Menu
Busca quinta, 24 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221
RURAL

Produção do milho safrinha cresceu 130% em 5 anos

26 junho 2015 - 08h03

De 100 para 115 sacas de milho por hectare em um ano. É a estimativa do agricultor Zelir Antônio Maggioni que cultiva soja e milho em uma área de 1.650 hectares na Fazenda Luana, localizada em Campo Grande. O aumento de 15% na produtividade em apenas uma safra está acima da média e sinaliza o que tem acontecido em Mato Grosso do Sul. A propriedade sediou nesta quinta-feira, dia 25 de junho, o lançamento oficial da colheita de milho safrinha no Estado, referente à temporada 2014/15. O evento é realizado pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

De acordo com a Aprosoja/MS, nos últimos cinco anos, a produção do grão no Estado aumentou 130%, passando de 3,6 milhões de toneladas para a super safra de 8,3 milhões de toneladas. Em uma área de 1,65 milhão de hectares, o produtor sul-mato-grossense conseguiu colher mais de cinco mil quilos de milho por hectare, o equivalente a 83,8 sacas, volume que é 24% maior que a produtividade verificada há cinco anos, de 67,5 sacas.

Com o histórico positivo, a projeção é de safra recorde para Mato Grosso do Sul. “O que vemos é um crescimento substancial, com destaque para o aumento na produtividade do grão e a manutenção da área plantada em 2014. O resultado é um milho mais robusto e a possibilidade real de alcançar a marca de 8,5 milhões de toneladas”, ressalta Mauricio Saito, presidente da Aprosoja/MS.

Dados do Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), ferramenta de monitoramento da Aprosoja/MS, mostram que em 2010 o plantio da commodity atingia uma área de 0,89 milhão de hectares. Se compararmos com os 1,65 milhão de hectares desta temporada, a variação é de 86%.

A entrada de inovações tecnológicas justifica o bom resultado. “Normalmente não invisto muito no milho safrinha por causa dos riscos, mas nesta safra decidi colocar mais adubo e o resultado será uma produtividade 10% maior que no ciclo anterior”, comenta Maggioni.

Aliada a inovações tecnológicas, algumas características individuais do milho favorecem a alavanca do grão. “Há três anos, os produtores sul-mato-grossenses têm feito a semeadura do milho mais cedo e com isso, garantem boas chuvas e reduzem o risco de geada nas lavouras. Característica particular do grão que possui variedades cada vez mais resistentes a pragas e com alto desempenho de produtividade”, explica o analista técnico da Aprosoja/MS, Leonardo Carlotto, que faz referência aos resultados obtidos nos últimos anos.

###Exportação
De acordo com os dados da Secex - Secretaria de Comércio Exterior, apurados pelo Departamento de Economia do Sistema Famasul, entre janeiro e maio de 2015 as vendas externas de milho em grão totalizaram 370,6 mil toneladas, 46% a mais que no mesmo intervalo de 2014, quando os embarques internacionais deste segmento somaram 254 mil toneladas. O volume registrado ao longo deste ano é o segundo maior em cinco anos, considerando o período analisado, abaixo apenas das 558 mil toneladas anotadas em 2013.

A receita das exportações de milho atingiu, nos cinco primeiros meses deste ano, US$ 70 milhões, também o segundo maior resultado da série histórica, quase 40% acima do faturamento do ano passado, de US$ 50 milhões. Com participação de 43,2%, o Vietnã é o principal destino das exportações de MS, com total de 160 mil toneladas negociadas em 2015.



Deixe seu Comentário

Leia Também

VEÍCULOS
Toyota convoca recall de 380 mil carros por 'airbags mortais'
CAMPO GRANDE
Médico é sequestrado no estacionamento da Santa Casa, mantido refém e ladrões levam BMW
EDUCAÇÃO
Arquitetura e Urbanismo do IFMS tem maior concorrência no 1º dia do Sisu
CHOCOLATE
Torta palha italiana repleta de brigadeiro, super cremosa
NAVIRAÍ
Trio é preso com revólver e maconha quando iam dar uma ‘voltinha’
EDUCAÇÃO
Em Semana Pedagógica, Senai alinha ações e calendário de atividades para 2019 no Estado
INSPIRE-SE
Apartamento de 46 m² com cozinha escondida e adega suspensa
CAPITAL
Governo reforça segurança no Aquário do Pantanal
DOURADOS
Festa com adolescentes e bebidas alcoólicas termina com 12 pessoas na delegacia
DADOS
Detran-MS é o primeiro do país a dispor de painel atualizado com números do trânsito

Mais Lidas

OPERAÇÃO PREGÃO
Ex-secretário de Fazenda João Fava Neto é preso na Capital
POLÍCIA
Rapaz vai parar na cadeia após ser flagrado empinando moto em Dourados
POLÍCIA
Homem é flagrado com mais de 150 kg de cocaína em fundo falso de caminhão
PARANHOS
Sogro de narcotraficante é executado a tiros na região de fronteira