Menu
Busca quarta, 23 de outubro de 2019
(67) 9860-3221

Embrapa realiza Dia de Campo na TV sexta-feira

14 agosto 2002 - 17h08

O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 16 de agosto, sexta-feira, das 8 às 9 horas da manhã, tem como tema Aveia: grãos, forragem e cobertura de solo. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O período da seca traz sempre grandes prejuízos para a maioria dos pecuaristas brasileiros. Entre maio e setembro, com a falta de chuvas, a disponibilidade de forragem das pastagens é a mais baixa do ano. Assim, o gado de corte perde peso e o leiteiro produz menos. Uma das alternativas para reverter esse quadro é o uso da aveia para o pastejo, um sistema que vem sendo testado desde 1998 pela Embrapa.
Existem inúmeras espécies de aveia, porém, no Brasil são cultivadas apenas as variedades branca e preta. As duas destacam-se nos cultivos de safrinha por cobrirem rapidamente o solo, impedindo o desenvolvimento de plantas daninhas.
Juntas, as aveias branca e preta, são importantes nos sistemas agropecuário por fornecerem uma forragem de alta qualidade na estação seca, seja como forragem verde cortada, em pastejo, ou na forma de feno ou silagem. Seus grãos são importantes para a alimentação animal e, no caso da aveia branca, também para a alimentação humana.
O cultivo da aveia em áreas essencialmente agrícolas mantém o solo coberto durante a estação seca, evitando que ocorram a erosão e a infestação de plantas daninhas. Essa prática permite reduzir os gastos com adubo e herbicidas, além de preservar os recursos naturais. Quando semeada em sucessão às culturas anuais de verão, a aveia é eficiente na reciclagem de nutrientes no solo, melhorando o rendimento de culturas subseqüentes.
O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).
O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Doação
Hemocentro de Dourados terá atendimento neste sábado
ESTUDO RODOVIAS
Falta de concorrência prejudica qualidade do asfalto no país, diz CNT
PESCA IRREGULAR
Três são multados por pesca predatória e têm barcos e petrechos apreendidos
ELEIÇÕES 2020
Cadastramento biométrico termina na sexta em Itaporã
CÂMARA DE DOURADOS
Funcionários da Funsaud relatam experiências e pedem mudanças
Municípios
Na Grande Dourados, prefeitura paga salário quase igual ao do governador
FUTEBOL AMADOR
Rodada do domingo define terceiros colocados da ‘12ª Copa Saúde Cassems’
SEDHAST
Demandas da assistência social no Centro-Oeste são abordadas em encontro na Capital
ECONOMIA
Pequenos negócios sustentam criação de empregos de setembro em MS
FUTEBOL
Tite convoca jogadores para amistosos de novembro na sexta

Mais Lidas

HAYEL BON FAKER
Homens são presos fazendo sexo em via pública em Dourados
DOURADOS
Três são presos após ‘batida’ em ‘boca de fumo’ no Jardim Pantanal
DOURADOS
“Se não pagar vocês não vão dormir, não vão ter paz”, ameaçou professora indígena presa por extorsão
TRÁFICO
Economista e corretor são presos com mais de 30kg de cocaína