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Educação lança amanhã prêmio em referência escolar

03 Dezembro 2003 - 17h47

Nesta quinta-feira, às 14 horas, na escola estadual Maria Constança de Barros Machado, acontece o lançamento estadual do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar 2003. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Fundação Roberto Marinho.Assessores técnicos escolares, representantes das secretarias municipais de educação e dos sindicatos municipais dos trabalhadores em educação de todo o Estado foram convidados a participar. A Secretaria de Estado de Educação (SED) espera reunir mais de 200 pessoas, com a intenção de divulgar o concurso e incentivar as unidades de ensino a se inscreverem. Essa é a 5ª edição do prêmio, que vai estimular as escolas públicas a realizarem sua auto-avaliação nos vários aspectos da gestão educacional. As unidades interessadas em participar têm o período de 1º de fevereiro a 31 de março para encaminhar a sua inscrição para a SED. Os instrumentos de auto-avaliação já foram entregues em todo o Estado.AprimoramentoDe acordo com a coordenadora estadual do prêmio, Edna Ferreira Bogado da Rosa, por meio da auto-avaliação as escolas conseguem se organizar, registrando suas atividades e analisando o que precisa ser feito para a melhoria da qualidade de ensino. Ela deu o exemplo da escola estadual Fernando Correa da Costa, em Rio Brilhante.Em 1999, a unidade ganhou o 2º lugar no Estado em referência escolar. Não conquistou a 1ª colocação por não conseguir comprovar as ações realizadas durante o ano. “Alunos, professores e gestores da escola, aprenderam que precisavam registrar o seu trabalho. Nos anos seguintes eles procuraram mobilizar a comunidade escolar e acabaram vencedores no último concurso”, comenta. Este ano, a Fernando Correa da Costa não vai participar, já que o regulamento estipula que finalistas não podem concorrer durante dois anos. A coordenadora acredita que à medida que as escolas realizam sua auto-avaliação elas vão se aperfeiçoando. “Nós sempre damos retorno aos participantes, apontando o que faltou e o que foi positivo. A análise da escola é feita no todo.” São avaliados os resultados educacionais, gestão participativa, compromisso das pessoas com o projeto pedagógico, aplicação dos recursos financeiros e estrutura física.

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