quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CONCURSO

Instituto Rio Branco encerra inscrições para 30 vagas de diplomatas

03 julho 2015 - 08h25

O Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, encerra nesta sexta-feira, dia 03 de julho, as inscrições do concurso público para 30 vagas de diplomata. O salário é de R$ 15.005,26. Do total de vagas, 2 são reservadas para pessoas com deficiência e 6 são reservadas para candidatos afrodescendentes. Os candidatos devem ter nível superior em qualquer área.

Os convocados irão ingressar em cargo da classe inicial da carreira de diplomata (terceiro secretário) e deverão se matricular no Curso de Formação, a ser realizado em Brasília.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.cespe.unb.br/concursos/irbr_15_diplomacia. A taxa é de R$ 200.

O concurso terá quatro fases: prova objetiva, constituída de questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e de noções de direito e direito internacional público; prova escrita de língua portuguesa; provas escritas de história do brasil, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e noções de direito e direito internacional público; provas escritas de língua espanhola e língua francesa.

###Descrição das etapas e calendário
A prova objetiva terá 73 questões, sendo 14 questões de língua portuguesa, 13 questões de língua inglesa, 12 questões de política internacional, 11 questões de história mundial, 6 questões de noções de direito e direito internacional público, 6 questões de noções de economia, 6 questões de história do brasil e 5 questões de geografia.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 2 de agosto, em duas etapas: a primeira às 10 horas, com duração de 2h30; e a segunda às 15h, com duração de 3h30. Os locais e o horário de realização da prova objetiva estarão disponíveis para consulta na internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/irbr_15_diplomacia, a partir da data provável de 21 de julho.

A prova escrita de língua portuguesa será aplicada na data provável de 30 de agosto, às 14 horas, com duração de 5 horas, e consistirá de redação sobre tema geral, com a extensão de 600 a 650 palavras e de dois exercícios de interpretação, de análise ou de comentário de textos, com a extensão de 120 a 150 palavras cada um.

A terceira fase constará de seis provas escritas. No dia 31 de outubro será língua inglesa; no dia 1º de novembro será história do Brasil, política internacional e geografia; no dia 7 de novembro será noções de economia; no dia 8 de novembro será noções de direito e direito internacional público e língua espanhola e francesa. As provas da terceira fase terão a duração de 4 horas cada uma, com início às 9h e às 15 horas.

Cada uma das fases será realizada simultaneamente nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

O resultado final no concurso será divulgado na internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/irbr_15_diplomacia e publicado no Diário Oficial da União na data provável de 4 de dezembro.

###Bolsa para afrodescendentes
Uma parceria entre o Instituto Rio Branco e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) viabilizou o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia.

O benefício é voltado para candidatos negros, que tenham concluído ou estejam no último ano do curso superior. Os selecionados recebem uma bolsa de estudos, paga em parcelas de março a dezembro, que deverão ser investidas na compra de material didático e pagamento de cursos preparatórios para o concurso de admissão à carreira de diplomata, realizado anualmente.

O candidato bolsista, caso não passe no concurso, pode voltar a concorrer para outra bolsa em outro ano. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o programa elevou o número de candidatos negros aprovados para o Itamaraty.

O Instituto Rio Branco foi fundado em 1946 e é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, que trabalharão no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta