Menu
Busca sábado, 07 de dezembro de 2019
(67) 9860-3221

Em três anos acesso à internet quase dobrou em MS

11 dezembro 2009 - 17h23

Em três anos o acesso à internet praticamente dobrou em Mato Grosso do Sul, conforme mostra pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com base na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta sexta-feira. Para 46,9% dos internautas a finalidade de acessar a rede mundial é ler notícias.

Em 2005, o estudo apontou que 22,5% da população do Estado de 10 anos ou mais havia acessado à internet nos três meses anteriores à pesquisa e em 2008 o índice saltou a 39,2%.

Mato Grosso do Sul tem o sexto maior índice de acesso à internet atrás do Distrito Federal (56,1%), São Paulo (43,9%), Rio de Janeiro (40,9%), Santa Catarina e Paraná (ambos com 40,2%). No País, a média de pessoas que acessaram à internet no ano passado foi de 34,8%.

Notícias – Em relação à finalidade, a leitura de jornais e revistas foi apontada por 46,9%. O que prevalece é a comunicação com outras pessoas, apontada por 80,9%; o lazer foi citado por 67% dos entrevistados e 64,3% falaram em educação e aprendizado. Também foram citados por 18,9% as compras e transações bancárias e por 26,6% a interação com órgãos públicos.

A pesquisa mostra que dos estudantes, 71,8% haviam utilizado a internet e entre os não estudantes o índice cai a 28,5%.

Já entre as pessoas que estavam trabalhando, 37,4% declararam ter acessado à rede mundial, índice que sobe a 41,9% quando ouvidas as pessoas que não estavam ocupadas na semana de referência.

Quanto aos locais em que acessam à internet, 42,4%, disseram que era de casa e 41,5% de locais públicos de acesso gratuito ou pago, como é o caso de lan houses. Também acessam a rede mundial no trabalho 29,9% e 24,5% do estabelecimento de ensino – lembrando que muitos acessam de mais de um local.

Dos que não haviam acessado à internet, 55% disseram que não tinham computador ou que não sabiam como utilizar a internet.

A pesquisa tomou como amostragem 7.618 pessoas de 16 municípios do Estado e um total de 2.903 domicílios. Com base nesta amostragem, a conclusão é de que dos domicílios de Mato Grosso do Sul 28% têm computadores e que 20% têm computadores conectados à internet.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Projeto de ciêcias leva escola a economiza 2 mil litros de água por mês
DOURADOS
Previsão climática aponta possibilidade de chuva a partir de domingo
DOURADOS
Cantata de Natal convida a seguir ensinamentos de Jesus Cristo
AQUIDAUANA
Mulher acaba ferida após briga entre irmãos
COMER BEM
Restaurante Senhoritta oferece espaço climatizado para confraternizações
LOTERIA
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 3 milhões
ECONOMIA
Brasil e Paraguai terão livre comércio de automóveis
CAMPO GRANDE
Bêbado, motorista fura sinal e mata motociclista
DOURADOS
Jovem tem moto furtada no Jardim Tropical
DOURADOS
Natal para Todos terá luzes acesas no domingo, com chegada do Papai Noel

Mais Lidas

FUTEBOL DE MS
MPE notifica federação e clubes da Capital ficam sem estádio para jogar
ECONOMIA
Mapa identifica recuo no preço da carne bovina na primeira semana de dezembro
CAMPO GRANDE
Identificado assaltante morto após confronto com a polícia
FUTEBOL
Prêmio Brasileirão 2019 reunirá craques na próxima segunda