Menu
Busca Terça, 23 de Janeiro de 2018
(67) 9860-3221
Corpal - Dezembro 2017

Número de brasileiros que quitaram dívidas nos primeiros dez meses do ano bate recorde

29 Novembro 2012 - 13h36

O número de brasileiros que procuraram os credores para quitar as dívidas bateu recorde no período de janeiro a outubro deste ano, informou hoje (29) a Serasa Experian. No período, 16 milhões de consumidores renegociaram o pagamento de contas atrasadas e limparam o nome.

O resultado é recorde e representa um aumento de 16,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Serasa Experian, o número de pessoas que entraram na base de inadimplentes (21,5 milhões) cresceu 9,5% no período.

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, a notícia é ótima uma vez que, cada consumidor inadimplente tem, em média, cerca de cinco dívidas em atraso e deve quitar todas as pendências para sair da lista de devedores.

A empresa avalia que o bom momento vivido pelo mercado de trabalho no país, com as taxas de desemprego em patamares baixos e ganhos salariais acima da inflação, tem motivado as pessoas a quitar as dívidas e dá dicas para ajudar na renegociação.

O primeiro passo, explica a empresa, é procurar o credor e utilizar o 13º salário para organizar as finanças. Antes de renegociar, é preciso fazer as contas e levar anotada uma proposta dentro do orçamento. Jamais recorrer ao cheque especial ou a empréstimos com taxas muito altas, pois existem opções mais baratas, como o crédito consignado, por exemplo.

Na hora de renegociar, levar as contas em atraso, cartas de cobrança e outros documentos que possam ajudar na negociação. Avaliar com calma as reais condições financeiras para pagar as dívidas: se precisa de prazo, de desconto, ou das duas coisas.

Falar abertamente com o atendente que irá avaliar a situação do devedor, deixando claro os motivos que fizeram a pessoa deixar de pagar as contas. Ouvir a proposta que o atendente irá apresentar e, caso não seja acessível, procurar apresentar uma sugestão mais próxima das condições do devedor.

Ao fechar a renegociação, lembrar sempre de pegar o comprovante que formaliza o acordo sobre o pagamento da dívida. Não cair no golpe de supostas empresas que dizem realizar recuperação de crédito de maneiras milagrosas.

De acordo com a Serasa, as únicas formas de regularizar uma dívida são efetuando o pagamento ou fazendo um acordo formal com a empresa credora. A empresa também lembra que o devedor pode renegociar a dívida sem a ajuda de terceiros.

Para consultar a existência de pendências, o consumidor pode recorrer ao serviço de atendimento da Serasa Experian nas agências localizadas em todas as capitais e principais cidades do Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DEU CALOR!
Gracyane Barbosa exibe barriga sarada e corpão durante foto no deserto
ATENÇÃO
Prazo para microempreendedor regularizar situação é prorrogado até sexta-feira
Prazo para microempreendedor regularizar situação é prorrogado até sexta-feira
VEM NOVIDADES!
WhatsApp altera forma de exibir notificações no Android 8
BRASIL
Intervenção militar seria enorme retrocesso, diz comandante do Exército
Intervenção militar seria enorme retrocesso, diz comandante do Exército
SEGURANÇA
Agepen discute em Brasília integração entre sistemas de informações prisionais do país
Agepen discute em Brasília integração entre sistemas de informações prisionais do país
EMPRESÁRIOS
Começa hoje prazo para preenchimento da Rais
Começou nesta terça-feira (23) o prazo para o preenchimento da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2017. Empresários poderão enviar dados até o dia 23 de março, por meio de formulário online. De acordo com o Ministério do Trabalho, não há possibilidade de prorrogação do prazo de entrega do formulário.
ECONOMIA
Dólar fecha em alta e encosta em R$ 3,25
Dólar fecha em alta e encosta em R$ 3,25
POLÍTICA
Julgamento de Lula é "evento natural", diz Temer na Suíça
Julgamento de Lula é "evento natural", diz Temer na Suíça
MENOR TAXA
Prévia indica inflação oficial no início de 2018 0,39%
DOURADOS
Jovem apontado por tráfico no Estrela Tovi é preso

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem é preso no Canaã II por posse de munições de uso restrito
CAPITAL
Professor é preso por assediar alunos de escola pública
Professor é preso por assediar alunos de escola pública
BILIONÁRIOS
Cinco brasileiros concentram mesma riqueza que a metade pobre do país
FEMINICÍDIO
Assassinato de mãe de seis filhos foi premeditado, acredita polícia