Menu
Busca domingo, 22 de setembro de 2019
(67) 9860-3221

A convite de Delcídio, Puccinelli expõe no Senado situação de MS

05 dezembro 2012 - 09h39

A convite do presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, Delcídio do Amaral (PT/MS), o governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli participou nesta terça-feira, dia 4 de dezembro, da audiência pública promovida pela CAE para discutir a unificação das alíquotas do ICMS cobrado nas operações interestaduais e o pagamento da dívida dos estados com a União.

“Como o governador está aqui em Brasília participando das articulações para tentar derrubar o veto presidencial a Lei que fixou novos critérios para a distribuição dos royalties do petróleo, achei importante que ele viesse expor ao ministro Guido Mantega e aos membos da CAE as dificuldades que Mato Grosso do Sul passa não só com o pagamento dos juros da dívida, mas também com os possíveis prejuízos que o nosso estado vai sofrer caso as alíquotas do ICMS sejam unificadas, como quer a equipe econômica do governo. O governador André colocou isso muito bem, porque tem os números todos e é muito atento com as contas públicas de Mato Grosso do Sul”, disse Delcídio.

A proposta do governo é unificar as alíquotas do ICMS nas operações interestaduais num percentual de 4 %, o que traria prejuízos a Mato Grosso do Sul e a outros estados que praticam alíquotas de 7 e até 12 %. Pela proposta, a queda na arrecadação seria atenuada pela criação de um fundo de compensação, além de outro fundo de desenvolvimento que faria o papel de incentivador de novos projetos, diminuindo as diferenças regionais. Na audiência da CAE , o governador André propôs a ampliação dos recursos do fundo de compensação para o patamar de R$ 18 bilhões.

“Vamos discutir essa ampliação de recursos com o governo. Mato Grosso do Sul não pode sair perdendo”, afirmou Delcídio.

O presidente da CAE explicou que a audiência pública desta terça-feira foi apenas a primeira de uma série de ações que a Comissão vai promover para buscar soluções que acabem com a guerra fiscal entre os estados.

“Nós hoje começamos a esquentar o motor. Na semana que vem virão aqui os secretários estaduais de Fazenda, juntamente com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, que preside o Confaz (Conselho Nacional de Politica Fazendária). Com isso, o Senado vai avançando nesse debate, para que encontremos uma solução. Não dá pra votar tudo esse ano, mas se a gente avançar bem e votar no Senado uma proposta, usando o primeiro semestre do ano que vem para equalizar as idéias, eu não tenho duvida de que vamos chegar a bom termo, com soluções que contemplem os interesses de Mato Grosso do Sul e da maioria dos estados brasileiros”, acredita o senador.

Segundo Delcídio, André relatou as articulações feitas com outros 18 governadores que estão em Brasília para deflagrar um movimento que visa pressionar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), a colocar em votação no plenário o veto da presidente Dilma Roussef ao projeto-de-lei, aprovado pela Câmara dos Deputados, que estabelece novos critérios para distribuição dos royalties do petróleo. De acordo com André, Sarney teria assumido o compromisso de discutir o assunto com os lideres partidários já nesta quarta-feira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAUUUUU!!
Rihanna aumenta a temperatura com foto sensual no Instagram
INFRAESTRUTURA
Governo vai pavimentar rodovia que liga Norte do MS ao Pantanal e Bonito
HISTÓRICO ESCOLAR FALSO
Condenação por falsificação e estelionato é mantida pela 3ª Câmara Criminal
BRASIL
Pesquisas indicam ingestão de microplásticos por humanos
LEGISLATIVO DE MS
Semana na ALMS terá duas audiências públicas
FESTA
2ª Peixada Dourados News celebra 19 anos do maior jornal online do interior de MS
BRASIL
Investidores internacionais querem evitar dupla tributação com Brasil
MEIO AMBIENTE
Traficante de aves foge da polícia ao ser flagrado tentando furtar filhotes de papagaio
MÚSICA
Batalha de Bandas acontece neste sábado na Capital
ITAPORÃ
Durante ação voltada ao meio-ambiente, maconha é encontrada às margens de rodovia

Mais Lidas

TRÁFICO
Polícia fecha "boca" e prende mulher seis dias após ela sair da prisão
DOURADOS
Em meio a crise do transporte escolar, responsável pela frota é exonerado
FLAGRANTE
Dupla é presa com espingardas e munições dentro de veículo
DOURADOS
Manicure vai atender cliente e tem moto furtada no centro