Menu
Busca Sexta, 15 de Dezembro de 2017
(67) 9860-3221
Reveillon - Clube Indaiá
RURAL

Iagro alerta produtores para cadastramento de área plantada de soja

07 Novembro 2017 - 12h05Por Da Redação

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) vem chamando a atenção dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul para a importância do cadastro de áreas onde será cultivada a soja no Estado, na safra 2017/2018.

Obrigatório e passível de multa, o cadastro que pode ser realizado pela internet só recebeu até o momento a atenção de 2331 produtores que registraram 461743 hectares de área. Esse número corresponde a apenas 17,8% da área total esperada para esta safra que, segundo estimativas do IBGE, terá mais de 2,5 milhões de hectares de área plantada com a leguminosa.

Segundo o chefe de divisão da Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, Filipe Portocarrero, no mesmo período do ano passado já haviam sido cadastrados 510518 hectares de 3869 produtores, referente à safra 2016/2017. “Nos preocupa muito que os produtores deixem para a ultima hora e acabem esquecendo. Não é prioridade da Agência multar. O cadastro é fundamental para nos auxiliar com as medidas fitossanitárias de controle da ferrugem asiática no Estado”, lembrou.

Filipe comentou ainda que na última safra a agência recebeu mais de 92% de adesão no cadastramento, índice recorde para esta medida, que é pré-requisito para a implementação das medidas de Defesa Sanitária Vegetal em Mato Grosso do Sul.

A expectativa é de que Mato Grosso do Sul tenha uma safra de 2,6 milhões de hectares de soja. Atualnebte o Estado ocupa a 5ª posição no ranking nacional de produção de soja em grão e o 6º lugar em exportação, com participação de 7,6% na produção brasileira de soja neste ano, segundo a Aprosoja.

O cadastro, que é obrigatório, deve ser realizado exclusivamente pela internet no site da agência até o dia 10 de janeiro de 2018. O produtor que não o fizer e sofrer fiscalização, poderá ser autuado em 100 Uferms.

Maiores informações ou denúncias podem ser realizadas pelo 0800-647-2788, Disk Vegetal.

Semeadura

Conforme dispõe a Lei Estadual 5.025/2017, os produtores devem cumprir a janela de semeadura para a cultura da soja, plantando entre os dias 16/09 e 31/12/2017. Além de respeitar a nova determinação de não plantar soja sobre soja, soja segunda safra ou soja safrinha no Estado de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Estudo mundial testará novo anticorpo para prevenção ao HIV
OCUPAÇÃO
Detentas disputam Torneio Estadual de Xadrez na Capital neste fim de semana
DOURADOS
Marido é suspeito de atear fogo em casa com mulher e cinco filhos dentro
BATAGUASSU
Veado e tatu são resgatados após caírem em galeria
ECONOMIA
Dólar fecha em queda, mas termina a semana em alta
DOURADOS
Aulas na Reme começam no dia 6 de fevereiro; confira o calendário
REGIÃO
Homem morre após troca de tiros com a polícia
APÓS SUSPENSÃO DE DEL NERO
Coronel Nunes assume interinamente a presidência da CBF
DOURADOS
Agetran alerta condutores quanto a infrações
NA JUSTIÇA
MP ajuíza Ação e pede a transferência imediata dos presos da delegacia de Bonito

Mais Lidas

DOURADOS
Dez são detidos na 2ª fase da Operação Thanos
THANOS
Megaoperação cumpre mandados em bairros de Dourados
JARDIM SANTA MARIA
Bandido troca tiros com a polícia após roubo a posto em Dourados
AQUIDAUANA
Corpo de ex-presidente da OAB é encontrado carbonizado na BR-419