Menu
Busca quarta, 20 de junho de 2018
(67) 9860-3221
ECONOMIA

Com adesão ao Brasil Mais Produtivo, indústria de MS aumenta produtividade em 60%

10 novembro 2017 - 19h50

Após a adesão ao Programa Brasil Mais Produtivo, a empresária Juliana Aranda, da RU Uniformes, de Campo Grande (MS), registrou um aumento na produtividade de 60,71%. O resultado foi apresentado nesta sexta-feira (10/11) na sede do Senai Empresa, quando a equipe do CTV (Centro de Tecnologia do Vestuário) detalhou ao empresário a utilização da metodologia Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), que é baseada na redução dos desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.
 
De acordo com a técnica especializada do CTV, Milena Santos, depois dos ajustes propostos pela equipe do Senai Empresa, a RU Uniformes poderá atingir um ganho anual de mais de R$ 60 mil. “O Brasil Mais Produtivo é um programa que propõe metodologias relativamente simples, que necessitam de quase nenhum investimento, mas que aumentam a produtividade da empresa”, afirmou.
 
Na avaliação da empresária Juliana Aranda, os resultados apresentados foram uma surpresa. “Quando você avalia os resultados pontuais em forma de gráficos e tabelas, torna a visualização mais fácil de compreender. Com as pontuações feitas aqui, poderemos crescer em produtividade interna. Qualidade nós temos, equipe técnica nós temos, mas essas mudanças irão ampliar minha margem de lucro, o meu resultado financeiro e, consequentemente, a minha competitividade”, pontuou.
 
A gerente da RU Uniformes, Vanessa Ferreira Sandin, comentou que a apresentação dos resultados do programa apontou as falhas da empresa e o que deve ser feito para corrigi-las. “Essa apresentação nos mostrou uma visão da fábrica que nós, que estamos dentro do processo, geralmente não enxergamos. Fiquei surpresa com a qualidade do trabalho apresentado, com o cuidado que a equipe do Senai Empresa teve em medir o tempo de produção e o custo. A partir de agora, sabemos os pontos que devem ser corrigidos para melhorarmos nossa produtividade”, ressaltou.
 
Para o consultor da RU Uniformes, Rafael Meingerian, o Brasil Mais Produtivo é uma oportunidade para a empresa se adequar às novas formas de trabalho. “Vejo com muitos bons olhos esse programa, principalmente depois dessa apresentação, que apresentou um ganho de produtividade bastante significativo com pouco investimento por parte da empresa”, disse.
 
O Programa Brasil Mais Produtivo (B+P) é uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade em processos produtivos de empresas industriais, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O Programa é coordenado pelo MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) e realizado pelo Senai, ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com a parceria do Sebrae e apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Prefeitura entrega mais 250 escrituras a famílias de loteamentos sociais
NEGOCIAÇÃO
Bancários ameaçam entrar em greve no próximo mês
DOURADOS
Justiça manda banco indenizar avalista em financiamento e declarar dívida inexistente
DOURADOS
Arraiá da Brinquedoteca da Unigran reúne crianças e adultos para festejo junino
CRIME AMBIENTAL
Satélite flagra desmatamento ilegal e fazendeira é autuada
FAKE NEWS
Notícias falsas podem colocar eleições em risco, diz presidente do TSE
GERAL
IFMS divulga locais de matrícula para cursos de graduação
A matrícula deverá ser feita entre os dias 22 e 28 de junho; os candidatos não convocados podem manifestar interesse pela vaga na lista de espera, na página do Sisu
COPA DO MUNDO
Cristiano Ronaldo volta a marcar e garante 1ª vitória de Portugal
OPORTUNIDADES
Quer trabalhar? Confira as vagas disponíveis em Dourados
DOURADOS
Estagiária tem carteira levada por bandidos ao sair do Hospital da Vida

Mais Lidas

DOURADOS
Dupla é presa por tentativa de homicídio contra vendedor de espetinhos
FRONTEIRA
Pecuarista é executado a tiros durante emboscada
TRAGÉDIA
Vítimas fatais de acidente na BR-262 são identificadas
DEFRON
Traficante condenado a mais de 12 anos é preso em Dourados