Menu
Busca terça, 11 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
FUTEBOL

Artilheiros da Copa América, Everton e Guerrero travam duelo à parte em reencontro no Gre-Nal

03 novembro 2019 - 16h00Por Globo Esporte

Um encantou o país e caiu nas graças dos brasileiros com atrevimento, dribles e gols decisivos. O outro é capitão, goleador e ídolo nacional no Peru. Everton e Guerrero travam um duelo à parte no Gre-Nal deste domingo, às 18h (horário de Brasília), na Arena, pela 30ª rodada. Cada um a sua maneira, os dois artilheiros da Copa América se reencontram pela primeira vez após a final que consagrou a Seleção como campeã.

Ambos marcaram na grande decisão, mas é Cebolinha quem guarda as melhores lembranças do Maracanã. Everton não só foi destaque na vitória por 3 a 1 sobre o Peru, como ergueu dois troféus: a de artilheiro e a do título da competição. O camisa 9 peruano se contentou com o vice e com o gol de consolação, que o isola como maior goleador em atividade na Copa América.

Artilheiros de Grêmio e Inter, Everton e Guerrero são donos de estilos próprios e autores de gols que os consagram mundo afora e chegam ao clássico como esperança de gols de gremistas e colorados. Mas ambos precisam reverter um histórico negativo: ainda devem na tentativa de corresponder como "homens Gre-Nais".

Everton surfa na onda da Copa América

Da Copa América para cá, Everton foi quem atraiu mais holofotes, graças à mudança de patamar com o destaque pela Seleção. De craque do Grêmio a craque do país, Cebolinha virou "produto nacional" e viu sondagens de gigantes do futebol europeu se amontoarem com a intenção de contratá-lo. Atlético de Madrid, Bayern de Munique e Manchester City foram alguns dos clubes que mostraram interesse.

O Milan e o Beijing Gouan, da China, até fizeram propostas. Mas o jogo duro da diretoria gremista, de olho em fazer o "maior negócio de todos os tempos", esfriou o interesse. Everton foi ficando, ficando... Ficou. E mais: Cebolinha renovou seu contrato com o clube até 2023. Em meio a tantas especulações, o atacante seguiu goleador.

Everton em 2019:

- 49 jogos
- 19 gols
- 8 assistências
- 4355 minutos
- Média de 0,38 gol/jogo
- Participa de 0,55 gol/jogo
- 1 gol a cada 229 minutos
- Participa de 1 gol a cada 161 minutos

Everton disputou 25 jogos após a Copa América, com nove gols marcados. O desempenho ajudou a levar o Grêmio às semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores, com eliminações traumáticas para Athletico e Flamengo, em que ele passou em branco. Cebolinha ainda é artilheiro gremista no Brasileirão, com 10 gols. Uma peça vital para deixar a equipe na atual 5ª colocação. Com 19 gols no ano, ele já igualou seu recorde pelo clube, do ano passado.

Guerrero vive meses de gols e de secas

De volta da Copa América, Guerrero oscilou entre os gols e momentos de seca no Inter – foram seis gols em 15 jogos desde então. O centroavante foi decisivo com dois gols sobre o Nacional nas oitavas de final da Libertadores e repetiu a dose ao marcar duas vezes na semifinal da Copa do Brasil diante do Cruzeiro. Mas ele também deixou a desejar nas duas eliminações recentes.

O centroavante passou em branco nos duelos decisivos com Flamengo e Athletico-PR nas quartas de final da Libertadores e na final da Copa do Brasil. Após um início de ano em que empilhou gols, Guerrero também enfrentou fases de seca. Na pior delas, foram sete jogos sem gols – seu pior momento desde 2015. Mas os gols voltaram com a chegada de Zé Ricardo, velho conhecido dos tempos de Flamengo.

Guerrero em 2019:

- 32 jogos
- 15 gols
- 1 assistência
- 2735 minutos
- Média de 0,42 gol/jogo
- Participa de 0,5 gol/jogo
- 1 gol a cada 182 minutos
- Participa de 1 gol a cada 170 minutos

O peruano marcou duas vezes na vitória por 3 a 2 sobre o Bahia, na Fonte Nova, logo na estreia do treinador pelo Inter. Na última quinta-feira, ele deu a sua primeira assistência no Inter, para o gol de Rodrigo Lindoso no empate em 1 a 1 com o Athletico-PR. Assim igualou Nico López como jogador que mais participa de gols no Inter – são 16 participações.

Artilheiros ainda devem como "homens Gre-Nais"

Badalados, os dois artilheiros têm a missão de reverter históricos de pouco brilho em clássicos para começarem a escrever suas histórias como "homens Gre-Nais". Tanto Everton quanto Guerrero tiveram participações discretas em suas trajetórias na rivalidade gaúcha.

Promovido ao elenco profissional do Grêmio em 2014, Everton disputou 13 Gre-Nais, com apenas um gol marcado – na vitória por 3 a 0 nas quartas de final do Gauchão de 2018. Guerrero, por sua vez, atuou em apenas dois clássicos, ainda sem gols. Ele amarga o vice no estadual deste ano (veja os retrospectos abaixo).

Com disputa de artilheiros continentais, o Gre-Nal deste domingo é direto na briga por uma vaga na Libertadores de 2020. O Grêmio é quinto colocado, com 47 pontos. O Inter vem logo atrás, em sexto, com 46.

GRE-NAL - 30ª RODADA DO BRASILEIRÃO

Local: Arena do Grêmio
Data e horário: domingo (3), às 18h (de Brasília)
Escalação provável do Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Diego Tardelli e Everton; Luciano
Escalação provável do Inter: Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Zeca; Edenílson, Rodrigo Lindoso, Guilherme Parede, D'Alessandro e Wellington Silva (Patrick); Guerrero
Desfalques do Grêmio: Julio Cesar, Leonardo, Marcelo Oliveira, Thaciano, Jean Pyerre, Luan e Felipe Vizeu
Desfalques do Inter: Heitor, Rodrigo Dourado e Matheus Galdezani
Pendurados do Grêmio: Paulo Miranda
Pendurados do Inter: Roberto, Rodrigo Lindoso, Edenílson, Natanael, Nico López, Guilherme Parede
Trio de arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse. Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral é o responsável pelo VAR

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Mulher é furtada após sofrer acidente na Coronel Ponciano
SECRETARIADO
Trocas no primeiro escalão da Prefeitura de Dourados chegam a 50
LEGISLATIVO
Deputados analisam cinco matérias na sessão desta terça-feira
INTERNACIONAL
Rússia anuncia primeira vacina contra a covid-19
EDUCAÇÃO
UNIP POLO DOURADOS-MS
REGIÃO
Detran-MS alerta sobre prazos que estão suspensos por conta da pandemia
INFORME PUBLICITÁRIO
Tijolos Dalfort: A cada milheiro produzido, 2,5 mil garrafas de vidro são retiradas do meio ambiente
COVID-19
Queda nos casos ativos não significa "imunidade de rebanho" em Dourados, alerta pesquisador
FRONTEIRA
Morre em Dourados homem baleado com 18 tiros no Paraguai
CORONAVÍRUS
Brasil tem uma das piores taxas de mortes por milhão pela Covid-19

Mais Lidas

REGIÃO
Professora morre ao ter moto atingida por carro
DOURADOS
Suspeito de atropelar motociclista durante racha na BR-163 se apresenta à polícia
DOURADOS
Acidente entre carro e moto deixa homem em estado gravíssimo
FRONTEIRA
Ex-lutador de MMA é executado a tiros em confraternização