Menu
Busca quarta, 27 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Deputado pede unificação de cadastro dos rebanhos do Estado

02 agosto 2006 - 13h52

Na sessão de hoje, o deputado estadual Humberto Teixeira (PDT) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa solicitando que seja feita com urgência a unificação do cadastro de rebanhos bovinos e bubalinos de Mato Grosso do Sul ficando instituído o cadastro único com a orientação e acompanhamento pela Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro).
Conforme explicou Humberto Teixeira, os pecuaristas possuem atualmente dois cadastros de estoque de seus animais sendo um na Secretaria de Fazenda e outro na Iagro, entretanto as informações não coincidem, já que a Secretaria de Fazenda colhe suas informações através da Declaração Anual do Produtor (DAP) e a Iagro, durante os períodos de vacinação que ocorrem a cada quadrimestre.
“O que estamos propondo é que a Iagro fique com o controle destes dados, pois assim não teremos informações diferentes em cada cadastro e poderemos ter uma radiografia fiel dos campos de Mato Grosso do Sul”, comentou o parlamentar.
Segundo o deputado, o Governo do Estado teve boa vontade ao permitir o ajuste de rebanho baseado na lei nº 3.158 de 27 de dezembro de 2005, sem penalidade ao produtor rural pelas diferenças encontradas, entretanto, é necessário avançar ainda mais e encontrar meios para modernizar as ações do governo.
Humberto Teixeira está sugerindo que até 30 de novembro seja instituído o Cadastro Único do Rebanho Bovino e Bubalino sob a orientação e acompanhamento da Iagro. O parlamentar destaca que esta mudança deverá ser feita sem acarretar qualquer penalidade aos produtores que ainda necessitem de ajuste entre o DAP e o rebanho existente.
“Além de simplificar e atender um grande sonho dos pecuaristas, o governo terá maior segurança no controle da saúde animal e assim, poderá efetuar ações de combate a doenças que tantos prejuízos causam à economia do Estado”, finalizou Humberto ressaltando que os dois órgãos já estão estudando os meios para efetuar a unificação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Homem é encontrado na rua, vai para CTI e morre sem identificação
POLÍCIA
Golpes a beneficiários do auxílio emergencial continuam em Dourados
BRASIL
PGR pede suspensão de inquérito que apura divulgação de fake news
CAMPO GRANDE
Polícia procura por segundo envolvido em assalto a delegado
CARTÃO DE CRÉDITO
Polícia alerta para golpe aplicado em idosos em Dourados
JUSTIÇA
Corretor deve devolver sinal dado em negócio não concretizado
POLÍCIA
Garota de programa que levaria droga para capital é presa na MS-164
DOURADOS
Após brigar com a ex e decidir dormir na rua, homem é assaltado e agredido
TRANSPORTE AÉREO
Dourados vai continuar sem voos comerciais por mais um mês
ECONOMIA
Dólar fecha em queda e cai abaixo de R$ 5,30

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura estende toque de recolher em 2h em Dourados
PANDEMIA
Dourados tem mais de 150 casos de Covid-19 e secretário diz ser assustadora a crescente na região
PANDEMIA
Dourados investiga morte com suspeita do novo coronavírus
DOURADOS
Empresários cobram de Délia prova científica para justificar toque de recolher