Menu
Busca segunda, 23 de abril de 2018
(67) 9860-3221
SEVILHA ODONTOLOGIA

Estudo divulgado pela Semac aponta que PIB-MS cresceu 11% em 2010

27 novembro 2012 - 11h42

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) concluiu a elaboração de um relatório que mostra os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul referentes ao ano de 2010. A avaliação econômica mostra uma forte retomada de crescimento da economia estadual no ano seguinte ao ano central da crise financeira internacional - que foi 2009. O trabalho integra o Projeto de Contas Regionais, desenvolvido em parceria com o IBGE.

O desempenho da produção de bens e serviços de 2010 aponta para Mato Grosso do Sul um Produto Interno Bruto de R$ 43.514.206.732 (quarenta e três bilhões, quinhentos e quatorze milhões, duzentos e seis mil e setecentos e trinta e dois reis), resultando um PIB per capita de R$ 17.765,68.

A economia do Estado cresceu 11,01% em 2010, influenciada pelo bom desempenho do Setor Primário e do Setor Secundário, que cresceram 25,47% e 14,61%, respectivamente. Por outro lado, o Setor Terciário teve um desempenho menor, embora positivo, de 5,85%.

Os valores alcançados pelo desempenho do PIB-MS de 2009 a 2010 ampliam de 1,12% para 1,15% a sua participação no PIB do Brasil e representam 12,41% de peso no PIB da Região Centro-Oeste. No ano de 2010 o PIB brasileiro alcançou uma taxa 7,53% de crescimento.

Análise

Conforme o estudo, a retomada das taxas de crescimento foi favorecida especialmente pela agropecuária, que cresceu 25,47%. O que impulsionou esse desempenho do setor agropecuário foi, principalmente, a agricultura, onde os principais grãos experimentaram um incremento de 41,0%, resultante de um ganho em rendimento na casa dos 40% na comparação com o ano de 2009. Aparecem com destaque o desempenho do milho, com expansão de tonelagem colhida em 73,4%; da cana-de-açúcar, com crescimento de 37,92% em quantidade colhida; e da soja, com ganho de produção em 32,0%.

O setor secundário também atuou de forma favorável para crescimento na taxa de evolução do PIB-MS em 2010. O setor industrial apresentou uma taxa de crescimento real de 14,61%, com destaque para a indústria de transformação, que se expandiu 17,14%; e a atividade da construção civil, com elevação de 8,24% no seu desempenho. Os serviços da indústria de utilidade pública – SIUP -, que inclui geração e distribuição de energia elétrica, captação, tratamento e distribuição de água etc, cresceram 22,7%.

A alta taxa de crescimento de 11,01% obtida pela economia sul-mato-grossense em 2010 também foi positivamente impactada pelo bom comportamento de algumas atividades como no setor terciário: o comércio, com crescimento de 10,7%; a atividade das instituições financeiras (15,9%); transportes (7,9%); outras atividades (alojamento e alimentação, serviços prestados às empresas, serviços prestados às famílias e educação e saúde mercantil), que juntas cresceram em média 6,3%;


Participação de cada setor no PIB

Conforme o relatório divulgado pela Semac, observando a participação dos setores econômicos na composição do PIB Estadual, os dados mostram que o Setor Terciário, que congrega as atividades de Comércio e Serviços, mantém-se com o maior peso, representando 62,40% na formação do resultado de 2010. Este setor concentra as atividades de comércio e serviços. Já o setor secundário, onde estão os ramos industriais, contribuiu com 22,15% na formação da riqueza gerada em 2010 pela economia sul-mato-grossense. O Valor Adicionado das atividades agropastoris, produção agrícola e pecuária, que contribuíram em 2010 com 15,45% na formação do PIB de Mato Grosso do Sul, representam o menor valor agregado.

Entenda o PIB

O Produto Interno Bruto representa a quantificação em valores da produção de bens e serviços em um espaço temporal, fruto do desempenho das atividades econômicas por meio da utilização de seus recursos produtivos. O cálculo do PIB tem o objetivo de avaliar as taxas de crescimento global e setorial da economia, apresentar a composição das principais contas de produção na formação da riqueza, e o valor do PIB per capita resultante no período considerado e os agregados macroeconômicos por setores de atividades.

Além dos resultados do PIB-MS de 2010, o relatório divulgado pela Semac contém os resultados relativos aos anos de 2002 a 2009. O conteúdo completo da publicação está disponível para livre consulta no site da Secretaria, no endereço www.semac.ms.gov.br, no menu Contas Regionais – Relatório do PIB.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Motorista sem CNH atropela criança de 5 anos a caminho da escola
SELEÇÃO
UEMS abre inscrições para processo seletivo de Tutores a Distância
CAMPO GRANDE
Motorista leva dois tiros durante golpe falso frete
TRIBUNAIS
Conselho de Justiça inicia inspeção ordinária no Poder Judiciário de MS
RIO BRILHANTE
Morador de São Paulo aciona polícia de MS para livrar a irmã de cárcere
MODERNIZAÇÃO
Assembleia implementa projeto de acessibilidade no Palácio Guaicurus
UFGD
Colóquio debaterá o direito à educação em contextos de privatização
ACIDENTE
Motorista campo-grandense morre atropelado por carro em rodovia de SP
ELEIÇÕES
PT reafirma candidatura de Lula para presidente da República
POLÍCIA
Dois são presos com veículos que seriam utilizados para contrabando

Mais Lidas

BR-163
Homem é preso com carro de luxo comprado pelo “Finanzinho”
JARDIM RASSELEN
Após furtar produtos de atacadista homem é detido por populares
TRÊS LAGOAS
Morre vítima de acidente com carreta; filho revelou tentativa de suicídio
MARACAJU
Homem com várias passagens pela polícia é encontrado degolado