Menu
Busca terça, 24 de abril de 2018
(67) 9860-3221
GOVERNO PRESENTE MS

Irrigação agrícola impulsiona lavouras de soja e milho em MS

02 janeiro 2013 - 14h04

Fundamental para o desenvolvimento ideal de toda lavoura, a irrigação é um prática que compensa a má distribuição ou falta de chuvas em determinadas regiões. Mão de obra, energia e estruturas de transporte de água são alguns dos fatores primordiais para uma correta aplicação de irrigação, e todos eles devem funcionar em plena sincronia ou todo o sistema ficará comprometido e consequentemente, a plantação.

Entre as opções de irrigação utilizadas em Mato Grosso do Sul, estão unidades de bombeamento, canais, tubulações, sistemas de distribuição de água nas parcelas e sistemas de drenagem. Porém, muitos produtores ainda não sabem a melhor maneira ou como aproveitar em sua totalidade esse processo, ou ainda não têm consciência dos impactos ambientais que podem ser causados pela prática.

Para demonstrar quais as opções mais adequadas à cada tipo de cultura, topografia, características do solo, quantidade de água, entre outros fatores, a Fundação MS realiza no dia 24 de janeiro, a partir das 14h, durante o Showtec 2013, um ‘Giro tecnológico’ com o tema ‘Fundamentos e experiências na agricultura irrigada’. Entre os assuntos tratados estão a viabilidade do uso da irrigação em sistemas de produção de grãos, como soja e milho e as bases legais para irrigação em MS. “Esse assunto é considerado estratégico para os próximos anos, além de ser muito demandado pelos produtores Sul-mato-grossenses”, explica o diretor executivo da entidade, Renato Roscoe.

Danilton Luiz Flumignan, engenheiro agrônomo da Embrapa comenta que a agricultura irrigada ainda é muito pouco explorada no Estado, daí o fato de se ter mais conhecimento sobre a viabilidade do uso. “Na palestra, iremos abordar temas relacionados ao zoneamento agroclimático, a ecofisiologia da soja e do milho, assim como qual a demanda de água de cada cultura e a fase fenológica em que são mais sensíveis ao déficit hídrico. Ou seja, de uma maneira geral, qual o método de irrigação com maior potencial para cada região, quais os custos, vantagens e limitações dessa prática”, finaliza o engenheiro.

Em complemento, para deixar o produtor a par de todo o procedimento legal voltado para a irrigação, o fiscal ambiental da Imasul e engenheiro agrônomo Jânio Fagundes Borges explica de maneira fácil e dinâmica, noções gerais sobre licenciamentos de projetos de acordo com cada tipo de irrigação, extensão da área e complexidade do ambiente. “É importante que eles saibam sobre a legislação dos recursos hídricos, seus princípios, diretrizes e finalidades, em especial a outorga de direito de uso da água”, aponta Jânio.

###Showtec 2013
É um evento voltado para empreendedores e produtores rurais. Em 2012, 12 mil pessoas estiveram em Maracaju para conhecer as novas tecnologias de produção agropecuária para a região central do Brasil. Estiveram presentes produtores da Bolívia, Paraguai e Uruguai. O Showtec 2013 é realizado pela Fundação MS em parceria com a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Intenção de investimentos da indústria de MS tem melhor resultado em quase 4 anos
TURISMO CULTURAL
Festivais de jazz e sapateado agitam Florianópolis
DOURADOS
Comércio espera movimentar R$ 13 milhões no Dia das Mães
ESTILO
Tendência Rock on é a dica desta terça-feira
DOURADOS
Estagiários alegam atraso no bolsa-auxílio e protestam com paralisação
LANCHE
Pão doce de canela, veja como fazer
TRÊS LAGOAS
Polícia cumpre mandado de prisão e apreende produtos artesanais
ARTIGO
Sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores
BRASIL
Lula entra com recursos em instâncias superiores sobre o caso triplex
CONTRABANDO
Homem é preso com 450 mil maços de cigarros e caminhão roubado

Mais Lidas

TRÊS LAGOAS
Morre vítima de acidente com carreta; filho revelou tentativa de suicídio
VIOLÊNCIA SEXUAL
Homem é flagrado estuprando adolescente de 12 anos
ABASTECIMENTO
Bairros de Dourados ficarão sem água nesta terça-feira
MORTES NO TRÂNSITO
Mulher morre em acidente entre moto e caminhão em Amambai