Menu
Busca segunda, 10 de agosto de 2020
(67) 99659-5905

Curso de História da UFGD tem conceituação máxima do Inep?

10 dezembro 2009 - 10h04


O curso de História da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) recebeu conceituação máxima do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, que divulgou, no segundo semestre, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)/ Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)/Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o CPC contínuo de 2008 dos cursos de graduação da universidade.
Dos sete cursos avaliados, o curso de História recebeu conceituação máxima de 5 pontos dentro do CPC,  que leva em consideração a formação dos alunos, IDD, dados sobre o corpo docente, infraestrutura e as práticas pedagógicas da instituição. Outros cinco receberam conceito 4 (Biologia, Geografia, Letras, Pedagogia e Sistemas de Informação).


Já no ENADE, que mede a formação do universitário em fase de concluir seu curso, a UFGD teve três cursos com conceito 4 (Biologia, História e Pedagogia), considerado acima da média, já que no país uma em cada três graduações avaliadas teve nota ruim (conceitos 1 e 2), considerados desempenhos insatisfatórios.
No IDD, quatro cursos da UFGD também obtiveram resultados acima da média, com conceituação 4, foram eles: Geografia, História, Letras e Pedagogia. E, dentro da avaliação dos três índices, dois cursos da UFGD se destacam com CPC contínuo (que varia de 0 a 500): o curso de História, que obteve 400 pontos, e o curso de Pedagogia, com 377 pontos.


O coordenador do curso de História da UFGD, Prof. Dr. Eliazar João da Silva, afirmou que o ótimo resultado obtido está necessariamente relacionado à dedicação e aos esforços de todos os professores, técnicos administrativos e acadêmicos. “Os próprios instrumentos de avaliação do ENADE apresentam como indicadores de eficiência, a qualidade e o comprometimento de todos para o desejável nível de ensino nas universidades brasileiras”, ressalta.
Ainda dentro da FCH, a UFGD oferece outros três cursos de graduação: o de Geografia, Ciências Sociais e Psicologia. Todos esses cursos estão sendo oferecidos pela UFGD no Vestibular 2010. As inscrições estão abertas até o dia 18 de dezembro, com provas a serem realizadas em 17 de janeiro.

Mais informações do Vestibular 2010 da UFGD pelo telefone: 67-3427-2587.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPEONATO BRASILEIRO
Santos sai na frente, mas vê Bragantino empatar nos acréscimos
TRÁFICO DE DROGAS
Após perseguição, polícia apreende 300 quilos de maconha
INTERNACIONAL
Polícia entra em confronto com manifestantes em Beirute
CULTURA
Mostra traz 98 filmes de 24 países sobre questões ambientais e sociais
CORONAVÍRUS
Itália tem 463 novos casos de Covid-19 e duas mortes em 24 horas
OPINIÃO
Autossuficiência que almejamos
PANDEMIA
Brasil registra 3 milhões de casos de coronavírus e 101 mil mortes
BRASILEIRÃO
Flamengo é derrotado pelo Atlético-MG com gol contra de Filipe Luís
FUTEBOL
STJD aceita pedido do Goiás e partida contra o São Paulo é adiada
INTERNACIONAL
Doadores prometem ajuda humanitária “importante” ao Líbano

Mais Lidas

DOURADOS
Homicídio ocorreu após madrugada de farra e confusões na Jaguapiru
PANDEMIA
Paciente internado em Dourados morre de coronavírus
DOURADOS
Equipe do Samu se desloca para atender vítima de facadas em bairro
PANDEMIA
Cerca de 90% douradenses diagnosticados com Covid estão recuperados