Menu
Busca terça, 07 de julho de 2020
(67) 99659-5905

Deputado pede unificação de cadastro dos rebanhos do Estado

02 agosto 2006 - 13h52

Na sessão de hoje, o deputado estadual Humberto Teixeira (PDT) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa solicitando que seja feita com urgência a unificação do cadastro de rebanhos bovinos e bubalinos de Mato Grosso do Sul ficando instituído o cadastro único com a orientação e acompanhamento pela Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro).
Conforme explicou Humberto Teixeira, os pecuaristas possuem atualmente dois cadastros de estoque de seus animais sendo um na Secretaria de Fazenda e outro na Iagro, entretanto as informações não coincidem, já que a Secretaria de Fazenda colhe suas informações através da Declaração Anual do Produtor (DAP) e a Iagro, durante os períodos de vacinação que ocorrem a cada quadrimestre.
“O que estamos propondo é que a Iagro fique com o controle destes dados, pois assim não teremos informações diferentes em cada cadastro e poderemos ter uma radiografia fiel dos campos de Mato Grosso do Sul”, comentou o parlamentar.
Segundo o deputado, o Governo do Estado teve boa vontade ao permitir o ajuste de rebanho baseado na lei nº 3.158 de 27 de dezembro de 2005, sem penalidade ao produtor rural pelas diferenças encontradas, entretanto, é necessário avançar ainda mais e encontrar meios para modernizar as ações do governo.
Humberto Teixeira está sugerindo que até 30 de novembro seja instituído o Cadastro Único do Rebanho Bovino e Bubalino sob a orientação e acompanhamento da Iagro. O parlamentar destaca que esta mudança deverá ser feita sem acarretar qualquer penalidade aos produtores que ainda necessitem de ajuste entre o DAP e o rebanho existente.
“Além de simplificar e atender um grande sonho dos pecuaristas, o governo terá maior segurança no controle da saúde animal e assim, poderá efetuar ações de combate a doenças que tantos prejuízos causam à economia do Estado”, finalizou Humberto ressaltando que os dois órgãos já estão estudando os meios para efetuar a unificação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORUMBÁ
Empresa de alimentos é condenada por erro em emissão de nota fiscal
ECONOMIA
Em recuperação, faturamento da indústria cresce 11,4% em maio
MATERNIDADE
HU orienta sobre exame no recém-nascido durante o período de pandemia
ECONOMIA
Saldo da balança comercial de MS no 1º semestre cresce 28,27% e chega a US$ 1,99 bilhão
DOURADOS
MPF e MPT recomendam que hospital acelere abertura de novos leitos de UTI
RIO DE JANEIRO
Helicóptero de pequeno porte cai na Baía de Guanabara
PARANAÍBA
Carro furtado é recuperado abandonado em avenida
POLÍCIA
Homem é executado com cinco tiros em comércio de Coxim
NIOAQUE
Motorista bêbado é preso após tentar fugir de abordagem policial
ECONOMIA
Dólar fecha em alta nesta segunda-feira e vai a R$ 5,35

Mais Lidas

DOURADOS
Antes do crime, homem que matou secretário havia sido demitido por não usar máscara
DOURADOS
Acusado de matar secretário em Dourados acaba preso em barreira sanitária
DOURADOS
Carro que atingiu ciclista pega fogo após bater em árvore ao lado de Avenida
DOURADOS
Adolescente pilota moto embriagado e tio morre após queda na Coronel Ponciano