quinta, 28 de março de 2024
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Delcídio leva reitores em busca de recursos para UEMS e UFGD

29 novembro 2012 - 11h57

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) acompanhou os reitores da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fábio Edir, e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Damião Duque de Farias, em uma audiência com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, para pedir recursos destinados a ampliar a infraestrutura das duas instituições. O deputado federal Antonio Carlos Biffi também participou do encontro.

“A conversa foi bastante produtiva”, avalia Delcídio. Conseguimos alinhavar investimentos em infraestrutura, absolutamente fundamentais. O reitor Fabio entregou a Mercadante uma relação de obras importantes além de um pedido de aquisição de equipamentos. Já o reitor Damião apresentou o projeto de um instituto tecnológico em Dourados, focando a construção de laboratórios. Na mesma hora, o ministro determinou que integrantes do corpo técnico do MEC se reunissem com os dois reitores para analisar as propostas e estudar a possibilidade de atendê-las. Vamos acompanhar tudo isso de perto e continuar fazendo gestões para que a UEMS e a UFGD sejam atendidas”, disse.

A UEMS levou ao MEC 18 subprojetos para atender as necessidades da universidade em 15 municípios, a um custo previsto de R$ 13 milhões . São investimentos em ensino, pesquisa e extensão , entre eles a construção de um anfiteatro em Dourados, além de laboratórios e salas de aulas nas unidades de Dourados, Aquidauana, Paranaíba, Jardim e Naviraí. A Universidade Estadual quer também reformar os núcleos de práticas jurídicas e construir um centro de processamento digital que atenderá toda a instituição.

O projeto do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas da UFGD prevê a construção de uma unidade tecnológica e profissionalizante voltada para a difusão de conhecimentos práticos na área de serviços técnicos e para a transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processos produtivos.

Sua estrutura de pesquisa, desenvolvimento e ensino, com base em laboratórios e oficinas, estará orientada para a inovação de materiais e tecnologias e a capacitação de pessoas para o trabalho. Ele será formado por três setores: o Núcleo de Pesquisas de Elementos da Natureza, o de Pesquisa e Caracterização Estrutural de Substâncias Orgânicas e o Núcleo de Avaliação e Desenvolvimento de Tecnologia e Produtos. O projeto prevê a implantação no Campus da UFGD, onde também está a UEMS, com investimento de R$ 3,5 milhões somente na construção do prédio. A idéia a é colocá-lo em funcionamento em 2014.


Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo