Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905

Embrapa realiza Dia de Campo na TV sexta-feira

14 agosto 2002 - 17h08

O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 16 de agosto, sexta-feira, das 8 às 9 horas da manhã, tem como tema Aveia: grãos, forragem e cobertura de solo. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O período da seca traz sempre grandes prejuízos para a maioria dos pecuaristas brasileiros. Entre maio e setembro, com a falta de chuvas, a disponibilidade de forragem das pastagens é a mais baixa do ano. Assim, o gado de corte perde peso e o leiteiro produz menos. Uma das alternativas para reverter esse quadro é o uso da aveia para o pastejo, um sistema que vem sendo testado desde 1998 pela Embrapa.
Existem inúmeras espécies de aveia, porém, no Brasil são cultivadas apenas as variedades branca e preta. As duas destacam-se nos cultivos de safrinha por cobrirem rapidamente o solo, impedindo o desenvolvimento de plantas daninhas.
Juntas, as aveias branca e preta, são importantes nos sistemas agropecuário por fornecerem uma forragem de alta qualidade na estação seca, seja como forragem verde cortada, em pastejo, ou na forma de feno ou silagem. Seus grãos são importantes para a alimentação animal e, no caso da aveia branca, também para a alimentação humana.
O cultivo da aveia em áreas essencialmente agrícolas mantém o solo coberto durante a estação seca, evitando que ocorram a erosão e a infestação de plantas daninhas. Essa prática permite reduzir os gastos com adubo e herbicidas, além de preservar os recursos naturais. Quando semeada em sucessão às culturas anuais de verão, a aveia é eficiente na reciclagem de nutrientes no solo, melhorando o rendimento de culturas subseqüentes.
O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).
O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ALERTA
Sejusp não cobra por agendamento de RG; Polícia Civil apura golpe
SAÚDE
Aprovado projeto que obriga fisioterapeuta em CTI em tempo integral
DOF
Veículo furtado em São Paulo é recuperado na região de Maracaju
COVID-19
Senado Federal aprova uso obrigatório de máscaras em todo país
MEIO AMBIENTE
Homem é multado em R$ 5 mil por invadir terreno e fazer terraplanagem
CAPITAL
Não entrega de produto comprado pela internet gera indenização
CORUMBÁ
Polícia prende suspeito de participar do assassinato de professor de 27 anos
ESPERANÇA
Vacina brasileira contra a Covid-19 entra em fase de testes em animais
TRÊS LAGOAS
Homem leva sobrinho-neto de quatro anos a terreno baldio e o estupra
JUSTIÇA
Atacadista deve indenizar por danos ocorridos em carro de cliente

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados