terça, 19 de março de 2024
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
FRAUDE

Vodca e uísque são as bebidas mais falsificadas; veja como descobrir

23 junho 2018 - 19h08Por G 1

A falsificação de produtos é uma prática criminosa recorrente no mundo todo. No comércio de bebidas alcóolicas, não é diferente. Para adulterar o conteúdo, falsificadores reutilizam garrafas, trocam rótulos e lacres e até fabricam a própria mistura, segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).

Em 2018, o Distrito Federal registrou dois casos de falsificação, em março e em junho, segundo a Secretaria de Segurança Pública. No ano passado, não houve registros, mas em 2016, foram seis ocorrências.

Na maioria dos casos, a fraude ocorre na etapa de distribuição e as bebidas mais visadas pelos criminosos são as de alto valor agregado – vodcas e uísques. O especialista e consultor da Abrabe Luiz Cláudio Garé explicou que os falsificadores ofertam as garrafas a preços vantajosos, geralmente sem nota fiscal.

 são pessoas que vendem bebidas para festas, baladas, buffet e oferecem a um preço atrativo."
"Às vezes, quando tem um evento deste tipo, as garrafas originais acabam sendo revendidas e podem reabastecer o esquema de quem oferece as bebidas falsificadas. Por isso, a recomendação é sempre comprar pelas vias formais."

O portal G1 questionou a Polícia Civil sobre os procedimentos adotados pelo Instututo de Criminalística para verificar a originalidade de bebidas alvo de denúncia, mas o pedido estava "em andamento" até a publicação desta reportagem.

Segundo o consultor da Abrabe, hoje é possível examinar um conteúdo líquido suspeito em questão de minutos. "Nós temos um aparelho que dá o resultado de qualquer amostra na hora. Nele ficam gravados todos os padrões das bebidas originais."

Como falsificam?

A estratégia mais usada na falsificação de bebidas é a reutilização de garrafas, de acordo com o especialista Luiz Garé. O conteúdo é que costuma variar – pode ser original, mas de outra marca, ou pode ser fabricado pelo próprio falsificador.

"O DF tem três importantes casos resolvidos de fabriquetas clandestinas que operavam no fundo de casas. Algumas envasavam garrafas usadas com uma bebida semelhante à original e outras pegavam garrafas fechadas e trocavam os rótulos."

As duas formas mais recorrentes de adulteração de bebidas alcoólicas, segundo Garé, são:

Compra de um recipiente usado para colocar produto semelhante mais barato

Preparação do conteúdo líquido, usando essências e substâncias similares para confundir o paladar do consumidor

"Em qualquer um dos casos, as condições de higiene não são boas, porque as bebidas são feitas em fundos de quintal", disse ao G1.

Vestígios

O primeiro sinal de que as bebidas vendidas podem ser falsificadas é o que Luiz Garé chama de "canal informal": preço muito abaixo do mercado, sem nota fiscal e sem uma empresa por trás. "A compra de garrafas por indivíduos e não empresas, distribuidoras, é sempre suspeita."

A aparência da garrafa também pode deixar vestígios. "Como é reaproveitada, o fecho não é o mesmo. Também pode ter diferença na tampa e no lacre. Para dar ares de ser original, eles acabam envolvendo o bico com uma película plástica, que difere da original."

Apesar do alerta, Garé afirma que não é preciso entrar em pânico – "não é assim, também", nas palavras dele. Segundo ele, a maioria dos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas é confiável.

Em casos de suspeita de adulteração, porém, ele recomenda que o consumidor ligue no SAC da própria fabricante ou distribuidora – que vai recolher a amostra e fazer uma análise. Também é possível fazer uma denúncia à Polícia Civil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

CENTRO

Ex-funcionário é preso após furtar dinheiro em guichê da rodoviária em Dourados

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá