Menu
Busca quarta, 12 de agosto de 2020
(67) 99659-5905

A convite de Delcídio, Puccinelli expõe no Senado situação de MS

05 dezembro 2012 - 09h39

A convite do presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, Delcídio do Amaral (PT/MS), o governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli participou nesta terça-feira, dia 4 de dezembro, da audiência pública promovida pela CAE para discutir a unificação das alíquotas do ICMS cobrado nas operações interestaduais e o pagamento da dívida dos estados com a União.

“Como o governador está aqui em Brasília participando das articulações para tentar derrubar o veto presidencial a Lei que fixou novos critérios para a distribuição dos royalties do petróleo, achei importante que ele viesse expor ao ministro Guido Mantega e aos membos da CAE as dificuldades que Mato Grosso do Sul passa não só com o pagamento dos juros da dívida, mas também com os possíveis prejuízos que o nosso estado vai sofrer caso as alíquotas do ICMS sejam unificadas, como quer a equipe econômica do governo. O governador André colocou isso muito bem, porque tem os números todos e é muito atento com as contas públicas de Mato Grosso do Sul”, disse Delcídio.

A proposta do governo é unificar as alíquotas do ICMS nas operações interestaduais num percentual de 4 %, o que traria prejuízos a Mato Grosso do Sul e a outros estados que praticam alíquotas de 7 e até 12 %. Pela proposta, a queda na arrecadação seria atenuada pela criação de um fundo de compensação, além de outro fundo de desenvolvimento que faria o papel de incentivador de novos projetos, diminuindo as diferenças regionais. Na audiência da CAE , o governador André propôs a ampliação dos recursos do fundo de compensação para o patamar de R$ 18 bilhões.

“Vamos discutir essa ampliação de recursos com o governo. Mato Grosso do Sul não pode sair perdendo”, afirmou Delcídio.

O presidente da CAE explicou que a audiência pública desta terça-feira foi apenas a primeira de uma série de ações que a Comissão vai promover para buscar soluções que acabem com a guerra fiscal entre os estados.

“Nós hoje começamos a esquentar o motor. Na semana que vem virão aqui os secretários estaduais de Fazenda, juntamente com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, que preside o Confaz (Conselho Nacional de Politica Fazendária). Com isso, o Senado vai avançando nesse debate, para que encontremos uma solução. Não dá pra votar tudo esse ano, mas se a gente avançar bem e votar no Senado uma proposta, usando o primeiro semestre do ano que vem para equalizar as idéias, eu não tenho duvida de que vamos chegar a bom termo, com soluções que contemplem os interesses de Mato Grosso do Sul e da maioria dos estados brasileiros”, acredita o senador.

Segundo Delcídio, André relatou as articulações feitas com outros 18 governadores que estão em Brasília para deflagrar um movimento que visa pressionar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), a colocar em votação no plenário o veto da presidente Dilma Roussef ao projeto-de-lei, aprovado pela Câmara dos Deputados, que estabelece novos critérios para distribuição dos royalties do petróleo. De acordo com André, Sarney teria assumido o compromisso de discutir o assunto com os lideres partidários já nesta quarta-feira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESTADO
Produtividade do milho supera média em quatro regiões e colheita pode acabar no fim de setembro
POLÍCIA
Jovem tem bicicleta roubada no meio da rua no Jardim Santa Maria
EDUCAÇÃO
Por que Português?
POLÍTICA
Governo alerta produtores rurais sobre venda casada no crédito rural
CRIME AMBIENTAL
Polícia autua fazendeiro em R$ 5,5 mil por degradar áreas protegidas
COMBATE
Bolsonaro veta isenção de impostos sobre produtos de enfrentamento a Covid
DEEP CAUGHT
Nova fase de operação contra pornografia infantil tem alvo em Dourados
DOURADOS
Com gritos de "pega ladrão", grupo é flagrado furtando carro no Jardim Paulista
DOURADOS
Assaltante ameaça esfaquear vítima durante roubo e foge levando celular
DOURADOS
Previsão indica volta da chuva após quase 40 dias e possível mínima de 8 graus

Mais Lidas

DOURADOS
Suspeito de atropelar motociclista durante racha na BR-163 se apresenta à polícia
DOURADOS
Amigos vão procurar homem e encontram corpo em avançado estado de decomposição
DOURADOS
Motociclista é atingido por veículo que praticava "racha' e tem fratura exposta
CORGUINHO
Jovem morre após sofrer acidente durante passeio de moto com amigos