quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Lei Geral beneficia mais de 50 mil empresas no MS

18 dezembro 2012 - 14h45

A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, instituída no Brasil em 2006, prevê tratamento diferenciado a micro e pequenas empresas de todo o país. No Mato Grosso do Sul, até agora, 63 municípios possuem as normas regulamentadas e 17 deles cumprem de fato todas as exigências previstas na Lei Complementar nº 123/06.



Segundo dados do Sebrae no MS, isto significa benefícios a 53.629 empreendimentos, que geram 357.275 postos de trabalho e influenciam uma população de mais de 1,2 milhão de pessoas.



“Ao cumprir esta obrigação promove-se o dinamismo da economia, com melhoria na qualidade de vida do cidadão, já que surgem oportunidades de negócios e consequentemente maior número de pessoas com carteira assinada”, destaca Jorge Tadeu Veneza, técnico da entidade no Estado.



As evidências analisadas pelo Sebrae para constatar se o município tirou ou não a lei do papel compreendem desde decretos e editais de licitação, que preveem tratamento especial às empresas de pequeno porte nas compras governamentais, até parcerias com entidades com o objetivo de promover treinamentos; entre outras formas de incentivo aos empresários.



####Papéis fundamentais



Função prevista também em lei está o Agente de Desenvolvimento, responsável por promover as ações de apoio aos pequenos negócios. “Onde atua efetivamente esse profissional, tem uma família vivendo melhor. Acreditamos que são os responsáveis por colocar na agenda do prefeito ações de desenvolvimento pela inclusão produtiva”, destaca Cláudio Mendonça, diretor superintendente do Sebrae no MS.



Incorporada ainda à legislação anos depois, a figura do empreendedor individual representou mais uma vitória, desta vez, àqueles que empreendiam na informalidade. Hoje, Mato Grosso do Sul conta com 42.795 pessoas que se enquadram nesta modalidade.



####Reconhecimento



Durante a ExpoCidades, Congresso para o Desenvolvimento dos Municípios, que aconteceu no início deste mês em Campo Grande, prefeitos dos 17 cidades sul-mato-grossenses que atenderam às normas receberam o ‘Selo de Implementação da Lei Geral’.



“Estamos homenageando aqueles que conseguiram priorizar os pequenos negócios como grande gerador de empregos”, destacou na ocasião o diretor superintendente do Sebrae no MS, Cláudio Mendonça.



Receberam a homenagem os líderes municipais das seguintes localidades: Aral Moreira, Aparecida do Taboado, Bodoquena, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Maracaju, Nioaque, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Sidrolândia e Sonora.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira
DOURADOS

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira
SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual
UNIGRAN

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

COTAÇÃO

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira

TEMPO

Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta