Menu
Busca terça, 11 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221

Cuidados com segurança na compra pela internet podem evitar golpes

02 dezembro 2012 - 14h27

O alerta é para quem quer fugir das compras convencionais de fim de ano e utilizar a internet para fazer as compras de natal nos sites de vendas on-line. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Polícia Civil, dá dicas de segurança para compras pela internet, já que neste período o número de golpes envolvendo as compras virtuais possui altos índices.

O primeiro passo para ter segurança na hora de comprar os presentes de fim de ano é manter o computador livre de vírus e ter um sistema operacional atualizado frequentemente. Mesmo nas compras de sites considerados seguros é preciso que o equipamento utilizado na hora da compra também possua dispositivos de segurança.

A postura adotada pelo comprar ajuda na prevenção de golpes. É possível comprar com segurança de acordo com o investigador da Polícia Civil, Michel Weiler Neves. Mantenha seu computador livre de vírus, pois eles podem registrar os dados digitados como senha de banco ou números de cartões de crédito e débito. “Muito cuidado com os e-mails desconhecidos de correntes, visualização de fotos ou coisas parecidas. Ao abrir a impressão que temos é de que nada aconteceu, mas um programa espião se instala na máquina e copia todos os dados do computador, facilitando o golpe”, explica o especialista em segurança da informação.

Comprar em sites confiáveis, que já possuam credibilidade é importante nas compras realizadas pela internet. De acordo com a Polícia Civil, os sites seguros contam com o ícone de um cadeado no navegador, uma garantia de que o endereço é confiável para utilização. Os sites que intermedeiam vendas também devem receber atenção especial na hora da compra. “Não adianta só o site ser seguro, nos casos em que um site intermedeie o relacionamento da empresa com o cliente, é preciso que o anunciante também seja confiável”, alerta o investigador da Polícia Civil, ao salientar que existe um site de reclamações de empresa na internet que pode auxiliar os consumidores antes de efetuarem suas compras, que pode ser acessado no endereço: www.reclameaqui.com.br .

O especialista em internet alerta que é preciso desconfiar de ofertas absurdas e muito boas. “Ninguém faz boa ação pela internet, produtos muito baratos e muito fora do preço praticado no mercado geralmente são golpes”, enfatiza Michel Weiler. Pesquisar também ajuda a descobrir se alguma oferta está muito abaixo do preço de mercado.

O consumidor que se sentir lesado em compras realizadas na rede deve procurar uma Delegacia da Polícia Civil para registrar uma ocorrência notificando a ação para a polícia. O telefone para mais informações de crimes pela internet é o 3318-7973.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZ
Yasmin Brunet renova o bronzeado em dia de praia de Ipanema
DOIS IRMÃOS DO BURITI
Servidores públicos flagram abuso de criança e detêm estuprador
CAPITAL
Bíblias são encontradas intactas depois de incêndio que destruiu hotel
PLANO DE MANEJO
Futuro ministro do Meio Ambiente responde por ação de improbidade
NOVA ANDRADINA
Mãe de menino com doença degenerativa pede ajuda para bazar solidário
UFMS
Abertas 74 vagas para professores substitutos com salário de até R$ 6 mil
FUTEBOL
Marta é a primeira mulher a eternizar os pés na calçada do Maracanã
OPERAÇÃO JOÃO DE BARRO
Proposta da UFGD é aprovada para o Projeto Rondon 2019
RURAL
Governo defende agricultura e turismo sustentável em Bonito e região
CAMPO GRANDE
TRE/MS mantém mandato de vereadora, acusada de infidelidade partária

Mais Lidas

DOURADOS
Criança morre no HV três dias após ser atropelada na Cachoeirinha
PREGÃO
Vereadora presa desde outubro tenta retomar cargo na Câmara de Dourados
CHAPADÃO DO SUL
Avião agrícola cai e mata piloto em cidade de MS
DOURADOS
Criança morta após acidente de trânsito teve órgãos levados para SP e Campo Grande