgate social.

O evento ocorre entre 29 de abril e 5 de maio no shopping de Dourados. 

PROJETO MALUNGO

O efeito multiplicador do bem para a vida é desemvolvido em Dourados por intermédio do Instituto Malungo,  projeto de capoeira distribuído atualmente em cinco núcleos e envolve mais de 200 crianças e adolescentes em idade escolar. Malungo, que na tradução para o português significa companheiro/parceiro, está resgatanto vidas e formando para a cidadania na Associação de Cabos e Soldados da PM, no Centro Social Marista, na Creche André Luiz, Na Paróquia Nossa Senhorado Carmo e na Aldeia Jaguapiru.

O projeto de verdadeira transformação de vidas usa técnicas de envolvimento das crianças e adolescentes com a cultura e com a arte, focando ainda no fortalecimento de vínculos e na prioridade com o processo educacional. O projeto Malungo tem a colaboração de cinco instituições, mas ainda carece de apoio mais efetivo, tanto do poder público quanto do privado. "Nós usamos a capoeira de orma pedagógica, introduzindo fraternidade, cultura e educação para a inclusão", comenta Macaúba. Ele também destac o empenho e dedicação de pelo mmenso dois ultiplicadores di bem, que são a instutora Camila Rocha (Creche André Luis) e o Mestre Rapadura (Joquei Club).

Para saber mais sobre o projeto que está mudando a vida de centenas de crianças em Dourados e como contribuir para sua manutenção, os telefone de contato são (67)  9 9625-2672 (watts) e 67 - 9 9116-5379. O trabalho pode ser contemplado também na página do Instituto Malungo, no Facebook.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PREVENÇÃO
Empresas esclarecem riscos e medidas preventivas relacionados às barragens de mineração em Corumbá e Ladário
CULTURA
Festival de Inverno de Bonito 2019 terá shows com Gal Costa, Lenine e Chrystian e Ralf
ECONOMIA
Brasil e China chegam a acordo sobre contencioso do açúcar
DOURADOS
Bancários recolhem assinatura contra a Reforma da Previdência em frente a agências nesta quarta
GOVERNO DO ESTADO
Chamamento Público com R$ 2,3 milhões divulga propostas aprovadas
TRÁFICO
Polícia apreende mais de 100kg de drogas em veículo no Sul do Estado
DOURADOS
Presos fazem motim na PED em ala ocupada por membros de facção criminosa
LEGISLATIVO
Assembleia aprova lei que proíbe homenagem a torturadores em MS
COMER BEM
Como fazer a salada de frutas perfeita: 11 dicas para arrasar na receita
ENCONTRO
Semana Espírita de Dourados começa hoje com palestra no Municipal

Mais Lidas

ITAPORÃ
PM da reserva morre em acidente próximo a ponte do Rio Santa Maria
DOURADOS
Comissão vota contra o próprio parecer e Idenor se salva de cassação
EDUCAÇÃO
Inscrições do Encceja 2019 começam nesta segunda-feira
DOURADOS
Ex-líder da prefeita Délia Razuk é alvo de pedido de cassação