Menu
Busca segunda, 17 de junho de 2019
(67) 9860-3221
AGRONEGÓCIO

No ranking de maiores produtores agrícolas, municípios são recordistas em safra de soja

10 janeiro 2019 - 09h23Por Da redação

Maiores produtores agrícolas em Mato Grosso do Sul, os municípios de Maracaju e Ponta Porã produziram juntos nas safras de 2016/2017, 9,9 milhões de toneladas de cana de açúcar e mais de 3 milhões de toneladas de soja. Quando Mato Grosso do Sul teve a maior colheita de soja já registrada na história, também na safra de 2016/2017, ambas cidades foram as recordistas em produção, conforme a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja).

Maracaju e Ponta Porã integram a lista dos 100 maiores produtores do agronegócio no país, sendo Maracaju considerada a maior produtora de soja do Estado, além de agregar outros cultivos, como milho e cana de açúcar. 

Na cultura de milho, as duas cidades ainda somaram 1,6 milhão de tonelada, com destaque para Ponta Porã, fronteira com o Paraguai, responsável por grande parte dessa produção – 1,1 milhão de tonelada.

Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul

No mesmo ranking publicado pelo Ministério da Agricultura outros dois municípios do Estado, além estarem na lista dos 100 maiores produtores,  se destacam pela capacidade de crescimento econômico devido ao agronegócio. Conforme dados do Ministério da Agricultura,  Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul foram as cidades produtoras agrícolas que mais cresceram em Mato Grosso do Sul entre 2014 e 2016. Nesse mesmo período, Rio Brilhante  alcançou um crescimento econômico de 22,18%, quando a safra de cana de açúcar somou 20,5 milhões de toneladas (5,7 milhões em 2014; 6,3 milhões em 2015; e 8,5 milhões em 2016)

Já na cidade de Nova Alvorada do Sul a porcentagem de crescimento foi ainda maior, 25,61%. De 2014 a 2016 a cidade produziu 16,4 milhões de toneladas de cana de açúcar.  Os resultados, excelentes para o produtor rural, beneficia o Estado economicamente devido a arrecadação.

Segundo a matéria do Mapa, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes ao PIB Municipal de mais de 5 mil municípios mostram forte crescimento nas principais regiões agrícolas. Ao menos 82% dos municípios brasileiros, classificados como os maiores produtores do agronegócio, tiveram crescimento nominal superior à taxa anual do PIB do país que foi de 4,4% entre 2014 e 2016.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLÊNCIA
Na fronteira, dois corpos são encontrados em distância de 100 metros
BALANÇO
Vacinação contra a gripe ultrapassa 90% de cobertura em Dourados
SEGUNDA SEM CARNE
Receita: Quibe de berinjela
BRASIL
Maia diz que comissão pode aprovar Previdência na semana que vem
REGIÃO
Funtrab tem 419 vagas de emprego em todo o MS
CASSEMS
‘Cozinha Experimental’ ensina receitas saudáveis a base de biomassa de banana verde
TRÊS LAGOAS
PMA autua infrator em R$ 5 mil por incendiar resíduos em terreno com prejuízo à vizinhança
BRASIL
Exportações brasileiras crescem 10% em maio com vendas para os EUA
DIA DA MANICURE
Homenagem à manicure
MATO GROSSO DO SUL
Relação de aprovados no Programa de Estágio Remunerado da PGE já está disponível

Mais Lidas

PARAGUAI
Motim termina com 10 mortos e presos queimados e decapitados
AQUIDAUANA
Douradense desaparece nas águas do rio Aquidauana durante banho
POLÍCIA
Casal contratado para levar maconha até Campo Grande é preso em Dourados
FURTO
Jovem é preso enquanto furtava bicicleta dentro de residência em Dourados