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Saúde e Bem-estar

Entendendo a Discalculia - Distúrbio da Aprendizagem na Matemática

29 outubro 2019 - 09h25Por LUCIANE SPERAFICO

Esses problemas com a aprendizagem da matéria (Matemática) podem ser justificados por dificuldades nas habilidades pré-requeridas, falhas na compreensão de conceitos, entre outros fatores. Mas saiba que o problema pode ser algo mais sério, um transtorno chamado Discalculia.
A Discalculia é um distúrbio neurológico que afeta a habilidade com números e faz com que a pessoa se confunda em operações matemáticas, conceitos matemáticos, fórmulas, seqüência numérica, contagens e sinais numéricos.


Alguns casos, associado à Dislexia, o distúrbio deve ser considerado um problema de aprendizado independente, e pode ser identificado a partir dos sete anos de idade com o aprendizado dos símbolos específicos da matemática e das operações básicas, que os sintomas se tornam mais visíveis. Semelhante à Dislexia - dificuldade com o aprendizado da leitura e da escrita, a Discalculia ocorre em razão de uma falha na formação dos circuitos neuronais, ou seja, na rede por onde passam os impulsos nervosos. Normalmente os neurônios - células do sistema nervoso que transmitem informações quimicamente através de uma rede. A falha de quem sofre de Discalculia está na conexão dos neurônios localizados na parte superior do cérebro, área responsável pelo reconhecimento dos símbolos. 


As crianças com Discalculia não conseguem distinguir rapidamente as diferenças em formas, tamanho, quantidades ou comprimentos. Elas não são capazes de olhar grupos de objetos e dizer qual deles contém a quantidade menor. Algumas têm dificuldade para calcular a distância e fazer julgamentos relacionados a organizações visuais-espaciais, a desorientação acompanha a Discalculia (não há uma distinção entre direita e esquerda) e tampouco um sentido claro de direção. Dificuldade com operações matemáticas, dificuldade para entender valores e conceitos numéricos.


Caso não seja detectado a tempo, o distúrbio pode comprometer o desenvolvimento escolar de maneira mais ampla. Inseguro devido à sua limitação, o estudante geralmente tem medo de enfrentar novas experiências de aprendizagem por acreditar que não é capaz de evoluir. Pode também vir a adotar comportamentos inadequados tornando-se agressivo, apático ou desinteressados. Sem saber o que se passa pais, professores e até colegas correm o risco de abalar ainda mais a autoestima da criança com críticas e punições. Por isso, é importante chegar a um diagnóstico rápido, de preferência com a avaliação multidisciplinar de um Psicopedagogo e especialista em Neuropsicologia e Neurologista para começar o tratamento adequado.


Os problemas mais freqüentes que podemos observar são:
-Confundir os números;
-Inverte-los; 
-Dificuldade em compreender números do sistema Decimal;
-Dificuldades em aprender regras, contar de trás para frente;
-Dificuldades nas habilidades Visuo-espaciais, rotas, mapas e orientação;
-Dificuldade em aprender e cumprir horários;
-Dificuldade em lidar com quantidade de dinheiro;
-Dificuldade em abotoar, passar laço no tênis, etc.


O tratamento será enfocado em encontrar a causa, e aplicar o mais rápido possível uma atenção individualizada e específica sobre os conceitos aritméticos, por parte de um psicopedagogo no qual vai oferecer um suporte escolar.
 É conveniente intervir quanto antes para que não aumente o problema nas séries escolares subseqüentes.

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Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”

* Mestre em Psicologia

* Psicanalista

* Psicopedagoga

* Pedagoga e Neuropedagoga

* Especialista Em Neuropsicologia

* Atualização Em Reabilitação Neuropsicológica

* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo

* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental

Screener da Síndrome de Irlen

*Analista Comportamental DISC pela SLAC

* Coach de Carreira &Coach Vocacional

*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU

*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional &Treino Cognitivo (Atenção)

*Formação em Psicologia Positiva e Terapia do Esquema

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