Menu
Busca Sexta, 19 de Janeiro de 2018
(67) 9860-3221
Escola Sesc - Janeiro 2018

Irrigação agrícola impulsiona lavouras de soja e milho em MS

02 Janeiro 2013 - 14h04

Fundamental para o desenvolvimento ideal de toda lavoura, a irrigação é um prática que compensa a má distribuição ou falta de chuvas em determinadas regiões. Mão de obra, energia e estruturas de transporte de água são alguns dos fatores primordiais para uma correta aplicação de irrigação, e todos eles devem funcionar em plena sincronia ou todo o sistema ficará comprometido e consequentemente, a plantação.

Entre as opções de irrigação utilizadas em Mato Grosso do Sul, estão unidades de bombeamento, canais, tubulações, sistemas de distribuição de água nas parcelas e sistemas de drenagem. Porém, muitos produtores ainda não sabem a melhor maneira ou como aproveitar em sua totalidade esse processo, ou ainda não têm consciência dos impactos ambientais que podem ser causados pela prática.

Para demonstrar quais as opções mais adequadas à cada tipo de cultura, topografia, características do solo, quantidade de água, entre outros fatores, a Fundação MS realiza no dia 24 de janeiro, a partir das 14h, durante o Showtec 2013, um ‘Giro tecnológico’ com o tema ‘Fundamentos e experiências na agricultura irrigada’. Entre os assuntos tratados estão a viabilidade do uso da irrigação em sistemas de produção de grãos, como soja e milho e as bases legais para irrigação em MS. “Esse assunto é considerado estratégico para os próximos anos, além de ser muito demandado pelos produtores Sul-mato-grossenses”, explica o diretor executivo da entidade, Renato Roscoe.

Danilton Luiz Flumignan, engenheiro agrônomo da Embrapa comenta que a agricultura irrigada ainda é muito pouco explorada no Estado, daí o fato de se ter mais conhecimento sobre a viabilidade do uso. “Na palestra, iremos abordar temas relacionados ao zoneamento agroclimático, a ecofisiologia da soja e do milho, assim como qual a demanda de água de cada cultura e a fase fenológica em que são mais sensíveis ao déficit hídrico. Ou seja, de uma maneira geral, qual o método de irrigação com maior potencial para cada região, quais os custos, vantagens e limitações dessa prática”, finaliza o engenheiro.

Em complemento, para deixar o produtor a par de todo o procedimento legal voltado para a irrigação, o fiscal ambiental da Imasul e engenheiro agrônomo Jânio Fagundes Borges explica de maneira fácil e dinâmica, noções gerais sobre licenciamentos de projetos de acordo com cada tipo de irrigação, extensão da área e complexidade do ambiente. “É importante que eles saibam sobre a legislação dos recursos hídricos, seus princípios, diretrizes e finalidades, em especial a outorga de direito de uso da água”, aponta Jânio.

###Showtec 2013
É um evento voltado para empreendedores e produtores rurais. Em 2012, 12 mil pessoas estiveram em Maracaju para conhecer as novas tecnologias de produção agropecuária para a região central do Brasil. Estiveram presentes produtores da Bolívia, Paraguai e Uruguai. O Showtec 2013 é realizado pela Fundação MS em parceria com a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EITA, EITA!
Participante do BBB18 adora mandar nudes
POLÍTICA
Recurso é negado pela Justiça Federal e interrogatório de Lula é mantido
REGIÃO
Em parceria com prefeito Marquinhos, Geraldo garante novas ações para Vicentina
ECONOMIA
Dólar tem nova queda e volta a R$ 3,20
Dólar tem nova queda e volta a R$ 3,20
POLÍCIA
Trio de assaltantes atira em idoso durante assalto
Trio de assaltantes atira em idoso durante assalto
BONITO
Tio encontra sobrinho morto no quintal de casa
Uma trouxinha de maconha foi encontrada no quarto do jovem;
MS
Divulgada resolução que orienta sobre inscrições no Programa Vale Universidade
Divulgada resolução que orienta sobre inscrições no Programa Vale Universidade
MEDIDA
Moro ordena transferência de Sérgio Cabral do Rio para o Paraná
MEDIDA
Construtora deve manter acordo contratual sem cobrança de juros abusivos
Construtora deve manter acordo contratual sem cobrança de juros abusivos
DESMATAMENTO
Operação Cervo-do-Pantanal autua oitavo fazendeiro em Jardim

Mais Lidas

REAJUSTE
Agetran define novo valor da tarifa do transporte público em Dourados
MAQUINADO
Polícia acredita que o empresário que matou a ex tenha planejado o crime
DOURADOS
Chuva intensa alaga túnel do Parque das Nações II
JARDIM DAS PRIMAVERAS
Foragido da justiça é preso por posse de munições de uso restrito