Menu
Busca sábado, 20 de abril de 2019
(67) 9860-3221
CONCURSO

Instituto Rio Branco encerra inscrições para 30 vagas de diplomatas

03 julho 2015 - 08h25

O Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, encerra nesta sexta-feira, dia 03 de julho, as inscrições do concurso público para 30 vagas de diplomata. O salário é de R$ 15.005,26. Do total de vagas, 2 são reservadas para pessoas com deficiência e 6 são reservadas para candidatos afrodescendentes. Os candidatos devem ter nível superior em qualquer área.

Os convocados irão ingressar em cargo da classe inicial da carreira de diplomata (terceiro secretário) e deverão se matricular no Curso de Formação, a ser realizado em Brasília.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.cespe.unb.br/concursos/irbr_15_diplomacia. A taxa é de R$ 200.

O concurso terá quatro fases: prova objetiva, constituída de questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e de noções de direito e direito internacional público; prova escrita de língua portuguesa; provas escritas de história do brasil, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e noções de direito e direito internacional público; provas escritas de língua espanhola e língua francesa.

###Descrição das etapas e calendário
A prova objetiva terá 73 questões, sendo 14 questões de língua portuguesa, 13 questões de língua inglesa, 12 questões de política internacional, 11 questões de história mundial, 6 questões de noções de direito e direito internacional público, 6 questões de noções de economia, 6 questões de história do brasil e 5 questões de geografia.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 2 de agosto, em duas etapas: a primeira às 10 horas, com duração de 2h30; e a segunda às 15h, com duração de 3h30. Os locais e o horário de realização da prova objetiva estarão disponíveis para consulta na internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/irbr_15_diplomacia, a partir da data provável de 21 de julho.

A prova escrita de língua portuguesa será aplicada na data provável de 30 de agosto, às 14 horas, com duração de 5 horas, e consistirá de redação sobre tema geral, com a extensão de 600 a 650 palavras e de dois exercícios de interpretação, de análise ou de comentário de textos, com a extensão de 120 a 150 palavras cada um.

A terceira fase constará de seis provas escritas. No dia 31 de outubro será língua inglesa; no dia 1º de novembro será história do Brasil, política internacional e geografia; no dia 7 de novembro será noções de economia; no dia 8 de novembro será noções de direito e direito internacional público e língua espanhola e francesa. As provas da terceira fase terão a duração de 4 horas cada uma, com início às 9h e às 15 horas.

Cada uma das fases será realizada simultaneamente nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

O resultado final no concurso será divulgado na internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/irbr_15_diplomacia e publicado no Diário Oficial da União na data provável de 4 de dezembro.

###Bolsa para afrodescendentes
Uma parceria entre o Instituto Rio Branco e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) viabilizou o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia.

O benefício é voltado para candidatos negros, que tenham concluído ou estejam no último ano do curso superior. Os selecionados recebem uma bolsa de estudos, paga em parcelas de março a dezembro, que deverão ser investidas na compra de material didático e pagamento de cursos preparatórios para o concurso de admissão à carreira de diplomata, realizado anualmente.

O candidato bolsista, caso não passe no concurso, pode voltar a concorrer para outra bolsa em outro ano. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o programa elevou o número de candidatos negros aprovados para o Itamaraty.

O Instituto Rio Branco foi fundado em 1946 e é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, que trabalharão no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PONTA PORÃ
Polícia prende homem e apreende drogas e armas em residência
IMUNIZAÇÃO
Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa na segunda-feira
CAMPO GRANDE
Quadrilha é presa após invadir garagem e fazer funcionários reféns
UEMS
Curso de Pedagogia realiza encontro brincante no dia 27 de abril
CRIME AMBIENTAL
Fazendeiro é multado por degradação de matas ciliares de córrego
POLÍTICA
Câmara de Ladário conclui processos e chega ao sétimo vereador cassado
CAARAPÓ
PF apreende quase meia tonelada de maconha em tanque de carreta
SAÚDE
Pediatras pedem fim da obrigatoriedade do Teste da Linguinha
POLÍCIA
Mulher de 41 anos é assaltada e estuprada próximo à feira-livre
PNEUMONIA
MC Sapão, do hit 'Eu tô tranquilão', morre aos 40 anos no Rio

Mais Lidas

DOURADOS
Guarda faz batida em festa regada a álcool e narguilé e encontra menores bêbados
DOURADOS
Homem é preso tentando se esconder sob balcão de loja em que furtava
CAMPO GRANDE
Mulher é encontrada pendurada em árvore ao lado de carro
MS-338
Motorista freia ao ver anta e tem caminhão atingido por ônibus