Menu
Busca quinta, 26 de abril de 2018
(67) 9860-3221
GOVERNO PRESENTE MS

Delcídio leva reitores em busca de recursos para UEMS e UFGD

29 novembro 2012 - 11h57

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) acompanhou os reitores da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fábio Edir, e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Damião Duque de Farias, em uma audiência com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, para pedir recursos destinados a ampliar a infraestrutura das duas instituições. O deputado federal Antonio Carlos Biffi também participou do encontro.

“A conversa foi bastante produtiva”, avalia Delcídio. Conseguimos alinhavar investimentos em infraestrutura, absolutamente fundamentais. O reitor Fabio entregou a Mercadante uma relação de obras importantes além de um pedido de aquisição de equipamentos. Já o reitor Damião apresentou o projeto de um instituto tecnológico em Dourados, focando a construção de laboratórios. Na mesma hora, o ministro determinou que integrantes do corpo técnico do MEC se reunissem com os dois reitores para analisar as propostas e estudar a possibilidade de atendê-las. Vamos acompanhar tudo isso de perto e continuar fazendo gestões para que a UEMS e a UFGD sejam atendidas”, disse.

A UEMS levou ao MEC 18 subprojetos para atender as necessidades da universidade em 15 municípios, a um custo previsto de R$ 13 milhões . São investimentos em ensino, pesquisa e extensão , entre eles a construção de um anfiteatro em Dourados, além de laboratórios e salas de aulas nas unidades de Dourados, Aquidauana, Paranaíba, Jardim e Naviraí. A Universidade Estadual quer também reformar os núcleos de práticas jurídicas e construir um centro de processamento digital que atenderá toda a instituição.

O projeto do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas da UFGD prevê a construção de uma unidade tecnológica e profissionalizante voltada para a difusão de conhecimentos práticos na área de serviços técnicos e para a transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processos produtivos.

Sua estrutura de pesquisa, desenvolvimento e ensino, com base em laboratórios e oficinas, estará orientada para a inovação de materiais e tecnologias e a capacitação de pessoas para o trabalho. Ele será formado por três setores: o Núcleo de Pesquisas de Elementos da Natureza, o de Pesquisa e Caracterização Estrutural de Substâncias Orgânicas e o Núcleo de Avaliação e Desenvolvimento de Tecnologia e Produtos. O projeto prevê a implantação no Campus da UFGD, onde também está a UEMS, com investimento de R$ 3,5 milhões somente na construção do prédio. A idéia a é colocá-lo em funcionamento em 2014.


Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASILEIRÃO SÉRIE D
Novo enfrenta o Sinop domingo buscando primeira vitória
ORDEM DO DIA
Mês Abril Verde dedicado à segurança do trabalho é aprovado na Assembléia
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Délia autoriza licitação para três obras na área em Dourados
INOVAÇÃO
Dia da Propriedade Intelectual destaca papel das mulheres
CÃES FAREJADORES
Mulher é presa com 22 quilos de skunk em rodovia do MS
EM ALTA
Juro do cartão de crédito e do cheque especial sobe em março
PENALIDADES
Prazo para enviar o IRPF 2018 termina em 4 dias
GUARDA MUNICIPAL
Violência contra a mulher é tema de palestra em curso
PROCON ESTADUAL
Supermercado reincidente é flagrado com irregularidades e tem multa ampliada
PUNIÇÃO
Aprovada cassação de CNPJ de empresas que usam trabalho escravo

Mais Lidas

DOURADOS
Dono de barracão diz ter comprado reciclados sem saber de maconha
DOURADOS
Bombeiros encontram veículo incendiado durante treinamento próximo a pedreira
VIOLÊNCIA
Idoso é preso suspeito de estuprar menina de 9 anos
FRONTEIRA
FAB aborda e força pouso de avião suspeito de tráfico em MS