Menu
Busca sábado, 07 de dezembro de 2019
(67) 9860-3221

Curso de História da UFGD tem conceituação máxima do Inep?

10 dezembro 2009 - 10h04


O curso de História da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) recebeu conceituação máxima do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, que divulgou, no segundo semestre, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)/ Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)/Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o CPC contínuo de 2008 dos cursos de graduação da universidade.
Dos sete cursos avaliados, o curso de História recebeu conceituação máxima de 5 pontos dentro do CPC,  que leva em consideração a formação dos alunos, IDD, dados sobre o corpo docente, infraestrutura e as práticas pedagógicas da instituição. Outros cinco receberam conceito 4 (Biologia, Geografia, Letras, Pedagogia e Sistemas de Informação).


Já no ENADE, que mede a formação do universitário em fase de concluir seu curso, a UFGD teve três cursos com conceito 4 (Biologia, História e Pedagogia), considerado acima da média, já que no país uma em cada três graduações avaliadas teve nota ruim (conceitos 1 e 2), considerados desempenhos insatisfatórios.
No IDD, quatro cursos da UFGD também obtiveram resultados acima da média, com conceituação 4, foram eles: Geografia, História, Letras e Pedagogia. E, dentro da avaliação dos três índices, dois cursos da UFGD se destacam com CPC contínuo (que varia de 0 a 500): o curso de História, que obteve 400 pontos, e o curso de Pedagogia, com 377 pontos.


O coordenador do curso de História da UFGD, Prof. Dr. Eliazar João da Silva, afirmou que o ótimo resultado obtido está necessariamente relacionado à dedicação e aos esforços de todos os professores, técnicos administrativos e acadêmicos. “Os próprios instrumentos de avaliação do ENADE apresentam como indicadores de eficiência, a qualidade e o comprometimento de todos para o desejável nível de ensino nas universidades brasileiras”, ressalta.
Ainda dentro da FCH, a UFGD oferece outros três cursos de graduação: o de Geografia, Ciências Sociais e Psicologia. Todos esses cursos estão sendo oferecidos pela UFGD no Vestibular 2010. As inscrições estão abertas até o dia 18 de dezembro, com provas a serem realizadas em 17 de janeiro.

Mais informações do Vestibular 2010 da UFGD pelo telefone: 67-3427-2587.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS
Traficante abandona carro após perder o controle de direção e sair da pista
RESSOCIALIZAÇÃO
Em Dourados, presos confeccionam e barateiam custo de uniforme escolar para cidade de MS
FUTEBOL
Sem jogo no sábado, Brasileirão define último rebaixado amanhã
CINEMA GRATUITO
Cineclube exibe canadense '1984' neste sábado
JARDIM
Comerciante é preso após balear suspeito de furtar seu estabelecimento
CAARAPÓ
Inscrições para concurso com salários de até R$ 9.172 terminam dia 09
REENCONTRO
Sandy & Junior teve segunda maior bilheteria por show em 2019
TRAGÉDIA
Corpo de trigêmea afogada no Rio Paraná é encontrado em Guaíra
OPORTUNIDADE
Detran/MS leiloa material ferroso e quase 800 veículos em dezembro
CÚPULA DO CLIMA
Embaixada da Alemanha contradiz Salles sobre Fundo Amazônia

Mais Lidas

DOURADOS
Flagrado com ‘arma do amigo’ é preso e ninguém paga fiança de R$ 2 mil
DOURADOS
Polícia encontra armas, prende seis e desarticula plano para roubar caminhões
INFORME PUBLICITÁRIO
Mega-promoção de inauguração Magvida; 48h de descontos imperdíveis
DOURADOS
Agente penitenciário morre em violento acidente na Perimetral Norte