Menu
Busca domingo, 25 de fevereiro de 2018
(67) 9860-3221
Clube Indaiá - Janeiro 2018

Direção do Prove apresenta projeto de Pesquisa à Fundect

05 dezembro 2003 - 16h37

A direção do Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária (Prove Pantanal) apresentou projeto de pesquisa à Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul) para um trabalho de avaliação das características físico-químicas e microbiológicas em produtos derivados do leite, oriundos da agroindústria familiar do programa, em função da variação da tecnologia de processamento. O projeto será coordenado pelo gerente de desenvolvimento rural da SDA/Idaterra, Alexandre Luís Giehl, mestre em Agroecossistemas, e pela coordenadora do Prove, Ana Cristina Ajalla, também mestranda em produção vegetal. Participam ainda José Luiz Meira Ribeiro, especialista em ciências e tecnologias de alimentos ; Luiz Eduardo de Rezende Valle, mestre em desenvolvimento local; Sandro Bones, mestrando em agronegócios; Arizoly Mendes, de Nova Andradina, médico veterinário e mestrando em produção e gestão de agroindústrias; Denise de Miranda, de Rio Brilhante, também veterinária e com mestrado em administração rural, e a engenheira de alimentos, Suzana Mascarenhas. Todos funcionários da SDA/Idaterra.Dentro do Programa Prove Pantanal cerca de 90% das unidades processam leite, transformados em queijo, iogurte e doce. Esses produtos sofrem inúmeras variações em função do leite de cada região, que sofre influência da forma de ordenha, controle de qualidade e processamento. Muitas vezes, até o mesmo fabricante apresenta diferenças num mesmo produto em diferentes épocas. Além disso, atualmente a pasteurização do leite é uma exigência legal para a fabricação de queijos, porém não é uma pratica dos agricultores familiares realizarem esse processo. A realização deste projeto pretende maior qualidade aos produtos, garantindo assistência às agroindústrias, com o desenvolvimento de tecnologias adaptadas à realidade local e em acordo com as exigências sanitárias.O projeto propõe o acompanhamento de sete produtores, quatro de queijo e três de iogurte, nos municípios de Mundo Novo, Nova Andradina e Campo Grande. Os produtos serão analisados quanto as suas características, sendo que as análises serão efetuadas no Cepaci, unidade de pesquisa do Idaterra, em Campo Grande. O programa Prove Pantanal tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares, oferecendo possibilidades de aumento na renda, capacitação e profissionalização, sendo um dos principais programas de inclusão social do governo de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL
Igrejas cristãs fecham Santo Sepulcro em protesto contra impostos
O Santo Sepulcro de Jerusalém, o local onde, segundo a tradição, Jesus Cristo foi sepultado, fechou neste domingo (25) por tempo indeterminado por ordem das principais igrejas cristãs
POLÍCIA
PMA prende pescador profissional foragido da justiça por homicídio
PMA prende pescador profissional foragido da justiça por homicídio e com passagem por pesca predatória, lesão corporal e violência doméstica
MS
Com oferta de veículos e equipamentos agrícolas, Governo realizará 1° leilão do ano
NOVA ALVORADA DO SUL
Motorista alcolizado perde controle e colide carro em muro de delegacia
Jovem de 24 anos colidiu o carro que conduzia contra o muro da Delegacia de Polícia Civil, de Nova Alvorada do Sul, distante 120 quilômetros de Campo Grande, por volta das 18h de ontem (24), na Rua Dorivaldo Monteiro Nogueira, no Centro.
CAPITAL
Pichadores detidos pela GM são autuados pela PMA
FAMOSOS
Decotada, Kim Kardashian quase mostra demais
PRAZO
Programa Vencendo o Medo de Dirigir está com inscrições abertas
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran- MS), em parceria com a Clínica Escola de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece o programa Vencendo o Medo de Dirigir, para auxiliar homens e mulheres que possuem medo, nervosismo e insegurança para dirigir.
EDUCAÇÃO
Inscrição para financiamento estudantil em universidade paga termina quarta
REGIÃO
PMA autua pecuarista em R$ 132 mil por desmatamento ilegal
TRÁFICO
Jovem é flagrada com maconha em ônibus

Mais Lidas

WILLIAM DENTE PODRE
Ladrão baleado após atirar contra a polícia morre em hospital
NOVO HORIZONTE
Foragido da Justiça é preso após trocar tiros com policiais em Dourados
DOURADOS
Idoso morre ao ser atropelado na Monte Alegre
FÁTIMA DO SUL
População faz protesto e pedem Justiça no caso Débora