Menu
Busca terça, 19 de março de 2019
(67) 9860-3221
AGRONEGÓCIO

No ranking de maiores produtores agrícolas, municípios são recordistas em safra de soja

10 janeiro 2019 - 09h23Por Da redação

Maiores produtores agrícolas em Mato Grosso do Sul, os municípios de Maracaju e Ponta Porã produziram juntos nas safras de 2016/2017, 9,9 milhões de toneladas de cana de açúcar e mais de 3 milhões de toneladas de soja. Quando Mato Grosso do Sul teve a maior colheita de soja já registrada na história, também na safra de 2016/2017, ambas cidades foram as recordistas em produção, conforme a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja).

Maracaju e Ponta Porã integram a lista dos 100 maiores produtores do agronegócio no país, sendo Maracaju considerada a maior produtora de soja do Estado, além de agregar outros cultivos, como milho e cana de açúcar. 

Na cultura de milho, as duas cidades ainda somaram 1,6 milhão de tonelada, com destaque para Ponta Porã, fronteira com o Paraguai, responsável por grande parte dessa produção – 1,1 milhão de tonelada.

Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul

No mesmo ranking publicado pelo Ministério da Agricultura outros dois municípios do Estado, além estarem na lista dos 100 maiores produtores,  se destacam pela capacidade de crescimento econômico devido ao agronegócio. Conforme dados do Ministério da Agricultura,  Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul foram as cidades produtoras agrícolas que mais cresceram em Mato Grosso do Sul entre 2014 e 2016. Nesse mesmo período, Rio Brilhante  alcançou um crescimento econômico de 22,18%, quando a safra de cana de açúcar somou 20,5 milhões de toneladas (5,7 milhões em 2014; 6,3 milhões em 2015; e 8,5 milhões em 2016)

Já na cidade de Nova Alvorada do Sul a porcentagem de crescimento foi ainda maior, 25,61%. De 2014 a 2016 a cidade produziu 16,4 milhões de toneladas de cana de açúcar.  Os resultados, excelentes para o produtor rural, beneficia o Estado economicamente devido a arrecadação.

Segundo a matéria do Mapa, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes ao PIB Municipal de mais de 5 mil municípios mostram forte crescimento nas principais regiões agrícolas. Ao menos 82% dos municípios brasileiros, classificados como os maiores produtores do agronegócio, tiveram crescimento nominal superior à taxa anual do PIB do país que foi de 4,4% entre 2014 e 2016.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROPOSTA
Projeto de lei sobre Programa de Desligamento Voluntário do governo de MS é entregue a deputados
ECONOMIA
Gasolina dispara em Dourados e preço médio sobe R$0,13 em uma semana
FAMOSOS
Anitta aparece com Medina e Neymar comenta: "Shippo"
BURAQUEIRA
Marçal cobra providências na recuperação da malha asfáltica em Dourados
BENEFÍCIO
Em MS, 150 mil pessoas têm direito a desconto na conta de energia
VANDALISMO
Menores são detidos após destruir câmeras de escola e defecar no pátio
DOURADOS
Projeto que altera data das eleições para diretores da Reme é aprovado
SAÚDE MENTAL
Depressão na adolescência: como identificar e o que fazer?
CAMPO GRANDE
Polícia flagra homem tentando enforcar mulher após bebedeira
TURISMO
Bonito: a beleza escondida do Abismo Anhumas

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Família que morreu em acidente na BR-060 seguia para missa de colação de grau
BR-060
Morre no hospital terceira vítima de acidente na Capital
NAVIRAÍ
Corpo de foragido do semiaberto é encontrado em terreno baldio
SIDROLÂNDIA
Acidente entre carro e caminhão mata duas mulheres na BR-060